Barba: dicas para barbas de texturas variadas

Se antes a barba poderia ser vista como um sinal de falta de preocupação com a aparência, hoje ela é um dos visuais mais cool que um homem pode escolher e muitos se empenham em cultivar uma boa barba. E o mais bacana é que, com essa popularização da barba como estilo, existem muitos produtos […]

barba 1

barba 1

Se antes a barba poderia ser vista como um sinal de falta de preocupação com a aparência, hoje ela é um dos visuais mais cool que um homem pode escolher e muitos se empenham em cultivar uma boa barba.

E o mais bacana é que, com essa popularização da barba como estilo, existem muitos produtos e técnicas que você pode empregar para estimular o crescimento da barba e cuidar dela adequadamente. Se interessou, então vamos ver alguns dos principais a seguir!

Como cultivar uma boa barba

Enquanto para alguns homens ter uma barba cheia e fechada é algo natural, para outros é muito complicado cultivar os pelos que crescem na região do rosto.

A maioria das reclamações está ligada a uma barba muito rala, com falhas, pelos muito rebeldes e difíceis de modelar. Mas apesar da espessura do pelo e volume depender de uma série de fatores, sendo que muitos deles são genéticos, existem algumas opções que você pode tentar para cultivar uma barba mais saudável e vistosa.

O primeiro deles é procurar um dermatologista. Sim, muitas vezes o dermatologista é a pessoa certa para te ajudar a conquistar aquela barba de respeito que você deseja, principalmente no caso das barbas falhadas e com pelos que não crescem corretamente.

O dermatologista poderá te ajudar a entender as causas e indicar o melhor tratamento para estimular o crescimento dos fios. Alguns dos mais comuns são a aplicação de tônicos, cremes e outros produtos que são aplicados sobre a pele, além da medicação via oral.

A higiene também é importantíssima nesse sentido. Uma pele limpa, saudável e bem cuidada é fundamental para cultivar a barba. Quando a pele é muito oleosa, por exemplo, e não é higienizada corretamente, o sebo pode tampar e inflamar os poros, o que desacelera o crescimento da barba.

O que considerar antes de escolher um corte de barba

Atualmente existem diversos estilos de barba para os homens escolherem, mas seguindo algumas dicas ficará bem mais fácil escolher aquela que fique mais harmônica no seu rosto e valorize os pontos que mais gosta.

Um dos principais é avaliar o formato do seu rosto. A barba é um dos melhores artifícios para disfarçar aspectos que você não gosta ou melhorar o equilíbrio da face, desde que seja escolhida com sabedoria.

Os homens que têm rosto redondo e querem deixá-lo mais longo podem apostar em barbas que concentram os pelos no queixo e parte debaixo do rosto, como as barbas estilo âncora e o cavanhaque.

Aqueles que têm rosto quadrado, podem recorrer aos estilos de barba mais arredondados, que ajudam a disfarçar um pouco as linhas mais retas, deixando o visual mais harmonioso.

Já a face retangular pode ser valorizada com barbas mais longas nas laterais e curtas na parte inferior, então a maioria dos modelos de barba que tem um belo bigode e são mais discretas na área da mandíbula devem fazer sucesso.

Por fim, o rosto oval é que o melhor se adapta aos diferentes estilos de barba, e pode ser valorizado com uma barba baixa, no estilo “por fazer” ou apenas um bigode largo e bem aparado.

Modelos de barba para se inspirar

Ainda em dúvida sobre qual modelo de barba experimentar? Então se inspire nessas barba cheias de estilo e personalidade:

barba 2 barba 11 barba 10 barba 9 barba 8 barba 7 barba 6 barba 5 barba 4 barba 3

Como cuidar e modelar a barba

Então agora você conquistou aquela tão sonhada barba, não é? Bom, o trabalho não para por aqui. Quem optar pela barba, precisa tomar alguns cuidados para que ela se mantenha não só com boa aparência, mas também saudável.

#1 Mantenha a barba limpa

Um dos mais importantes é manter a higiene. Por estar muito perto da boca e ser constantemente exposta ao ambiente, a barba pode reter germes, poeira, sujeira e até gerar caspa, então é importante tomar alguns cuidados para mantê-la sempre limpa.

Hoje, existem produtos especiais para a higiene da barba, mas os sabonetes neutros também costumam limpar bem os pelos faciais. Além da hora do banho, é indicado lavar a barba de manhã e à noite, ou sempre que sentir que ela precisa de uma boa limpeza.

#2 Não esqueça de secar

Uma barba entranhada e úmida é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e germes, então nada de deixá-la molhada depois de fazer a sua limpeza ou tomar banho.

Além disso, a umidade pode favorecer a queda dos pelos e deixar a barba desgrenhada e rebelde, o que com certeza você não quer. Para evitar tudo isso, é fundamental secar muito bem a barba.

#3 Tenha tempo para fazer a barba

Se você valoriza uma barba bem feita e bem cuidada precisa dedicar um tempo para ela.

Quando for acertar os pelos ou experimentar um novo estilo, separe um tempo para deixar uma toalha morna no rosto, para abrir os poros e facilitar o trabalho da lâmina, e faça os movimentos com cuidado e paciência.

Essa é a melhor forma de evitar cortes desnecessários e acabar com uma barba com aquela cara de feita as pressas.

#4 Cuide da pele

Terminou de se barbear? Finalize o processo aplicando uma loção pós-barba, óleo ou um creme hidratante de sua preferência para acalmar a pele e mantê-la bem hidratada e com boa aparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia