Visagismo: saiba o que é e como usar a seu favor

Sabe quando desejamos o corte de cabelo daquela atriz famosa da novela, mas, quando fazemos em nós mesmas o resultado não fica como esperamos? Pois é, poucas pessoas sabem que, para que isso não aconteça, o visagismo deve fazer parte da escolha do visual, seja corte de cabelo, coloração, penteado, entre outros. O visagismo é […]

Mulher jovem com cabelo liso, castanho, usando batom vermelho

Sabe quando desejamos o corte de cabelo daquela atriz famosa da novela, mas, quando fazemos em nós mesmas o resultado não fica como esperamos? Pois é, poucas pessoas sabem que, para que isso não aconteça, o visagismo deve fazer parte da escolha do visual, seja corte de cabelo, coloração, penteado, entre outros.
O visagismo é a técnica que cuida do estilo das pessoas de uma forma única, valorizando todas as particularidades de cada um e oferecendo ao visual características que combinem com a personalidade e aspectos físicos.
Estudando as técnicas de visagismo é possível atribuir uma beleza particular às pessoas de acordo com as diferenças delas. Confira!

O que é visagismo?

Visagismo foi uma técnica criada em 1937 por Fernand Aubry, na França, e significa “rosto” no idioma.
O objetivo principal do visagismo é criar uma arte capaz de gerar uma imagem única para cada pessoa.
Essa imagem é criada através de uma entrevista com o cliente e desvendando suas características físicas pelo temperamento e comportamento, fenômenos evidentes desde a primeira entrevista.
Usando a técnica de visagismo é possível criar uma imagem para a pessoa e, através dela, transmitir a mensagem que o cliente deseja passar.
O visagismo está presente em todas as áreas do corpo, seja cabelo, rosto, pele, expressões, vestimentas, entre outras.

Quem pode fazer o curso de visagismo?

O curso de visagismo pode ser feito por qualquer pessoa que se interesse pelo estudo da imagem do corpo.
Os profissionais da beleza são os mais indicados a realizarem o aperfeiçoamento, afinal, trabalham com públicos que buscam uma aparência melhor.
Geralmente no curso de visagismo é possível estudar matérias importantes como: história do visagismo, imagem pessoal, beleza e estilo, cor da pele, expressões faciais; entre outras.

Como usar o visagismo?

O visagismo analisa todos os formatos de rostos, observando a linha de contorno de cada um, buscando assim um estilo favorável para as características individuais.
Existem oito tipos de rostos, sendo eles: redondo, quadrado, oval, triangular, retangular, triangular invertido, hexagonal de lateral reta, hexagonal de base reta e losangular.
Para cada tipo de rosto existe um corte de cabelo diferente, por isso os cabeleireiros devem apostar no visagismo para deixar o visual do cliente mais harmônico.
Os cabelos masculinos também podem ser cuidados por profissionais que entendam sobre visagismo para atingir uma imagem semelhante à mensagem que deseja transmitir.
Entender sobre o visagismo é essencial para conseguir um corte de cabelo ideal para combinar com o corpo, traços, pele, características e expressões.

O que é morfologia no visagismo?

Já sabemos que o visagismo estuda os traços faciais e ajuda a determinar um estilo único para cada pessoa.
Ou seja, quando se estuda os traços faciais, como o formato dos ossos, linhas de expressão, nariz, entre outras estruturas, é possível usar a morfologia para se aprofundar e analisar o corpo em questão.
A morfologia do crânio e rosto são estudos importantíssimos para encontrar visuais que transmitam a mensagem que o cliente procura. Por exemplo, encontrar um corte de cabelo ideal para o formato da cabeça e traços da fronte.

Gostou de saber sobre visagismo? Veja também tudo sobre o cabelo cacheado e suas particularidades. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia