Dicas para tratar o couro cabeludo sensível numa boa

Couro cabeludo sensível

Se você está sofrendo com o couro cabeludo sensível e não sabe mais o que fazer, não precisa se desesperar. Vamos dar algumas diquinhas para você cuidar desse problema e ainda contar como é que você pode evitar a situação da próxima vez. Confira!

O que pode causar a sensibilidade no couro cabeludo?

É possível identificar um couro cabeludo sensível quando você percebe que ele está muito ressecado, avermelhado e até mesmo apresentando certa ardência. Antes de tudo é bom destacar que nem sempre essa sensibilidade é causada por algo específico, em muitos casos, as pessoas com couro cabeludo sensível podem ter uma predisposição genética ou ter alguma enfermidade de pele mais grave, como a dermatite atópica, por exemplo.

Fora esses casos, o couro cabeludo sensível pode ser causado por fatores como a exposição em excesso aos raios solares, provocando queimaduras na região e até mesmo descamação. O hábito de lavar as madeixas com água muito quente também pode retirar a oleosidade natural do couro cabeludo e irritar a pele. Para complementar a lista, shampoos muito adstringentes desenvolvidos com sulfato na composição ou mesmo outros componentes como parabenos e fragrâncias não-hipoalergênicas igualmente causam sensibilidade. Ah, e procedimentos químicos mais pesados ou com formol são mais uma causa de irritabilidade no couro cabeludo, pois agridem a região. Ainda é importante destacar que pessoas com produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas que não usam shampoos indicados para o seu tipo de cabelo também podem apresentar sensibilidade no couro cabeludo, provocado pelo excesso de sebo. Por último, porém, não menos importante, a má alimentação também enfraquece o couro cabeludo, deixando-o mais sensível.

Couro cabeludo sensível: alguns fatores que podem ajudar a evitar

Agora que você já sabe tudo o que pode causar a sensibilidade do seu couro cabeludo, está na hora de contarmos como é que você pode evitar essas situações e passar longe deste incômodo!

  • Contra a exposição solar: a melhor maneira de evitar a exposição aos raios de sol é proteger a cabeça com chapéus ou bonés quando a temperatura estiver muito alta. Lembrando que também é superimportante proteger os fios da ação do sol. Portanto, use sempre um creme para pentear com proteção UV ao finalizar as madeixas depois da lavagem. Indicamos o uso do Hidra Multy Praia & Piscina da Salon Line.
  • Contra altas temperaturas durante o banho: não tem jeito, para isso você deve trocar aquele seu banho quente pela água morninha ou fria, ao menos para lavar o cabelo.
  • Contra substâncias adstringentes ou irritativas: invista em shampoos de limpeza suave, como os liberados. Além de não contar com sulfato também não possuem parabenos na composição, além de outras substâncias que podem irritar o couro cabeludo de pessoas que possuem a pele naturalmente mais sensível. Para isso, experimente o Shampoo Maria Natureza Águas de Maria, que além de tudo é dermatologicamente testado e hipoalergênico.
  • Contra os danos causados por procedimentos químicos: em primeiro lugar, fique longe de procedimentos químicos com formol, tenha você pele sensível ou não. Trata-se de um componente extremamente perigoso para a saúde em geral. No caso de outros procedimentos químicos sem essa substância, seja descoloração, coloração ou alisamento, tente não abusar destes processos e sempre procure um profissional de confiança para realizá-los. Além disso, também é essencial cuidar da saúde dos fios que passaram por tais procedimentos. Para isso invista em máscaras de reconstrução capilar. Indicamos para as lisas a Máscara Meu Liso Restauração Intensa, já para onduladas, cacheadas e crespas a sugestão é a Máscara de Reconstrução Mel #todecacho, que também serve como creme para pentear. Entretanto, aplique apenas no comprimento e pontas, nunca na raiz.
  • Contra o excesso de oleosidade: para tratar a produção de óleo em demasia, o ideal é lavar as madeixas com um shampoo indicado para o tratamento de fios oleosos. Além disso, você pode alternar a lavagem com o Shampoo Detox S.O.S Bomba que limpa profundamente a raiz sem ressecar.
  • Contra a má alimentação: a única maneira de corrigir essa questão é comendo direitinho, certo!? Não tem muito o que fazer. Portanto, mantenha sempre uma dieta balanceada com ovos, carnes, peixes, vegetais, legumes, folhas, frutas e bastante água.

Invista em produtos para couro cabeludo sensível

Para você que já está com o couro cabeludo sensibilizado e não dá mais para evitar a situação, invista em bons produtos desenvolvidos especialmente para o couro cabeludo sensível. Você pode conferir as bandeirinhas indicativas nas embalagens e também procurar por informações atestando que se trata de produtos dermatologicamente testados, hipoalergênicos e de formulação suave.

Outras opções para ajudar na sensibilidade do couro cabeludo sensível

Em casos mais graves de couro cabeludo sensível é indispensável que você procure um médico dermatologista. Entretanto, a nossa dica é: não espere a situação se agravar. Se perceber qualquer coisa de errado com o seu couro cabeludo, procure um profissional, ok!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia