O que é reconstrução capilar e qual é a sua ação nos fios

Mulher com cabelo liso, partido ao meio. Antes e depois da reconstrução capilar

A reconstrução capilar é uma das três etapas mais importantes para a saúde do cabelo. Ou seja, além dela, existe a hidratação e a nutrição capilar. Essas três, quando combinadas, dão ao fio de cabelo todo o cuidado necessário para que receba a reposição de tudo o que precisa para se manter belo e saudável. Entretanto, cada uma delas tem o seu papel específico. Confira por aqui tudo sobre reconstrução capilar e como aplicar o cuidado no seu dia a dia da maneira certa.

Saiba o que é reconstrução capilar

Esse cuidado é o responsável por devolver à fibra capilar a sua massa perdida. Ou seja, uma das composições mais importantes do fio é a proteína, em especial a queratina, e esse componente é perdido ou desgastado por fatores que mencionaremos mais a frente. Como a queratina é o componente que proporciona força, resistência e elasticidade ao fio. Portanto, sem ela, o cabelo fica fragilizado e, consequentemente, com um aspecto nada agradável. Através da reconstrução capilar é possível repor a queratina do fio, para que ele recupere a sua saúde e beleza. É importante destacar que se um fio está poroso e danificado, ele não está apto a receber nenhum dos outros cuidados mencionados antes, como a hidratação e a nutrição, isso porque aquela fibra não consegue “segurar” esses nutrientes e líquidos necessários para a sua saúde. Portanto, o primeiro passo quando o seu cabelo está fraco é passar por este procedimento para restaurar a fibra e, somente então, prosseguir para os outros tratamentos necessários.

Benefícios da reconstrução capilar

Reconstrução capilar passo a passo

O fio fragilizado perde massa capilar, ou seja, fica poroso, fino e fraco. Quando a reconstrução capilar é realizada, ela deposita queratina na fibra, ou seja, massa. Dessa maneira, essa proteína praticamente cobre as ranhuras no fio, deixando-o mais encorpado e forte novamente. Por este motivo, é preciso que a reconstrução seja feita no tempo certo e nas quantidades adequadas, para que o fio não fique com o aspecto “endurecido”, muito comum quando as pessoas submetem os fios ao processo de reconstrução com queratina líquida pura. O mais indicado é que esse tipo de reconstrução seja realizado por profissionais, para evitar este efeito. Entretanto, tratamentos com queratina na composição podem ser facilmente realizados em casa, sem a supervisão de um cabeleireiro. Basta descobrir quando o seu fio precisa da reconstrução, método que ensinaremos por aqui também.

Para quais tipos de cabelo a reconstrução capilar é indicada

A reconstrução é indicada para os fios que estão danificados e fragilizados. Lembra que dissemos que a fibra capilar perde massa devido à exposição a determinados fatores? Então vamos entender aqui quais são eles. Começando pelos fatores externos que são: a ação da poluição e dos raios solares, por exemplo. Também temos os fatores mecânicos como o uso em excesso de ferramentas de calor, como o secador, a prancha, modelador e etc. Além desses, um dos fatores que mais danifica o fio são os procedimentos químicos, sendo eles coloração, descoloração, alisamentos e relaxamentos. Todos estes desgastam o fio e retiram a sua queratina natural, deixando-o poroso, fraco e sensível.
É por isso que a reconstrução capilar é o tratamento mais indicado nos casos de cabelos com essas características. Pois ela é capaz de repor a proteína necessária para que a estrutura do fio seja reconstruída por massa.

Reconstrução capilar

Como descobrir se o seu cabelo está precisando de reconstrução capilar

É visível quando um cabelo está precisando de reconstrução, basta observá-lo ou tocá-lo. Geralmente este fio encontra-se poroso, frágil, afilado, quebradiço e ressecado. Entretanto, muitas pessoas podem confundi-lo com um cabelo desnutrido ou apenas ressecado. Para ter certeza de que a reconstrução é, de fato, o tratamento que os seus fios precisam, existe um truque e ele se chama teste de porosidade.
Para realizar este teste não tem o menor segredo. Você precisa apenas cortar um pedaço do seu fio de cabelo, de preferência da parte da nuca. Depois disso, coloque água em um copo, não precisa encher completamente.
Jogue o fio no copo de água e aguarde por volta de 1 a 2 minutos, depois é só analisar a situação:

O fio boiou sobre a água;

Caso isso tenha acontecido, significa que a porosidade do seu fio está baixa, o que é ótimo. Você precisa apenas manter os tratamentos de hidratação capilar regularmente.

O fio boiou sobre a água

O fio afundou um pouco e ficou no meio do copo de água;

Nesse caso, quer dizer que a porosidade está normal (mediana) e você precisa repor os nutrientes da sua fibra, mas não se preocupe! Basta você apostar nas etapas de nutrição capilar para que o seu cabelo fique 100% saudável novamente.

Teste de porosidade

O fio afundou completamente até o final do copo.

Fio afunda na água

Esta é a confirmação de que o seu cabelo está com a porosidade alta e, de fato, precisa dos cuidados com o tratamento de reconstrução capilar.

Tipos de reconstrução capilar

Há mais de uma maneira de realizar uma reconstrução capilar e vamos explicar um pouquinho sobre cada um destes procedimentos.

Reconstrução capilar caseira

Esse tratamento pode ser realizado com produtos reconstrutores como máscaras de tratamentos, ampolas, kits de restauração capilar e até mesmo shampoos e condicionadores. Basta você verificar se estes produtos possuem queratina na composição, pois, como explicamos no começo, é a queratina que faz a mágica acontecer e repõe a massa perdida. Gosta de receitinhas caseiras? Temos algumas bem legais para ensinar daqui a pouco. Continue por aqui!

Cauterização à frio

Esse tipo de cauterização é uma das mais indicadas para os fios bastante danificados. Isso porque ela trata a parte interna e externa do frio profundamente. Entretanto, o ideal é que seja feita em um salão de beleza com um profissional. O motivo? Pois neste procedimento é usada a queratina líquida, que precisa ser controlada com habilidade, além de outros componentes como aminoácidos manipulados pelo profissional. Neste tipo de cauterização, inclusive, são os aminoácidos os ativos principais e não a queratina. Além disso, o cabeleireiro deverá equilibrar o PH do fio e selar a sua cutícula para que ele armazene os toda a proteína depositada no seu interior. Ou seja, não é uma boa ideia fazer essa cauterização sozinha em casa, ok!? Procure quem entende do assunto.

Cauterização quente

Já a cauterização quente usa apenas a queratina e precisa do calor para que as suas moléculas sejam ativadas. Nesse procedimento, após a aplicação da queratina, o profissional ativa e sela o elemento com secador, escova e prancha. Entretanto, esse tratamento funciona apenas na camada externa do fio, diferente da cauterização à frio que trata de dentro para fora. Como esse procedimento envolve a queratina líquida, que precisa ser manuseada com cuidado para não endurecer os fios, além de ferramentas de calor que podem agredir o fio, é altamente recomendado que também seja feito com um cabeleireiro e não em casa, ok!?

Mas qual é o melhor tipo de reconstrução capilar?

Tudo vai depender do nível de porosidade e fragilidade do seu fio, caso não seja tão avançado, reconstruções caseiras podem ser o suficiente. Nos casos mais extremos, uma cauterização profissional deve ser o mais adequado. Muitas pessoas preferem a cauterização à frio, pois ela trata de dentro para fora, como dissemos, entretanto, há tem quem opte pela cauterização quente. Na dúvida, consulte um profissional e peça para que ele faça uma avaliação.

Receitas de reconstrução capilar caseira (passo a passo)

Existem algumas maneiras de fazer a reconstrução capilar em casa sem o perigo de o fio apresentar efeitos colaterais. Confira algumas delas!

Reconstrução capilar com produtos específicos

Reconstrução capilar caseira

Essa é a maneira mais comum e simples de realizar o procedimento e funciona muito bem! Confira!

  1. Primeiramente, lave as madeixas com um shampoo de limpeza profunda, não precisa ser tão forte quanto o antirresíduos.
  2. Tire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão, de preferência, pressionando delicadamente contra o cabelo sem esfregar.
  3. Compre uma máscara de tratamento reconstrutora enriquecida com queratina e aplique-a em todo o cabelo, menos na raiz.
  4. Para um efeito mais poderoso, coloque uma touca térmica e aguarde por volta de 15 minutos.
  5. Em seguida enxágue bem após a pausa e, para selar o tratamento dentro do fio, aplique um condicionador no comprimento e pontas.
  6. Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue.

Esse outro passo a passo é usando um kit de recuperação do fio, o Socorro Capilar da Salon Line.

Reconstrução capilar
  1. Antes de lavar o cabelo, aplique a ampola óleo creme de umectação e aguarde, no mínimo, 30 minutos.
  2. Enxágue muito bem e higienize com o seu shampoo de preferência. Recomendamos o shampoo da mesma linha.
  3. Depois de enxaguar o shampoo, retire o excesso de água e aplique a ampola de restauração. Massageie e aguarde de 1 a 3 minutos.
  4. Por fim, é só enxaguar. Caso queira, pode selar com o condicionador da linha Socorro Capilar.
  5. Observação: Shampoo e condicionador não inclusos no kit.

Reconstrução capilar com gelatina incolor

  1. Dissolva duas colheres de sopa de gelatina incolor em 100 ml de água morna e mexa bem
  2. Dentro do mesmo recipiente adicione duas colheres de sopa da sua máscara reconstrutora preferida e misture.
  3. Depois de lavar as madeixas com shampoo e retirar o excesso de água, como já ensinamos por aqui, aplique a mistura por todo o cabelo, mecha a mecha.
  4. Aguarde por volta de 20 minutos e enxágue muito bem para retirar todos os resíduos.

Reconstrução capilar com ovo e leite

  1. Bata a clara e a gema do ovo com um garfo até que a mistura fique homogênea, adicione três colheres de sopa de leite, três da máscara de reconstrução de sua escolha, uma de mel e mais uma de azeite de oliva.
  2. Mexa tudo muito bem e aplique no cabelo seco, antes do banho, espalhando mecha por mecha.
  3. Aguarde o período de 30 minutos e enxágue com bastante água.
  4. Por fim, lave com shampoo e condicionador, como de costume.
  5. Se você sentir que o seu cabelo está cheirando a ovo, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo com água e faça o último enxágue com essa mistura. Problema resolvido!

Veja como montar um cronograma capilar completo

Recapitulando um pouco o que falamos por aqui: você se lembra de que mencionamos no começo a importância das outras etapas de tratamento, além da reconstrução? Pois então, são elas a hidratação e a nutrição.

cronograma capilar completo

Uma boa maneira de manter todos esses tratamentos ocorrendo em harmonia na sua rotina é colocar em prática um cronograma capilar. Isso porque ele alterna essas etapas da maneira mais adequada para deixar os fios completamente saudáveis.
Afinal, enquanto a hidratação devolve toda a umidade perdida pelo fio, a nutrição devolve o óleo natural e nutrientes presentes nele e a reconstrução toda a massa proteica, como já aprendemos.
Para saber como seguir um cronograma capilar, primeiro faça um teste de porosidade para descobrir qual é o tratamento que o seu cabelo mais precisa (aquele do copo que ensinamos no início). Feito isso, é só seguir o calendário adequado, confira as opções abaixo.

Cronograma de hidratação

Cronograma de hidratação

Cronograma de nutrição

Cronograma de nutrição

Cronograma de reconstrução

Cronograma de reconstrução

Se quiser saber mais sobre cronograma capilar, é só soltar o clique e conferir a matéria.

Melhores produtos para fazer reconstrução capilar

Para finalizar, nada melhor do que conhecer os principais produtos para reconstrução capilar, não é mesmo!? Dá uma olhadinha em alguns dos nossos preferidos!

produtos para fazer reconstrução capilar

Máscaras reconstrutoras

Máscara Rícino e Queratina S.O.S Cachos: enriquecida com rícino e queratina, além de reconstruir a fibra ainda hidrata, nutre, fortalece e promove muito mais brilho.

Máscara Bio-Reconstrução Fortalecedora S.O.S Hidratação: com proteína do ovo, colágeno e, claro, queratina, essa máscara hidrata profundamente, fortalece e regenera o fio, além de repor as proteínas necessárias.

-Kit de reconstrução capilar intensiva

Kit Socorro Capilar: contém uma ampola de óleo creme que prepara o fio para o tratamento com uma umectação profunda e também uma ampola reparadora concentrada para ser aplicada após a lavagem com o shampoo.

Shampoo e condicionador com ativos reconstrutores

Shampoo Socorro Capilar: limpa enquanto hidrata, fortalece e repara os danos dos fios.
Condicionador Socorro Capilar: sela a cutícula e ajuda no desembaraço, isso com todas as propriedades reconstrutoras e fortalecedoras da linha Socorro Capilar.

E aí, depois de aprender tanta coisa sobre reconstrução capilar não tem mais desculpa para deixar seus fios fragilizados e sem vida, não é mesmo? Bora cuidar da cabeleira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia