Como descobrir a porosidade do seu cabelo

Você já ouviu falar de porosidade capilar? Ela é um fator muito importante relacionado à saúde dos fios e pode ser a resposta para o aspecto que o seu cabelo tem hoje.

Conhecer o nível de porosidade do seu cabelo é determinante para entender o quanto suas madeixas podem estar danificadas, se precisam de hidratação ou se estão saudáveis.

Veja aqui como descobrir a sua porosidade capilar – e como cuidar dos fios de acordo com as reais necessidades!

O que é porosidade capilar?

Em resumo, a porosidade é o que determina o quanto o seu cabelo pode reter e absorver a umidade e outros nutrientes. Ou seja, ela é uma característica da fibra capilar, que indica a capacidade de absorção de água e tudo o que seu cabelo precisa.

A porosidade capilar pode ter diversas origens e apresentar 3 diferentes níveis: baixa, normal e alta. Cabelos de baixa porosidade têm cutículas bem próximas umas das outras, já cabelos de porosidade normal têm cutículas ligeiramente menos unidas e os de alta porosidade têm as cutículas mais espalhadas.

O que causa porosidade capilar?

O nível de porosidade pode estar ligado a diversas causas, como alta exposição solar ou excessivos procedimentos capilares sem proteção.

Químicas como alisamento, tingimento, descoloração, além dos fatores naturais, como sol, vento e água do mar, alteram o pH do cabelo, resultando na abertura da cutícula capilar, o que aumenta a porosidade dos fios.

Fios porosos
Descubra se você tem fios porosos

Como descobrir a sua porosidade em casa

Determinar o nível de porosidade do seu cabelo é muito importante para que você possa escolher o tratamento capilar correto. E o teste de porosidade vai te ajudar nesse diagnóstico!

Ele é bem simples e você só vai precisar de um copo com água filtrada e um fio do seu cabelo. Após colocar o fio no copo e esperar 10 minutos, você vai observar como ele reage. São três possíveis comportamentos que vão apontar a sua porosidade capilar:

  • Se o fio de cabelo boiar, ele tem baixa porosidade.
  • Se o fio de cabelo afundar lentamente, ele tem porosidade normal.
  • Se o fio de cabelo afundar imediatamente, ele tem alta porosidade.

Como cuidar do cabelo de acordo com a porosidade?

Agora que você já sabe a porosidade do seu cabelo, como cuidar corretamente dele? Vem desvendar esse mistério!

Cabelo com baixa porosidade

Fios com baixa porosidade estão, tecnicamente, saudáveis. Porém, esse nível de porosidade indica que seu cabelo não está sendo hidratado corretamente.
Suas cutículas capilares estão intactas, mas um pouco secas e emaranhadas pela falta de hidratação. Por isso, para alcançar a saúde ideal das madeixas, aposte na hidratação.

Com máscaras bem hidratantes, faça essa etapa de uma a duas vezes por semana. Lave bem o cabelo com água de morna a fria e shampoo, retire o excesso de água e aplique a máscara por todo o comprimento até as pontas. Deixe agir pelo tempo indicado – no caso da Máscara S.O.S Hidratação Turbinada são só 3 minutos! – e enxágue.

Cabelo com porosidade normal

Fios com porosidade normal são os mais fáceis de cuidar, porque têm as cutículas mais soltas e a umidade penetra facilmente. Mas nem por isso você deve diminuir os cuidados!

Para esse tipo de porosidade, você pode apostar na nutrição uma vez por semana e os óleos vegetais podem ser os seus aliados.

Você pode nutrir as madeixas fazendo uma umectação capilar antes do banho ou durante a noite. Antes de lavar, aplique o Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo nos fios, deixe agir por 30 minutos e faça a lavagem normalmente. Já se você quiser aproveitar ainda mais o poder dos óleos, pode deixar agindo durante toda a noite e lavar apenas no dia seguinte.

Cabelo com alta porosidade

Fios com alta porosidade merecem bastante atenção! Geralmente com grande ressecamento, frizz e quebra, nesse nível de porosidade as cutículas estão salientes e bem abertas.

Para quem tem fios porosos assim, não adianta ficar hidratando (inserindo água/umidade), porque o cabelo não retém. Então, a sua aposta é a reconstrução com produtos com queratina, por exemplo.

Uma vez por semana ou quinzenalmente, lave os cabelos com o shampoo de sua preferência, retire o excesso de água e aplique a Máscara de Hidratação Bio-reconstrução Fortalecedora do comprimento até as pontas. Aguarde 3 minutos e enxágue.

Sem dúvida, saber sobre porosidade capilar é fundamental para uma rotina eficiente de cuidados com o cabelo. Faça o teste do copo e trate seu cabelo de maneira correta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos