Cabelos com Luzes: Dicas e Cuidados Que Você Não Pode Perder

Grande parcela das mulheres já pensou em ter os cabelos com luzes – inclusive, muitas são adeptas do estilo. É uma técnica bem conhecida, principalmente, quando se está buscando uma mudança no visual. Afinal, o procedimento já é um clássico da beleza. Mas, você sabia que existem diferentes técnicas, resultados e tons que você pode escolher?

Antes de decidir se vai se jogar no mundo das loiras, é necessário pesquisar para ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Assim, você terá o melhor resultado. Pensando nisso, trouxemos as melhores dicas e informações para ajudar. Então, vamos lá?!

Como fazer luzes no cabelo

Embora seja um processo que permite vários estilos, existe uma técnica tradicional, usada por muitos profissionais: é a touca para luzes. Já ouviu falar?! É aquela feita de silicone, bem apertada e cheia de pequenos furos.

Além dela, o cabeleireiro especializado usa também outros acessórios: uma agulha de crochê, um pincel, água oxigenada e potes para mistura. Mas atenção, todos esses materiais devem ser usados apenas por profissionais já que eles possuem o conhecimento necessário para não prejudicar os fios.  

Tanto é que cada cabeleireiro tem sua técnica favorita: uns preferem, ao invés do pincel, passar o produto no cabelo com uma escova de dente ou um pente de cabelo. Tudo isso acaba alterando o resultado. Por isso, é bom conversar com o profissional para alinhar as expectativas. Inclusive, se você busca um tom de cabelo platinado ou um loiro acinzentado, precisará de uma tinta. Ou seja, é uma mudança que exige acompanhamento e muita decisão.

Outro ponto essencial que você precisa estar atenta: o cabelo precisa estar saudável e hidratado. Isso porque a água oxigenada é um agente que abre a fibra capilar, ou seja, durante esse processo, os fios acabam perdendo água e nutrientes. Se estiver ressecado, a descoloração irá piorar ainda mais o problema. Uma vez que os cabelos estão fortes, você pode se jogar nas luzes.

Atenção: se o seu cabelo for virgem, lembre-se de pedir ao profissional que se atente. Isso porque fios livres de química descolorem mais rápido, ok?  

Analisou tudo isso? Então, agora está tudo certo para começar!  

Técnicas para clarear os fios

Existem inúmeras formas de luminar os fios. Para ajudar você a alcançar o resultado que procura vamos apresentar alguns desses estilos. Afinal, tudo é válido quando é para se transformar na sua melhor versão, certo?!

Luzes

As luzes no cabelo é a técnica mais comum – e pedida – entre as mulheres. A ideia é criar mechas bem finas espalhadas ao longo do cabelo, mesclando à cor natural dos fios.

Mechas

São muito parecidas com as luzes. No entanto, durante o processo, as mechas descoloridas são um pouco mais grossas, ideal para quem quer aderir ao visual loiro. Essa técnica também é muito utilizada para aquelas que decidem aderir aos fios coloridos, já que a cor aplicada fica mais em evidência.

Reflexos

Se você procura um visual que passeia entre as luzes e as mechas, esse é o método perfeito para você. Os reflexos mesclam, de forma sutil, os fios descoloridos aos naturais, sem deixar o visual marcado.

Ombré Hair

O look, que já virou um clássico, nada mais é do que um degradê suave de tons de loiro: a raiz permanece com a cor original enquanto apenas o comprimento é descolorido – daí o nome ‘ombré’. É a escolha ideal para quem busca uma mudança sutil e prática, já que nesta técnica você não precisa retocar a raiz com frequência.

Balaiagem

Do francês ‘balayage’, a técnica ilumina os fios desde a raiz, só que de forma natural, já que a ideia é apostar em até três tons mais claros que a cor original. A diferença desta técnica para as demais está na espessura das mechas a serem descoloridas: elas são bem fininhas, como se fizessem parte do cabelo natural.

Californianas

Com um ar bem praiano, esse visual é um dos mais cobiçados entre as mulheres. A descoloração passa bem longe da raiz já que é feita só da metade do comprimento para baixo, como se os fios tivessem sido queimadinhos pelo Sol – boa pedida para quem não é fã de idas constantes ao salão.

Tiger Eye

As mechas tiger eye tem como referência a pedra “olho de tigre” e até os próprios olhos do animal. Na técnica misturam-se três tons diferentes: dourado, bronze e marrom. É uma boa pedida para quem quer iluminar o castanho de forma bem discreta e natural.

Splashlight

Este visual é para quem gosta de ousadia! Aqui, é feito apenas uma única mecha, só que na horizontal, como se o Sol estivesse incidindo sobre o cabelo, tipo um feixe de luz. O visual pode ser mais marcado ou suave, a escolha é sua.

Cabelo com luzes platinadas

Para aquelas que querem iluminar os fios e aderir de uma vez por todas a loirice, pode investir no cabelo platinado. Se você ficou um pouco confusa com essa técnica, a gente ajuda!

O look platinado nada mais é do que um loiro bem claro, quase branco. Para atingir esse efeito você vai precisar despigmentar seus fios e tingir logo depois. Isso porque, só a descoloração não traz o efeito platinado, na verdade, esse processo dá aquele aspecto amarelado ou alaranjado.  

Mas, afinal, que tipo de coloração usar para o cabelo para ele ficar loiro? A tintura aplicada sobre os fios descoloridos é bem clarinha, tipo o “Louro Claro” ou  “Pérola”. São elas que vão cobrir o aspecto amarelado e revelar o tão amado platinado.

Cabelos com luzes mel

Nem todas que querem clarear o cabelo estão buscando o tom mais claro do loiro, até porque, vai da personalidade e estilo de cada uma, né?!

Por isso, muitas mulheres viraram adeptas das luzes mel. A técnica é bem suave –  ela clareia no máximo 3 tons -, discreta e menos agressiva aos fios.

Tanto foi o sucesso que o estilo ganhou até nome: morenas iluminadas. A ideia é manter o castanho natural e acrescentar pontos de luz, dando destaque absoluto para o rosto. O grande segredo desta técnica está na mistura de diferentes tons de mel que, juntos, dão a impressão de que o cabelo é assim mesmo, tipo “nasci assim”.

Os tons mais cobiçados – e democráticos – para esse método incluem o mel dourado, o mel

acobreado e o mel tabaco. Em relação ao estilo, invista sem medo nas mechas californianas, babylight e até as próprias luzes.

Produtos para cabelos com luzes

Descolorir os fios é procedimento bem agressivo para a saúde capilar já que, durante o processo água e nutrientes vão embora. É normal! Por isso, é preciso redobrar a atenção e o cuidado com os fios. Mas, calma que não é difícil. Dá só uma olhada nessas dicas.

O primeiro passo é investir nos produtos certos. Lembre-se que depois de qualquer descoloração, o cabelo com luzes está mais exposto, o que o torna muito mais frágil. Por isso, é preciso que os shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores sejam próprios para cabelos descoloridos ou quimicamente tratados. É que eles possuem fórmulas ricas em ativos hidratantes e nutritivos, como o óleo de coco, a queratina, o argan, a babosa, o D-pantenol e vitaminas.  

IMPORTANTE: quando falamos de cabelo com luzes platinadas não podemos deixar de mencionar a importância da matização. Com o tempo, os fios perdem o aspecto branco/loiro e começa a se aproximando do amarelo/laranja, é normal.

Para solucionar esse problema, você vai precisar incluir na rotina um creme matizador ou desamarelador. Eles possuem pigmentos que neutralizam o amarelado, mantendo aquele tom de salão por muito mais tempo. O ideal é usar pelo menos a cada 15 dias, mas sem exageros ou o seu cabelo pode acabar chumbado, ou seja, com pigmentos arroxeados.

Como cuidar de cabelo com luzes

Além dos produtos adequados para cabelos com luzes, é necessário pensar em outros tipos de cuidados para manter a saúde dos fios.

Cortes Frequentes

Isso já é regra antiga para todos os tipos de cabelo, contudo, ela é fundamental para as que aderiram às luzes. Isso porque, depois de descoloridos, a fibra capilar fica porosa e, por isso, mais exposta e suscetível aos danos externos. Resultado? Ressecamento e pontas duplas.

Por isso, o ideal é que de três em três meses você corte pelo menos as pontas do cabelo – dois dedinhos é o suficiente e não vai alterar o comprimento.

Hidratação para os cabelos com luzes

Hidratar o cabelo com periodicidade é quase uma obrigação. Pensa assim: nosso corpo perde diariamente diversas vitaminas, certo? Para repô-las nos alimentamos com frequência – até porque nosso corpo não é capaz de produzi-las.

A mesma coisa acontece com nosso cabelo. Todo dia ele é submetido a diversas situações que faz com que ele perca água e nutrientes. Por isso, a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez na semana. Assim, ele sempre estará bem cuidado, com brilho, movimento e, acima de tudo, saúde.

Protetores térmicos

Quem descolore os fios com certeza já viu o cabelo ir do loiro para o esverdeado. Pois é, essa situação é recorrente, porém normal. Quando o cabelo com luzes entra em contato com o cloro da piscina ou o cobre presente na água do chuveiro isso acontece.

É que os fios descoloridos ficam com as cutículas mais abertas do que os sem química, logo, mais sensíveis aos componentes contidos na água. Para se prevenir desse problema a saída é usar um protetor térmico para o cabelo: ele forma uma espécie de película ao redor do fio, protegendo-o dos danos externo.  

Não se esqueça de aderi-lo antes do uso de elétricos também. Essa proteção é necessária pela fragilidade das mechas, que podem acabar ficando super-ressecadas se não protegidas frequentemente.

Como recuperar cabelos ressecados com luzes

Até aqui, dicas para cuidar e manter a saúde dos seus fios não faltam, né?! Mas, ninguém está isenta aos danos causados pela descoloração. Quando os cabelos com luzes ficam extremamente ressecados, outros tipos de cuidados devem ser tomados.

Isso porque, mais do que cuidar dos fios, é preciso recuperá-los. Para isso, existem algumas dicas que não falham. Então, vamos lá?!

Agora, mais do que nunca, é preciso nutrir e reconstruir os fios. Um ótimo aliado para isso é o cronograma capilar, uma agenda de cuidados que vai ajudar a salvar os fios. Esse método se divide entre hidratação, nutrição e reconstrução. Para que seja eficaz, intercale os cuidados para o que seu cabelo estiver mais precisando.

Outro ótimo produto são as ampolas de tratamento de choque. Elas possuem ativos hidratante, nutritivos e reconstrutores concentrados que vão dar aquele up nos fios. É só passar, esperar o tempo indicado pela embalagem e pronto!

Você pode ainda apostar na umectação noturna. Basta aplicar um óleo vegetal em todo o cabelo – o de rícino é bem poderoso – e ir dormir. Pela manhã é só lavar como de costume.  

Mas, se o nível de ressecamento estiver muito intenso, vale a pena passar a tesoura por mais que seja difícil desapegar do comprimento. Uma vez saudável novamente, o cabelo vai crescer bem rapidinho, já que está com a hidratação em dia. Uma boa dica é repicar bem os fios – além e garantir movimento, dá para tirar boa parte das pontas duplas sem alterar tanto o comprimento.

Luzes e progressiva

Você pode, sim, combinar as luzes com a progressiva fazer, contudo, não faça de uma vez! A progressiva, química para alisar os fios, é um procedimento agressivo, que altera a curvatura da fibra capilar. Combiná-la com a descoloração, que também mexe nas cutículas dos fios pode ser extremamente prejudicial – e estamos falando de queda e até corte químico. Não vale a pena, certo? O ideal é escolher o que você quer primeiro. Feito isso, espere pelo menos um mês para realizar o outro procedimento.

Tenha em mente também que se você optar pela progressiva antes das luzes pode ser que, no momento da descoloração, elas não fiquem tão fortes como nos cabelo sem química. Isso porque, como as cutículas ficam seladas após o alisamento, a química descolorante não consegue penetrar totalmente na fibra. Caso você opte pelas luzes primeiro saiba que a progressiva tende a modificar o tom do cabelo. Se possível, faça a progressiva primeiro e depois invista no cabelo com luzes.

E aí, agora está se sentindo por dentro do mundo dos cabelos com luzes? Compartilhe com quem precisa desse conteúdo e se restou alguma dúvida, nos deixe um comentário.

4 comentários

  1. Karine disse:

    Olá!
    Bom dia!
    Meu nome é Karine.
    Não tenho o hábito de passar chapinha nem de fazer escovas, geralmente seco o cabelo com secador apenas passando a mão.
    Gosto muito de progressiva e fiz luzes. Qual a progressiva que vcs me indicam que deixa bem lisinho um cabelo com luzes? E posso fazer de quanto em quanto tempo?

    1. Salon Line disse:

      Ka, para qualquer procedimento de transformação, indicamos que procure um profissional de sua confiança para realizar uma avaliação dos fios. Beijos, linda!

  2. Evy Abrahão disse:

    OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    1. Salon Line disse:

      Ebaaaa, Evy! Ficamos suuper felizes! Continue de olho em nossas páginas! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia