Tipos de cachos: como cuidar corretamente dos seus

De fato existem diferentes tipos de cachos. Há os mais abertos, os mais fechados, os que encolhem mais, aqueles que têm mais volume… Mas você sabe identificar corretamente os tipos de cachos presentes nas cabeleiras por aí? Confira nossas dicas para entender mais sobre esse universo e cuidar corretamente dos seus cachinhos. Vamos lá? Tipos […]

tipos de cachos

De fato existem diferentes tipos de cachos. Há os mais abertos, os mais fechados, os que encolhem mais, aqueles que têm mais volume… Mas você sabe identificar corretamente os tipos de cachos presentes nas cabeleiras por aí? Confira nossas dicas para entender mais sobre esse universo e cuidar corretamente dos seus cachinhos. Vamos lá?

Tipos de cachos: conheça os graus de curvatura

É interessante destacar, em primeiro lugar, que existe um sistema estudado e estabelecido por Andre Walker que determina os tipos de cabelos existentes, com base em suas características e texturas. De forma bastante clara, esse sistema classifica os cabelos lisos como tipo 1, os cabelos ondulados como tipo 2, os cabelos cacheados como tipo 3 e os cabelos crespos como tipo 4. Em uma primeira identificação visual dos tipos de cachos, temos:

     

Contudo, entre os tipos de cachos, ainda há diferenças entre si. Por isso, há uma subclassificação: cabelos 2ABC, 3ABC e 4ABC. Veja em detalhes:

Cabelo ondulado (tipo 2): Possui a raiz lisa e apresenta ondulados não definidos no comprimento.

Cabelo 2A: Praticamente liso, fácil de modelar e com pouco volume;

Cabelo 2B: Apresenta ondas mais marcantes, mas não chega a formar cachos;

Cabelo 2C: Forma cachos, apresenta frizz e mais volume.

 

Cabelo cacheado (tipo 3): Maior tendência ao frizz, especialmente em dias de maior umidade.

Cabelo 3A: Cachos bem formatados e abertos, mais pesados;

Cabelo 3B: Apresenta cachos definidos, volumosos e com pontas ressecadas;

Cabelo 3C: Cachos bem apertados e fechados, com fio mais grosso.

 

Cabelo crespo (tipo 4): Conhecido como afro, esse tipo de fio é mais seco e frágil que os demais.

Cabelo 4A: Cachos bem estreitos e fios grossos;

Cabelo 4B: Apresenta fios em formato de “Z”, bem menos definidos;

Cabelo 4C: Característica mais crespa e cachos muito estreitos, quase imperceptíveis.

Tipos de cachos: como cuidar corretamente?

Como cada tipo de cabelo possui uma característica diferente, é importante entender que igualmente os tipos de cachos devem ser cuidados de maneira específica. Os cabelos ondulados, por exemplo, podem apresentar uma característica mista: raiz oleosa e pontas secas. Nesse caso, entre as mais úteis dicas de cabelo estão controlar a oleosidade da raiz com um bom shampoo detox e fazer uso de cremes com ação hidratante no comprimento e nas pontas.

Já os cabelos cacheados e crespos, devido a sua curvatura, têm maior tendência ao ressecamento, pois a oleosidade do couro cabeludo não chega às pontas. Para cuidar desses fios, é preciso definir uma rotina completa de cuidados, com tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, para repor água, lipídios e queratina. Especialmente para fios crespos e crespíssimos, a etapa da nutrição é essencial para conceder aos cabelos brilho e vitalidade.

Vale lembrar que as crespas e cacheadas em transição, que abandonaram todas as químicas de alisamento para assumir os cabelos naturais, também precisam cuidar corretamente dos fios a partir desses mesmos tratamentos. Assim, seus novos cachinhos crescerão totalmente saudáveis!

Tipos de cachos: dicas de produtos

Entre os diversos produtos ideais para cada um dos tipos de cachos, vale destacar a Máscara de Hidratação Cachos & Crespos Liberada, da linha Tô Podendo, que age proporcionando definição, alinhamento, brilho e maciez, além de ter efeito antifrizz, sendo indicada para todas as curvaturas.

Além dela, há os cremes de pentear “Que tal?” da linha #todecacho, específicos para atender as necessidades dos tipos de cachos, por exemplo: Cachos dos Sonhos (indicado para fios 2ABC e 3A), Crespo Divino (ideal para fios 3B e 3C) e Crespíssimo Poderoso (perfeito para fios com curvatura 4ABC). Esses são apenas alguns exemplos de produtos – com toda a certeza, a Salon Line tem a opção certa para o seu tipo de cabelo!

Agora que você já conhece os diversos tipos de cachos existentes e como cuidar corretamente deles, bora fazer uso dos produtos corretos e manter uma rotina de tratamentos para exibir cachinhos sempre saudáveis e lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia