Nós esclarecemos todas as suas dúvidas sobre alisamento de cabelo

Alisamento de cabelo

Com tanto tipos de alisamento de cabelo no mercado, fica até difícil entender a diferença entre cada um deles, não é mesmo!? Mas, pode ficar tranquila porque vamos esclarecer aqui todas as suas dúvidas. Assim vai ficar muito mais simples de escolher o tipo de alisamento que tem mais a ver com o que você procura. Vem com a gente!

Tipos de alisamento de cabelo

Escova definitiva

A escova definitiva é uma técnica de alisamento que deixa os fios ondulados, cacheados ou crespos permanentemente lisos, mudando definitivamente a estrutura do fio até que um novo cresça sem a química. Confira abaixo alguns componentes alisantes usados na escova definitiva:

Hidróxido de sódio

Este é um dos tipos mais antigos de alisamento, um forte composto químico usado para promover o relaxamento e alisamento especialmente para cabelos crespos e afros. O seu efeito é permanente, portanto, se você procura uma mudança temporária, não invista neste procedimento. O resultado é um cabelo liso, solto e com volume reduzido. Entretanto, é muito importante que esse procedimento seja realizado apenas por cabeleireiros com experiência e com produtos de confiança, como o Hidróxido de Sódio Salon Line. Afinal, investir em produtos com a procedência duvidosa pode ser muito prejudicial para o seu fio, levando em consideração que o hidróxido de sódio é um composto químico perigoso e deve ser usado na dosagem adequada, tal como da maneira certa. Esse tipo de alisamento também não é indicado para fios que já passaram por qualquer outro tipo de química, podendo danificar severamente a fibra capilar.

Guanidina

A Guanidina é um tipo de química que promove o relaxamento do fio e alisamento definitivo desenvolvido para os cabelos cacheados e crespos. Se você tem madeixas lisas volumosas ou fios ondulados deve procurar outro tipo de alisamento, ok!? Quando dizemos que se trata de um resultado definitivo, isso quer dizer que ela não sai conforme você for lavando o cabelo, o efeito é permanente até que novos fios vão nascendo. A guanidina é uma química poderosa e pode danificar a fibra capilar, portanto, se trata de um procedimento que deve ser feito estritamente com um profissional. O seu resultado também promove cabelos lisos, soltos e alinhados. Importante lembrar que ela é incompatível com tioglicolato de amônia e, por isso, você não pode submeter os seus fios a nenhum tratamento que contenha amônia, incluindo colorações, do contrário pode haver corte químico, quebra dos fios e queda de cabelo. Garanta que o seu profissional de confiança invista em bons produtos para esse procedimento como a Guanidina Salon Line.

Tioglicolato

O tioglicolato também é um tipo de alisamento extremamente duradouro, mas não é possível dizer que é completamente definitivo. Ele é indicado para fios ondulados a cacheados e proporciona redução de volume e alisamento total. Em comparação a guanidina ou o hidróxido de sódio pode se dizer que ele agride menos a fibra capilar, mas não quer dizer que não haja agressão, afinal, ainda se trata de uma química poderosa que deve ser feita apenas por profissionais. O tioglicolato é incompatível com hidróxido de sódio, guanidina e descolorações pesadas. Peça para que o seu cabeleireiro invista no Creme Alisante Tioglicolato Salon Line para garantir bons resultados.

Escova progressiva

Esse tipo de alisamento promove redução de volume, frizz e a sua grande sacada é que o resultado alcançado se torna mais poderoso a cada aplicação. Entretanto, é importante lembrar que o seu efeito não é definitivo, saindo com o passar do tempo e a lavagem dos fios, diferente dos alisamentos mencionados anteriormente. Quando as escovas progressivas começaram a ser desenvolvidas tinham formol em sua composição até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a quantidade de formol nesses procedimentos não poderia ultrapassar 0,2%. Atualmente grande parte das marcas já não coloca esse componente em seus produtos. A escova progressiva é indicada para lisos volumosos, cabelos ondulados e cacheados, mas não para crespos e afros, pois não é capaz de alisá-los. Ainda para as cacheadas, é capaz de promover alinhamento e cachos mais abertos, mas não o alisamento do fio. A Salon Line, por exemplo, possui um procedimento chamado Defrisagem Gradativa, que promove efeito liso de longa duração e progressivo, sendo intensificado a cada aplicação. Esse produto alinha os fios, reduz o volume e ainda sela a escama do fio. E o melhor: não possui formol na composição.

Escova inteligente

É mais uma maneira de nomear a escova progressiva que já conhecemos. Ou seja, um tipo de alisamento suave à base de proteínas, queratina e aminoácidos que serve para alinhar, diminuir o frizz e reduzir o volume. Indicada para alisar naturalmente fios lisos volumosos e ondulados, tal como alinhar os cabelos cacheados.

Relaxamento capilar

Procedimento químico poderoso capaz de alisar completamente ou promover a abertura dos cachos, deixando-os mais soltinhos. Indicado para cabelos cacheados ou crespos. Citamos alguns tipos de relaxamento no começo, lembra!?

O que não é alisamento?

Botox capilar

Sela a cutícula dos fios, alinha e reduz o volume promovendo madeixas ultra brilhantes. Pode deixar os fios lisos com um aspecto de ainda mais lisos, porém, não tem ação alisante. Para um efeito de botox capilar incrível experimente o Exxa Gloss Capilar Salon Line.

Selagem

Procedimento de redução de volume muito parecido com a técnica citada anteriormente. A Selagem Redutora da Salon Line, por exemplo, ainda possui nutrição turbinada com óleo de argan e arginina, e vem com uma super máscara reconstrutora com mel e queratina na composição.

Cauterização capilar

Reconstrução profunda da fibra capilar a base de queratina. Esse procedimento devolve a massa capilar ao fio, deixando-o encorpado, forte, macio e saudável novamente. Por deixar o fio mais maleável graças a ação da queratina, muitas pessoas acreditam que a cauterização alisa os fios, mas essa informação está incorreta. É apenas uma impressão causada pelo resultado de fios mais alinhados.

Tempo de duração do alisamento de cabelo

Os alisamentos definitivos permanecerão no fio, portanto, a duração vai depender do crescimento capilar de cada pessoa, ou seja, quando a raiz vai crescendo e os fios naturais voltam a aparecer. A média é de três meses, mas varia de pessoa para pessoa. No caso dos alisamentos mais leves, eles vão saindo durante as lavagens, o que também vai depender dos seus hábitos de limpeza dos fios, portanto, vale consultar um profissional.

Cuidados após o alisamento de cabelo

-Faça uma reconstrução capilar: extremamente importante para devolver a proteína perdida pelos fios que passaram por procedimentos químicos.

-Monte um cronograma: engloba, além da reconstrução, a hidratação e nutrição necessária para que os fios tenham todos os cuidados essenciais para permanecerem sempre saudáveis.

-Corte as pontas do cabelo: esse hábito evita pontas duplas, embaraçamento e a quebra.

Melhores hidratações para quem fez alisamento de cabelo

-Hidratação com mel: contém proteínas e aminoácidos capazes de recuperar fios porosos e danificados, como os que passaram por procedimentos químicos.

-Hidratação com queratina: invista em máscaras de hidratação com esse componente que é o principal ativo usado para reconstruir a fibra capilar fragilizada.

Melhores produtos para cabelos alisados

Quer a nossa diquinha especial de produtos indicados para fios alisados? Anota aí!

-Linha Meu Liso Alisado e Relaxado (desenvolvida especialmente para as necessidades dos fios alisados).

-Linha Meu Liso Reconstrução Intensa (combate sete danos extremos que podem ser causados aos fios fragilizados por químicas de alisamento).

Gostou de saber tudo sobre alisamento de cabelo? Que tal ver também um conteúdo incrível sobre alisamento natural?

4 comentários

  1. Edneuza Oliveira dos Santos disse:

    Bom dia, Não estou encontrando a pomada para pranchar o cabelo (Hair Pressing Evocado – Profissional) na minha região (Santa Barbara d’ Oeste e Ameiricana -SP) Eu uso a anos e estou sentindo muita falta, já fui em várias lojas e as atendentes disseram que pararam de fabricar, é verdade? Esta Pomada é muito Boa e de ótima qualidade, está fazendo muita falta no mercado, por favor não deixe de fabricar! Desde de já agradeço!

    1. Salon Line disse:

      Edneuza, essa pomada foi descontinuada e não faz mais parte do nosso portfólio!

  2. Nadir de Araújo disse:

    Pintei meu cabelo e ressecou muito oq fazer

    1. Salon Line disse:

      Nadir, te indicamos nosso kit “Socorro Capilar”! Ele hidrata, nutre, reconstrói e recupera os cabelos ressecados, danificados, coloridos, descoloridos, elásticos e porosos! https://www.lojadasalonline.com.br/kit-socorro-capilar-oleocreme-54ml-ampola-concentrada-54ml-95511-p994874/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia