Pontas ressecadas? Saiba como recuperar sem precisar cortar

As pontas são as partes do cabelo que mais sofrem com os desgastes e com as agressões do dia a dia. Mais frágeis, essas extremidades também costumam ter uma textura diferente da do comprimento e, em alguns casos, chegam a ter uma cor mais desbotada, mesmo entre mulheres que não pintam o cabelo. Não coincidentemente, as pontas ressecadas são um dos problemas mais comuns entre as mulheres.

O ressecamento atinge especialmente as crespas, que apresentam um fio naturalmente mais ressecado que os demais, já que seu formato em “Z” dificulta a distribuição de oleosidade da raiz para as pontas. No entanto, lisas, onduladas, cacheadas e crespas também estão suscetíveis ao cabelo ressecado, já que até mesmo fatores do dia a dia como o sol e a umidade podem causar danos aos fios.

Pontas espigadas também são comuns entre as adeptas de químicas no cabelo – como coloração, escova progressiva e relaxamento, por exemplo – justamente porque esse tipo de interferência provoca uma alteração nas cutículas. Ao abrir a camada mais externa do fio, a hidratação do cabelo acaba “escapando” e, consequentemente, o comprimento e as pontas ficam ainda mais secos.

Ao contrário do que muitas mulheres imaginam, porém, cortar o cabelo, apesar de ser a solução mais prática e eficiente, não é única! Dá para tratar as pontas ressecadas e quebradiças em casa, sem precisar recorrer à tesoura. Quer saber como? Então confira abaixo os truques e os tratamentos que vão devolver a vitalidade e a beleza das pontinhas do seu cabelo!

Umectação já!

A melhor hidratação para pontas ressecadas, na verdade, é uma nutrição. Isso porque tudo que um cabelo espigado precisa é de reposição de óleos, função que o tratamento de umectação cumpre com maestria. Para realizá-lo, basta aplicar o Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo no cabelo sujo, mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo. Deixe agir no mínimo 30 minutos e depois lave como de costume.

Tenha sempre um óleo reparador de pontas

Assim como o óleo de umectação, o óleo reparador de pontas é fundamental para quem tem o cabelo ressecado nas pontas. Como o próprio nome diz, ele tem a função de reparar a fibra danificada, protegendo os fios e as pontas de danos externos e devolvendo ao cabelo nutrientes fundamentais para a saúde dos fios. Encontrados em frascos pequenos, você ainda pode levar o seu óleo reparador na bolsa e usar sempre que precisar.

Invista em shampoos e condicionadores hidratantes

Agentes de limpeza são perfeitos para limpar profundamente os fios, mas eles podem acabar ressecando um pouco o cabelo. Para não correr esse risco e garantir que suas pontas não ficarão com o aspecto espigado, é fundamental investir em shampoos e condicionadores que tenham fórmulas leves e hidratantes. O Kit de Hidratação Maria Natureza Leite de Coco & Óleo de Monoi é perfeito para dar adeus aos cabelos secos.

Prefira os banhos com água morna

Um banho quentinho pode ser muito relaxante para o seu corpo, mas, para o seu cabelo, ele pode ser um vilão. Isso porque a água, em uma temperatura muito alta, remove a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. Para evitar que o cabelo e as pontas fiquem ressecados, o ideal é optar por banhos mornos ou frios. Durante o inverno, a dica é lavar apenas a cabeça usando água morna.

Evite o uso frequente do secador e da prancha

Além de fragilizarem as cutículas protetoras dos fios, as ferramentas de calor como o secador, a prancha e o modelador de cachos contribuem para o ressecamento e a quebra dos fios. Por isso, se você está com as pontas ressecadas, o ideal é evitar ao máximo o uso desses aparelhos. Caso seja preciso usá-los, um cuidado que ajuda é aplicar um defrizante protetor térmico antes de modelar os fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos