Afinal, o que acontece se você usar produtos para cabelo liso no cabelo cacheado?

Que cabelo não é tudo igual, isso a gente já sabe. Mas será que as características de cada tipo de fio também interferem na hora de tratar as madeixas? A resposta é simples: é claro que sim! De acordo com dermatologistas especializados na saúde do couro cabeludo, já a partir dos 4 anos de idade é indicado que a criança use produtos desenvolvidos para seu tipo de cabelo.

Apesar disso, muitas pessoas passam a vida toda utilizando cosméticos inadequados para o próprio cabelo. Por falta de conhecimento, não é raro ver mulheres usando produtos para cabelos lisos em cabelos cacheados e vice-versa. Algumas, inclusive, acreditam que o produto para cabelo cacheado é capaz de cachear o fio liso e o produto para o cabelo liso é capaz de alisar o fio com curvatura – mas é claro que tudo isso não passa de um mito.

Mas, afinal, o que acontece quando você usa um produto desenvolvido para fios lisos em cabelos tipo 3 e 4ABC? Descubra abaixo quais efeitos o uso indevido de shampoos, condicionadores e máscaras pode gerar nas suas madeixas.

O shampoo para cabelo liso pode ressecar os cachos

A maioria dos produtos para cabelos lisos naturais possuem ativos de limpeza profunda porque esse tipo de fio costuma ser fino e bastante oleoso. Cabelos com curvatura, por outro lado, tem características totalmente opostas: eles são bastante ressecados devido ao formato em espiral, a oleosidade natural da raiz não “viaja” facilmente pelo comprimento.

Dessa forma, ao usar um shampoo para cabelo liso no cabelo cacheado, você estará contribuindo para que ele fique ainda mais seco, já que vai passar por uma limpeza profunda que remove a (pouca) oleosidade do couro cabeludo. Não à toa, há ainda quem prefira condicionar os fios cacheados e crespos antes de lavá-los.

A técnica de co-wash é perfeita para as cacheadas e crespas e pode ser feita usando um produto específico para esse finalidade, como o Creme Multifuncional Multy. Além disso, quem tem o cabelo tipo 3 e 4 ABC deve dar preferência para shampoos e condicionadores liberados, que não contém agentes de limpeza profunda em suas fórmulas.

As máscaras de hidratação para cabelo liso não reparam os danos dos cachos

Sim, quem tem o cabelo liso também precisa ser hidratado e nutrido, mas em uma dosagem bem menor do que nos fios com curvatura. Justamente por serem mais ressecados, os produtos para cabelos cacheados costumam carregar óleos em suas fórmulas, ingrediente do qual as lisas passam longe!

Sendo assim, as máscaras de hidratação desenvolvidas para fios lisos costumam ter fórmulas mais leves que até podem hidratar um pouco as madeixas cacheadas, mas que nunca vão reparar por completo os danos do ressecamento. Para isso, é preciso apostar no tratamento de umectação, que é o queridinho de muitas cacheadas.

A umectação é perfeita para nutrir os fios e deve ser feita com um óleo vegetal, como o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puríssimo da Salon Line, que tem como objetivo proteger os fios, reter a umidade, reduzir o frizz e as pontas duplas, eliminar a aspereza dos cabelos e conceder brilho – ou seja, tudo aquilo que o cabelo cacheado precisa.

E agora que você já sabe o que acontece se você usar um produto para cabelo liso no cabelo cacheado, aproveite para conhecer mais sobre os tipos de cabelo cacheado e entenda quais os cuidados necessários para cada curvatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos