Entenda o que o PH do cabelo interfere na saúde do seu fio

PH do cabelo

“PH do cabelo isso, aquilo…” muito se ouve falar sobre este assunto em termos de saúde capilar, mas será que você realmente sabe do que se trata? Continue lendo para descobrir informações valiosas para deixar as suas madeixas ainda mais lindas e saudáveis.

O que é PH do cabelo e sua importância

Para começar, PH é uma sigla para Potencial de Hidrogênio e é ele que mede se um determinado composto é ácido, neutro ou alcalino. Quando o composto em questão é o nosso fio de cabelo, essas nomenclaturas querem dizer três coisas, que fazem a total diferença na vida das nossas madeixas. Confira abaixo o significado delas!

Tipos de PH do cabelo

-PH ácido: vai de 1 a 6,9 na tabela de medida. Entretanto, um cabelo saudável deve estar na média de 4,5 e 5,5. Isso significa que esse cabelo está no grau de acidez adequado.

-PH neutro: indicação igual a 7, não é ácido e nem alcalino.

-PH alcalino: vai de 7,1 a 14 e não é um bom sinal. Quer dizer que o cabelo está danificado e poroso. Ou seja, um cabelo alcalino apresenta escamas abertas, com textura áspera e fragilizada. Além disso, por estarem abertas, essas escamas deixam o fio mais vulnerável a ações externas e também apresentam maior dificuldade em reter líquidos e nutrientes.

Identifique o PH do cabelo

A textura e condições do seu cabelo é que vão entregar o nível de PH do seu fio. Observe se eles estão saudáveis, brilhantes, com aspecto selado e macio. Se sim, a sua cabeleira está com o nível de acidez apropriado. Porém, caso o fio esteja frágil, quebradiço, ressecado ou muito elástico, certamente ele está alcalino e precisa de cuidados urgentemente. Uma das característica do cabelo alcalino é a porosidade, geralmente, os cabelos porosos são aqueles mais danificados. Para descobrir se esse é o seu caso, faça um teste de porosidade. Se o resultado for positivo, é muito provável que o seu cabelo esteja alcalino mesmo.

Saiba como equilibrar o PH do cabelo

Não precisa se desesperar ao descobrir que o cabelo está alcalino, ok!? Há maneiras de reverter essa situação!

Acidificante caseiro

Uma das formas mais rápidas de recuperar um cabelo alcalino é justamente dando mais acidez ao cabelo. Para isso você deverá colocar em um recipiente 3 partes de condicionador com uma de vinagre de maçã e misturar muito bem. Após lavar o cabelo com shampoo e enxaguar, aplique a mistura e aguarde alguns minutos para que faça efeito. Use uma máscara de hidratação na sequência, aguarde novamente e enxágue. Por fim, aplique condicionador puro, espere o tempo indicado e enxágue novamente. Você já vai sentir diferença na mesma hora.

Crie um cronograma capilar

Depois de acidificar o cabelo, os cuidados não podem parar. Por este motivo é muito importante que você continue com outros tratamentos e, posteriormente, mantenha o cabelo saudável. Para isso, siga um cronograma capilar completo com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução que irão proporcionar toda a umidade, nutrientes e massa capilar necessários para a saúde do fio.

E aí, o PH do cabelo já não é mais um mistério para você, não é mesmo!? Então bora cuidar das madeixas com carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia