Saiba quais são os diferentes tipos de cachos e os cuidados ideais para cada um deles

Que cabelos lisos, cacheados e crespos têm necessidades específicas muitas já devem imaginar, mas você sabia que os cuidados também variam entre os diferentes tipos de cachos? Pois é!

Os fios com curvatura 3A são diferentes dos cachos 3B, que são diferentes dos cachos 3C. Por isso, nós separamos dicas de cuidados para cada um deles. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de cabelo cacheado.

Conheça a tabela de curvatura

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é a curvatura exata dos seus cachos, a tabela de tipos de cachos abaixo pode ajudar! Olha só:

tabela de curvatura ilustrando os tipos de cachos 3A, 3B e 3C

É importante lembrar que aqui estamos falando apenas de cabelos cacheados, que são os com nível de curvatura 3. O nível de curvatura 2 engloba os tipos de cabelo ondulados e o nível 4 os tipos de cabelo crespos.

Tipos de cachos: 3A

Embaixadora Salon Line Laura Fernandez com cachos 3A

Os cachos 3A são aqueles mais abertos, um pouco maiores e com formação irregular. Em muitos casos, esse tipo de cabelo possui mais de uma textura, podendo ser mais lisos na raiz e ir cacheando ao longo do comprimento.

Entre os tipos de cachos com curvatura tipo 3, os cachos 3A são menos ressecados, então não é necessário investir em tanta nutrição, por exemplo. Se você faz parte deste time, veja abaixo algumas dicas para tratar e definir os seus cachos!

Finalização é essencial

Como os cachos 3A não são muito definidos, finalizar os fios é fundamental para dar forma a eles. Uma maneira prática de finalizar o cabelo 3A é usando as mãos para amassar o cabelo – sempre se baixo para cima, ok?

Capriche na fitagem

Essa é mais uma técnica de finalização que pode (e deve) ser utilizada por quem tem cachos 3A, já que ajuda a controlar o frizz e o volume do cabelo. Para fazer fitagem, você pode usar ativador de cachos ou creme para pentear.

Evite pentear os cachos enquanto eles estiverem secos

Pentear os fios depois de secos pode fazer com que eles percam a definição. Nesses casos, é melhor “pentear” o cabelo usando os dedos mesmo. Aqui, você pode incluir uma geleia ou gelatina para dar aquela ajuda na hora de desembaraçar.

Produtos capilares são aliados

Existem uma série de produtos feitos especialmente para cachos 3A e é muito importante saber usá-los ao seu favor. Os cremes em gel, por exemplo, são indispensáveis, pois, além de definir, ajudam a manter os fios hidratados, com brilho e macios.

Tipos de cachos: 3B

Embaixadora Salon Line Cá Martins com cachos 3b

Os cachos 3B são um pouco mais fechados e definidos do que os cachos 3A mas, ainda assim, é possível que esse tipo de cabelo também tenha duas texturas: raiz lisa e comprimento cacheado.

Este é o seu caso? Veja abaixo algumas dicas para tratar e definir os este tipo de fio!

Não use produtos diretamente na raiz

Como a raiz dos cachos 3B costuma ser mais lisa, o ideal é não usar produtos de hidratação, nutrição e umectação diretamente na raiz, pois isso pode deixá-la oleosa. Então, lave bem a raiz com shampoo e evite aplicar condicionadores e outros cremes perto do couro cabeludo.

Se preferir, troque o shampoo por um co-wash

A co-wash é uma técnica que consiste em lavar o cabelo com um condicionador de limpeza. Ela é bastante usada pelas cacheadas porque ajuda a preservar a oleosidade natural dos fios. Além disso, o co-wash também pode ser utilizado como um pré-shampoo, em vez de substituí-lo.

Tipos de cachos: 3C

Embaixadora Salon Line Erika Januza com cachos 3C

Entre todos os tipos de cachos, os cachos 3C são o mais fechadinhos e definidos desde a raiz e, por isso, é o que mais se aproxima dos cachos dos tipos de cabelo crespo. Eles também costumam ser menos finos e mais porosos.

Para cuidar dos cachos 3C, é preciso ficar atenta a dicas e mudanças de hábitos. 

Acrescente mais nutrição no seu cronograma capilar

Não precisamos nem dizer que todos os cabelos devem seguir um cronograma capilar, não é mesmo? Mas, no caso dos cachos 3C, seguir uma agenda de cuidados é fundamental para a saúde da fibra capilar. A dica aqui é investir em mais nutrição capilar, pois os fios com essa curvatura costumam precisar de uma carga maior de óleo.

tabela de cronograma capilar focado em nutrição

Evite lavar o cabelo todos os dias

As cacheadas do tipo 3C devem evitar a lavagem diária dos cabelos porque isso impede que a oleosidade natural dos fios penetre em todo o comprimento, fazendo com que eles fiquem mais ressecados. Por isso, o ideal é lavar os cachos 3C cerca de duas vezes na semana. Assim, eles vão ficar limpos, macios, com brilho e, acima de tudo, hidratados.

Apare as pontas pelo menos duas vezes por ano

Muitas meninas com diferentes tipos de cachos fogem da tesoura, mas cortar as pontas com uma certa frequência é muito importante para manter a saúde dos fios e também para eliminar pontas duplas e nós de fada. Não tenha medo de cortar seus cachos 3C um pouquinho, isso vai ajudar a deixá-los ainda mais lindos!

Quer mais dicas para os tipos de cachos 3? Confira abaixo!

  • Corte de cabelo cacheado: modelos para valorizar os fios
  • Cabelo cacheado colorido: qual cor escolher e como manter os fios saudáveis?
  • Penteado cabelo cacheado: penteados fáceis e diferentes para inovar no visual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos