Cabelos crespos: Como cuidar e tratar fios afros e dicas de cortes e coloração

Já foi o tempo em que os cabelos crespos tinham que ser “domados” e viver sempre presos. Hoje mais e mais mulheres e homens estão aprendendo a apreciar a beleza natural dos seus fios crespos, entrando na transição capilar e percebendo que todos os tipos de cabelos são bonitos se você estiver se sentindo confortável […]

Cabelos crespos 8

Cabelos crespos 1

Já foi o tempo em que os cabelos crespos tinham que ser “domados” e viver sempre presos. Hoje mais e mais mulheres e homens estão aprendendo a apreciar a beleza natural dos seus fios crespos, entrando na transição capilar e percebendo que todos os tipos de cabelos são bonitos se você estiver se sentindo confortável com eles!

Mas, como acontece com os outros tipos de fios, os cabelos crespos têm algumas particularidades e quando você as conhece bem fica muito mais fácil tratá-los com o carinho que eles merecem e mantê-los saudáveis e lindos.

A seguir, vamos conhecer tudo o que você precisa saber para cuidar direitinho do seus fios e ter cabelos crespos de dar inveja! Vamos lá!

As particularidades dos cabelos crespos

Dentro da tabela de tipos de cabelos, os crespos normalmente se encaixam nas categorias 3 e 4. Esses tipos de fios são naturalmente mais ressecados que os outros porque a sua curvatura acentuada faz com que a oleosidade natural encontre mais dificuldades para chegar até as pontas.

A tendência ao frizz, aquele arrepiadinho no alto da cabeça, também é uma característica comum dos cabelos cacheados. Em alguns casos, o frizz pode ser até charmoso, principalmente nos cabelos mais volumosos, mas quando ele aparece em grande quantidade pode atrapalhar os penteados.

Os cachos do cabelo crespo podem variar bastante de acordo com a sua curvatura de fio, e o formato deles também pode te ajudar a identificar em que categoria seus cabelos se encaixam.

O 3C e o 4A, por exemplo, costumam formar cachos bem fechados e com formato de S. Já as mechas do 4B se aproximam mais da forma de um Z e os crespos 4C tem cachos quase imperceptíveis.

Definindo qual o seu tipo de fio, você terá mais facilidade para encontrar produtos e técnicas específicas para deixar os seus cabelos crespos ainda mais lindos.

Como cuidar dos cabelos crespos adequadamente

Cabelos crespos 2

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre os seus cabelos crespos, vamos ver algumas dicas para mantê-lo mais saudável e bem cuidado.

#1 Umectação

Como dissemos, os cabelos crespos são naturalmente mais ressecados do que os outros, mas isso não quer dizer que você tenha que conviver com fios opacos e sem vida. A umectação capilar é um dos melhores tratamentos para repor a oleosidade que os fios precisam para se tornar brilhantes, macios e emolientes.

Você pode fazer a umectação aplicando óleo vegetal nos cabelos, deixando o produto agir por cerca de 30 minutos e depois lavando as madeixas normalmente. Muitas crespas gostam de fazer a umectação noturna, em que o óleo age durante a noite toda e os cabelos são lavados pela manhã.

#2 Cronograma capilar

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, inclusive para quem tem cabelos crespos. Esse procedimento se baseia na reposição de água, nutrientes, vitaminas, lipídios e proteína através de várias sessões de hidratação, nutrição e reconstrução.

Como as crespas tendem a ter fios mais frágeis e danificados, o cronograma capilar pode ser uma verdadeira mão na roda para deixar os cabelos mais fortes e resistentes.

Existem diversos produtos que podem integrar o seu cronograma capilar e, para os cabelos crespos, um dos melhores são os que contém babosa, que promove uma hidratação profunda e duradoura.  

#3 Touca e fronha de cetim

Adotadas por muitas cacheadas e crespas a touca ou fronha de cetim são peças que podem ajudar a reduzir o frizz e manter os cachos no lugar.

A lógica por trás dessas peças é que o cetim cria menos atrito com os cabelos do que o algodão e, por isso, ele não desmancha tanto os seus preciosos cachinhos e nem provoca o frizz. O resultado pela manhã são cabelos mais alinhados e no lugar!

#4 Atenção com a temperatura

Na hora da lavagem, quem tem cabelos crespos deve fugir da água quente, usar um finalizador com fator UV sempre que for sair ao sol e aplicar defrizante com proteção térmica antes de usar secador, chapinha e outros modeladores.

Tudo isso porque as altas temperaturas aceleram o ressecamento dos cabelos, e quem já tem fios mais sensíveis e secos não vai querer isso.

#5 Desembarace com cuidado

A textura dos cabelos crespos pode dificultar um pouco o momento de desembaraçá-los, por isso muita gente optar por penteá-los ainda durante o banho.

Não há problema em fazer isso, desde que você seja bem cuidadosa para não quebrar os fios. A melhor forma é desembaraçar a partir das pontas, usando pentes de dentes mais largos e fazer isso enquanto o cabelo está com condicionador ou máscara de hidratação.

Cortes perfeitos para cabelos crespos

Os cabelos crespos permitem cortes incríveis! Veja alguns deles:

Geométricos

Cabelos crespos 3 Cabelos crespos 6 Cabelos crespos 5 Cabelos crespos 4

Em camadas

Cabelos crespos 7 Cabelos crespos 8

Long bob

Cabelos crespos 9 Cabelos crespos 10

Com franja

Cabelos crespos 11 Cabelos crespos 13 Cabelos crespos 12

Dicas de coloração para cabelos crespos

Cabelos crespos 14

Os cabelos crespos podem ser coloridos de qualquer cor, e aceitam bem técnicas como as luzes, ombrè hair e muito mais. Mas, sempre que for descolorir os fios é preciso tomar alguns cuidados.

A descoloração é um processo que agride os cabelos, e por serem mais sensíveis que os outros, quando for descolorir um cabelo crespo é preciso tomar ainda mais cuidado para garantir que seus cabelos vão continuar saudáveis depois deste processo.

Antes de descolorir verifique como está a saúde dos fios. Se perceber que eles estão muito danificados, o melhor é fazer um cronograma capilar por pelo menos um mês antes de investir na coloração.

Não esqueça também da importância de fazer um teste de mecha sempre que for descolorir ou tingir os cabelos. O teste de mecha se baseia em aplicar uma pequena quantidade de produto em uma mecha dos cabelos para perceber como eles vão se comportar.

Por fim, depois de colorir os cabelos, continue com os ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução para garantir que os fios continuem saudáveis e bonitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia