Pré-shampoo: Como usar, passo a passo e antes e depois

Quando pensamos nos produtinhos que estrelam a hora do banho, lembramo do shampoo, do condicionador e da máscara de hidratação. Mas existe um quarto item que talvez você ainda não conheça: o pré-shampoo. Já ouviu falar nele? Se a resposta é “não”, sem problemas! O pré-shampoo é relativamente novo no portfólio de produtos capilares, porque […]

Mulher secando o cabelo com uma toalha

Quando pensamos nos produtinhos que estrelam a hora do banho, lembramo do shampoo, do condicionador e da máscara de hidratação. Mas existe um quarto item que talvez você ainda não conheça: o pré-shampoo. Já ouviu falar nele?
Se a resposta é “não”, sem problemas! O pré-shampoo é relativamente novo no portfólio de produtos capilares, porque muita gente ainda não foi apresentada a ele. A boa notícia é que vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o pré-shampoo a seguir!

O que é pré-shampoo

Como o nome entrega, o pré-shampoo é um produto capilar que deve ser aplicado antes do shampoo. Ele pode ser encontrado em forma de creme ou líquido. Talvez você esteja pensando “mas por que aplicar um outro produto antes do shampoo?” e existem duas respostas para isso: proteger e limpar profundamente.

Limpeza profunda e proteção

Existem dois tipos de pré-shampoo atualmente, os que promovem uma microesfoliação para facilitar a limpeza, e os que criam uma camada de proteção extra contra os agentes do shampoo tradicional.

O primeiro foi pensado para abrir mais as cutículas capilares, de forma que o shampoo possa limpar os fios mais profundamente, e desprender resíduos que possam ter ficado presos no couro cabeludo. Além de limpar, ele ajuda a deixar os fios leves e manter o couro cabeludo livre de impurezas e oleosidade.

Já o pré-shampoo com função de proteção, nutre e sela as cutículas capilares, evitando que os elementos agressivos o danifiquem. Com isso, o cabelo tende a se tornar mais forte e saudável. É uma excelente opção para as donas de cabelos cacheados e crespos, que costumam ser mais sensíveis e podem ser bastante beneficiados por uma camada de proteção extra.

Como usar o pré-shampoo corretamente

Mulher lavando o cabelo durante o banho

Que o pré-shampoo foi feito para ser usado antes da lavagem você já sabe, mas ele exige alguns cuidados na sua aplicação. É sempre bom seguir a orientação da embalagem. Porém, em geral, os produtos em creme podem ser aplicados cerca de 10 minutos antes do banho.

Basta aplicar o produto em toda a extensão dos fios, deixar o tempo indicado e lavar normalmente em seguida. Uma boa opção de pré-shampoo protetor e nutritivo é o creme Multy da Salon Line.

Já o pré-shampoo com textura líquida ou oleosa pode ser usado nos fios e permanecer nos cabelos por algumas horas, como se você estivesse fazendo uma umectação. Aliás, assim como com a umectação, muitos pré-shampoos indicam que você pode até dormir com o produto nos cabelos e lavá-los pela manhã.

Cuidados ao usar o pré-shampoo

O pré-shampoo é um produto incrível e que pode fazer a diferença na aparência e saúde dos cabelos. Contudo, não é indicado que seu uso seja diário. O excesso do produto pode sobrecarregar os cabelos e causar o efeito contrário: fios frágeis, opacos e quebradiços. O ideal é utilizá-lo a cada 10 ou 15 dias, ou conforme indicado na embalagem do produto.

Como fazer um pré-shampoo caseiro

Coco partido; coco ralado em uma colher e dois potes de creme de coco
Além dos produtos disponíveis no mercado, você também pode fazer seu próprio pré-shampoo.
Se a intenção for proteger os fios, algumas colheradas de óleo de coco aquecidos no micro-ondas podem servir como um excelente pré-shampoo protetor. Se quiser esfoliá-los, você pode misturar 3 partes de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal da sua preferência) com 1 parte de açúcar cristal.
Depois é só aplicar o seu pré-shampoo caseiro, deixá-lo agir alguns minutos e lavar normalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia