Couro cabeludo: raiz bem cuidada garante crescimento, força e saúde aos fios

“O que os olhos não veem o coração não sente?” Bem, no mundo capilar isso não é verdade. Embora não sejam tão visíveis quanto a extensão e as pontas, o couro cabeludo e as raízes também precisam de cuidados. Inclusive, em grande parte, é a situação deles que determina se os fios estarão saudáveis e […]

Mulher de cabelo liso, olhando o couro cabeludo pelo espelho

“O que os olhos não veem o coração não sente?” Bem, no mundo capilar isso não é verdade. Embora não sejam tão visíveis quanto a extensão e as pontas, o couro cabeludo e as raízes também precisam de cuidados. Inclusive, em grande parte, é a situação deles que determina se os fios estarão saudáveis e bonitos.
Por isso, se você deseja cabelos lindos, fortes e com crescimento adequado é preciso cuidar do couro cabeludo. E o primeiro passo para aprender a cuidar dele é conhecê-lo melhor.

Função e fisiologia do couro capilar

O couro cabeludo é formado por camadas de pele bem fininha e tem a função de proteger as raízes capilares. Como é uma espécie de “barreira” contra fatores externos. O couro cabeludo acaba acumulando partículas de poeira, poluição, células mortas e resíduos de produtos capilares.
Tudo isso pode acabar sobrecarregando o couro cabeludo e levando a problemas, desde o ressecamento até a oleosidade em excesso. Esse desequilíbrio pode favorecer doenças do couro cabeludo como a caspa, psoríase, dermatite seborreica e calvície.

Como cuidar do couro cabeludo

Alimentação balanceada

Frutas picadas em um prato
Nosso corpo reflete tudo o que comemos e bebemos. Por isso é muito importante adotar uma alimentação equilibrada se você deseja cabelos e pele saudáveis.
Alimentos como a cenoura, gema de ovo e o espinafre são ricos em vitamina A, que ajuda a nutrir e balancear a oleosidade dos cabelos. Já silício, encontrado na aveia, amendoim e maçã, por exemplo, estimula o crescimento e a força capilar. A laranja, o azeite de oliva e as frutas vermelhas auxiliam na eliminação de toxinas, o que torna os cabelos mais saudáveis.

Massagens

Mulher massageando o couro cabeludo
Massagear o couro cabeludo durante a lavagem ou a hidratação ajuda a estimulação a circulação sanguínea no local, o que colabora na absorção de nutrientes e na oxigenação.
Para fazer a massagem, basta utilizar as pontas dos dedos e fazer movimentos circulares. Se você não estiver lavando os fios, pode usar um óleo vegetal no momento da massagem. O resultado é um cabelo mais saudável e que cresce como nunca!
Mesmo quem gosta de cabelos curtos deve investir nas massagens, já que o crescimento capilar ajuda a renovar os fios, deixando-os sempre saudáveis e bonitos.

Limpeza equilibrada

Mulher lavando o couro cabeludo
Fazer a limpeza do couro cabeludo é fundamental para eliminar as impurezas acumuladas ao longo do dia e fazer a manutenção da oleosidade. Mas é preciso encontrar o equilíbrio na frequência de lavagens.
Isso porque, embora higienizar os cabelos seja essencial, lavá-los em excesso pode prejudicar a absorção de vitaminas e nutrientes e eliminar mais oleosidade do que o necessário. Porque sem esses elementos, os cabelos tendem a se tornar mais quebradiços, opacos e secos.

Proteção contra agentes externos

Mulher com chapéu
Também é indicado usar produtos com fator UV, chapéus nos dias de muito sol e aplicar protetores térmicos para evitar que o calor de secadores, modeladores e pranchas afetem o couro cabeludo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia