Rosto inchado: dicas de maquiagem para afinar o rosto

Além de ressaltar nossa beleza natural e nos deixar ainda mais belas e confiantes, a maquiagem tem o poder de destacar nossas melhores características e disfarçar os pontos que menos gostamos.

E um dos truques de maquiagem que as mulheres mais adoram, certamente, são aqueles que ajudam a afinar o rosto. Seja pelo formato de face que você já tem ou por estar como o rosto inchado por algum motivo, deixar o rosto mais longo e fino é uma técnica excelente que pode ser feita com maquiagem.

Quer ver como se livrar do rosto inchado e afiná-lo sem passar por cirurgia? Então vamos lá!

Como afinar rosto inchado: bochechas

Para começar a afinar o rosto, devemos começar deixando as bochechas mais finas, e vamos fazer isso criando um jogo de luz e sombra com iluminador e contorno.

Essa dupla é a melhor amiga de quem tem ou está com o rosto inchado, ou simplesmente quer afinar ou suavizar as linhas do rosto. Juntos, iluminador e contorno criam um contraste que dá profundidade para a face e mudam a forma como as outras pessoas o enxergam.

Para afinar as bochechas, o ideal é que, depois de aplicar sua base preferida, você comece aplicando o contorno abaixo das maçãs do rosto. Se tiver dúvidas de onde é o lugar correto para aplicar, puxe as bochechas para dentro da boca, a parte que ficar mais funda é onde você deve aplicar o contorno.

Faça linhas diagonais com o produto e esfume bem com um pincel bem cheio e arredondado, ou com uma esponja para maquiagem. Você também pode usar um pouco de iluminador bem no alto das maçãs para deixá-las mais proeminentes.

O contorno vai fazer com que suas bochechas pareçam mais finas e o rosto mais ovalado, enquanto o iluminador dá um ar de saúde e de pele bem cuidada, alongando a face e diminuindo o efeito de rosto inchado.

Como afinar rosto inchado: nariz

O seu nariz também pode ser afinado com técnicas de contorno e iluminador. Para isso, comece aplicando o contorno nas laterais do nariz, criando linhas paralelas dos dois lados. Esfume.

Depois, trace uma linha vertical com o iluminador no meio das duas linhas, de forma que ela fique na parte mais alta do nariz.

Não se esqueça de esfumar bem o iluminador para um visual mais natural e bem-acabado.

Como afinar rosto inchado: sobrancelhas

Mesmo as sobrancelhas podem ajudar a diminuir o aspecto de rosto inchado e deixar seu rosto mais fino e harmônico.

Quem tem, naturalmente, o rosto redondo deve sempre deixar as sobrancelhas mais grossas e com arco bem marcado. Isso porque sobrancelhas muito finas e com traços leves contribuem para deixar a face ainda maior e mais circular.

Mas se você está com o rosto momentaneamente inchado ou não tem tantos pelinhos nas sobrancelhas quanto gostaria, também é possível dar um efeito de sobrancelhas mais grossas e cheias para afinar o rosto.

Para isso, tudo o que você precisa é usar um lápis ou sombra para sobrancelhas da tonalidade mais próxima dos seus pelos e, com um pincel chanfrado, redesenhar e preencher as sobrancelhas.

Comece sempre pela linha inferior, posicionando o pincel na horizontal, e vá esfumando a sombra para preencher o desenho. Para um efeito ainda mais natural, quando chegar na parte interna das sobrancelhas, vire o pincel chanfrado na vertical e faça movimentos de cima para baixo bem suaves, para que essa parte não fique muito marcada.

Como afinar rosto inchado: queixo

Você também pode deixar o seu queixo mais fininho com a mesma técnica de contorno que fez nas bochechas e no nariz. É só aplicar o contorno nas laterais da mandíbula e esfumar bem para o seu queixo parecer mais alongado.

Complete o visual usando um pouco de iluminador no centro do queixo, na testa e abaixo dos olhos. Iluminar esses pontos estratégicos também faz com que seu rosto pareça mais fino e oval.

Como afinar rosto inchado: olhos

Mesmo a maquiagem dos olhos pode contribuir na tarefa de esconder um rosto inchado e deixá-lo mais longo.

O melhor aqui é apostar em um delineado gatinho e sombra bem esfumada para as laterais. Isso faz com que a parte inferior do rosto (bochechas e queixo) pareça menor e a atenção fica mais voltada para a parte de cima.

Como afinar rosto inchado: boca

Agora vamos partir para a finalização da sua maquiagem para afinar o rosto. Com a pele já preparada com base, contorno e iluminador, sele os produtos com pó translúcido e aplique seu blush preferido normalmente.

Finalize os olhos com rímel e aplique o batom escolhido. Se quiser, pode aumentar um pouco os lábios, o que também tira um pouco de atenção do rosto inchado.

O ideal para isso é usar um lápis de boca ou um pincel fininho para desenhar o contorno dos lábios pela extremidade externa da boca, e depois preencher o desenho com batom da mesma cor! Pronto! Agora você tem uma maquiagem completa cheia de truques e lindíssima para afinar o rosto.

2 comentários

  1. Michelle disse:

    Muito boa sua matéria. Parabéns pelas dicas, eu Amei. Continue Postando excelentes artigos como este.

  2. sandra fatima disse:

    Nosso muito interresante Gostei ! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos