Cabelo ressecado: Dicas para acabar com os fios ressecados

jovem com cabelos ressecados

Muitos são os fatores que contribuem para deixar o cabelo ressecado, desde poluição, cloro, exposição ao sol até o uso excessivo de químicas. E vamos combinar que ninguém gosta deste aspecto, não é mesmo? Por isso, é necessário investir em uma série de cuidados específicos para que o fio fique macio e saudável novamente. Veja quais são esses tratamentos e bora colocar em prática.

Escolha o shampoo certo

Os cuidados começam desde a lavagem, sim! O uso do shampoo adequado não só ajuda a prevenir futuros danos, como contribui para reverter o ressecamento dos fios. Dê preferência aquelas versões mais hidratantes e suaves. Elas removem as impurezas sem comprometer a oleosidade natural do couro cabeludo – diferentemente dos shampoos antirresíduos, por exemplo.

Mantenha a hidratação em dia

A hidratação é a porta de entrada para os outros tratamentos. Afinal, é ela quem vai devolver toda a água que foi perdida pela fibra capilar. Sendo assim, é fundamental contar com uma máscara potente e tentar fazer de duas a três hidratações por semana. Basta aplicá-la mecha a mecha, enluvando os fios do comprimento às pontas. Depois, é só deixar agir de 3 a 5 minutinhos e enxaguar.

Aposte na umectação capilar

Agora que os fios já estão preparados para receber outros tratamentos, é hora de partir para a nutrição. Atenção: essa é uma das etapas mais importantes já que devolve lipídeos a fibra capilar – ou seja, sua oleosidade natural – que, consequentemente, ajuda a dar adeus ao aspecto seco. Para isso, basta alternar o uso de máscaras com fórmulas ricas em óleos com a técnica de umectação feita com o óleo de coco, por exemplo. Você pode fazer a umectação 30 minutos antes do banho ou optar pela umectação noturna e retirar o produtinho somente no dia seguinte. Ambas funcionam muito.

Lave o cabelo ressecado com água na temperatura certa

Água sempre morna para fria. Isso mesmo! A temperatura do chuveiro faz toda a diferença na hora de combater o ressecamento. Especialistas indicam deixar a água sempre de morna para fria quando for lavar as madeixas. Sabe por quê? Enquanto a água quente abre as cutículas da fibra capilar e tende a piorar o ressecamento, a água morna/gelada ajuda a selar as cutículas e aumenta o brilho dos fios. Dica: não quer tomar banho gelado? Tente, ao menos, fazer o último enxágue com água fria, ok?

Como os finalizados podem ajudar com um cabelo ressecado

Não esqueça os finalizadores, eles são sempre excelentes aliados no combate ao cabelo ressecado e completam os cuidados já citados. No caso do uso de qualquer aparelho elétrico como secador, chapinha ou modelador, utilize um defrizante termoativado para proteger as madeixas das altas temperaturas proporcionadas por estas ferramentas. Se os cabelos forem cacheados, invista em um bom creme para pentear ou ativador de cachos.

Cabelo ressecado: Dicas para acabar com os fios ressecados
5 (100%) 1 vote

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia