Redemoinho no cabelo? Veja 7 dicas incríveis para lidar com ele

Redemoinho no cabelo

Quem tem redemoinho no cabelo sabe: é uma característica bem irritante. Isso porque eles aparecem nos lugares mais inoportunos e ficam lá, levantados, não importa o que você faça. Mas não se preocupe porque sabemos muito bem como é isso e vamos dar 7 diquinhas poderosas para você aprender a lidar com o seu redemoinho. Se liga só!

Por que temos redemoinhos no cabelo?

Os redemoinhos são uma característica genética em que se forma uma rotação capilar e algumas mechas de cabelo nascem em direções opostas ao crescimento de todos os outros fios. O resultado é aquele aspecto de “topete” levantado que não fica alinhado junto com o resto do cabelo. Os redemoinhos geralmente aparecem no centro da cabeça, na nuca e também na parte da frente, inclusive tornando mais difícil a vida de quem ama franjas curtas.

Como tirar o redemoinho nos fios?

Infelizmente não é possível tirar ou acabar de vez com os redemoinhos, pois, como dissemos, se trata de uma herança genética, que já nasce com você. Em outras palavras, não dá para mudar a posição que o seu fio nasce, entende? Entretanto, é possível, sim, disfarçar esse efeito levantado do redemoinho e deixá-lo alinhado junto aos outros fios de cabelo.

Veja dicas para disfarçar os redemoinhos nos fios

1- Encontre o corte ideal

Converse com o seu cabeleireiro e conte sobre o seu redemoinho para que ele possa encontrar o melhor corte para acompanhar o caimento natural dos seus fios. Afinal, a maneira como você corta, seja mais curto, mais comprido, as camadas que você faz, tudo isso influencia em como aqueles fios do redemoinho irão se comportar. Falaremos sobre cortes mais a frente.

2- O secador pode salvar o seu look

Sim, o secador é capaz de modelar os fios de maneira a disfarçar o formato do redemoinho. Entretanto, há alguns truques ao usá-lo que pode facilitar. O primeiro é modelar a região do redemoinho assim que sair do banho, especialmente se ele for na franja. Isso porque conforme o fio começa a secar, os fios do redemoinho já começam a se fixar na direção que eles “querem” e dificilmente você vai conseguir modelar depois de seco, mesmo com o secador. Caso tenha perdido o timing de secar rapidamente depois do banho ou acordou com o redemoinho bagunçado e não quer lavar o cabelo, basta usar um borrifador para umedecer a região antes de modelar com o secador. Outra dica na hora do secador é usar uma escova redonda e grossa para alinhar o redemoinho. Enrole a mecha na escova, coloque o dedo polegar por baixo da mecha e segure o secador de cima para baixo paralelo à mecha e a escova, esticando-a para que os fios fiquem com o aspecto liso e alinhado. Tente também modelar para os dois lados e depois para baixo, para ajudar os fios a se livrarem do vício na posição do redemoinho. No caso das cacheadas e crespas, o recomendado é o uso do difusor para secar a mecha e depois tentar ao máximo pentear a mecha para o lado que você deseja, usando as mãos mesmo. Tente não desfazer os cachos.

3- Use a chapinha corretamente (lisas)

Também tem um truque para usar a chapinha. Passe-a sempre suavemente na mecha, por várias vezes, e nunca modelando completamente reto, dê sempre uma leve curvada na ponta para que o cabelo não perca o aspecto natural.

4- Invista em produtos para modelar e fixar

Aqui você pode usar uma pomada mate antes de modelar com o secador ou mesmo um spray fixador depois de finalizar. Se o seu cabelo for liso ou ondulado, apenas evite o uso de produtos muito oleosos como a mousse, por exemplo, para não pesar no seu fio. Gel com efeito molhado também não é legal. Para as cacheadas e crespas esses produtos estão liberados.

5- Massageie a raiz com uma escova específica

Use uma escova retangular com as cerdas bem grudadinhas para massagear a região do redemoinho. Faça movimentos para o lado que você quer que os fios fiquem usando a escova, fazendo com que os fios vão se acostumando com esse caimento. Você pode fazer isso quando quiser.

6- Use uma touca ou presilhas quando estiver em casa

Depois de secar e modelar o seu cabelo com secador, chapinha ou difusor, enquanto os fios ainda estiverem quentes, prenda a mecha com presilhas para o lado que você gostaria que ficasse. Você também pode usar uma touca de frio (no caso das lisas), se preferir. Deixe no cabelo enquanto fica em casa ou até ele esfriar. Depois é só soltar antes de sair.

7- Aceite o seu redemoinho

Se nenhuma das outras opções lhe agrada, que tal fazer diferente? Corte os fios desfiados, invista em modelos mais curtos, se jogue no cabelo bagunçado, use o modelador para diferentes direções… ouse! Ou seja, reinvente o seu look e desapegue do visual alinhado e certinho, que tal criar o seu próprio estilo?

Sugestões de cortes para quem tem redemoinhos no cabelo

Como dissemos anteriormente, há várias opções para disfarçar o seu redemoinho com um novo corte, basta encontrar o certo. Certamente o seu cabeleireiro poderá lhe ajudar nessa tarefa, porém, vamos deixar algumas opções.

Cabelos longos e retos proporcionam mais peso para os fios, disfarçando o aspecto levantado do redemoinho que é causado pela leveza do fio.

-Se ainda assim você quer usar o cabelo mais curto, invista em cortes irregulares, repicados ou desfiados, e invista em um visual mais bagunçadinho, como falamos no tópico anterior.

-Outra opção é apostar nas diferentes camadas, em especial no caso das cacheadas, para que os fios do redemoinho possam se camuflar entre uma camada e outra. Também é uma boa ideia para os cabelos em transição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia