Cachos perfeitos: como definir os cachos, dar volume, diminuir frizz e outras dicas

Fala sério, quem é que não quer cachos perfeitos? Os cachos têm uma beleza própria e dão charme, atitude e personalidade para quem os ostenta, mas nem sempre é simples deixá-los do jeitinho que você quer, não é mesmo? Bem, a boa notícia é que existem alguns truques que vão te ajudar a manter os […]

cachos perfeitos 0

Fala sério, quem é que não quer cachos perfeitos? Os cachos têm uma beleza própria e dão charme, atitude e personalidade para quem os ostenta, mas nem sempre é simples deixá-los do jeitinho que você quer, não é mesmo?

Bem, a boa notícia é que existem alguns truques que vão te ajudar a manter os seus fios ainda mais lindos e, pode acreditar, com cachos perfeitos! Vamos ver quais são eles?!

Cachos perfeitos como manter os cabelos saudáveis

cachos perfeitos 1

O primeiro passo para garantir cachos perfeitos é cuidar da saúde dos seus cabelos. Isso porque a maioria dos efeitos negativos dos cachos, como o frizz e o ressecamento, está ligada a falta de cuidados com a saúde capilar.

Um dos primeiros passos para tratar melhor dos seus cachinhos é adotar um cronograma capilar, uma rotina de hidratações, nutrições e reconstruções que visam devolver elementos importantes para que os cabelos estejam sempre saudáveis e bonitos, como água, nutrientes, vitaminas, óleos e proteínas.

Usar produtos específicos para cabelos cacheados também é fundamental se você quer ter cachos perfeitos. Esses cosméticos levam em consideração as características e necessidades específicas dos cabelos cacheados e, por isso, devem sempre ter preferência na hora de escolher os seus shampoos, condicionadores, máscaras e cremes para pentear.

A umectação também é um procedimento capilar bastante interessante para quem quer cachos perfeitos porque ajuda a combater um dos principais problemas das cacheadas: o ressecamento.

A curvatura natural dos fios faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo encontre mais dificuldades para chegar até as pontas, o que acaba deixando os cabelos frágeis, secos e quebradiços. Mas a umectação está aí para evitar que isso aconteça.

O procedimento baseia-se em aplicar óleo vegetal nos cabelos, praticamente um banho de óleo. Com isso, o comprimento e as pontas recebem a oleosidade que precisam para ficar macios, brilhantes e soltos!

Cachos perfeitos: como definir os cachos

cachos perfeitos 2

Existem várias formas de definir os cachos, mas a maioria delas se resume, basicamente, em usar um bom creme para pentear ou ativador de cachos e usar técnicas de texturização capilar.

Quem está em processo de transição capilar, ou seja, abandonando as químicas para assumir a curvatura natural dos cabelos, pode se beneficiar bastante das técnicas de texturização para deixar o cabelo mais cacheado e volumoso.

Uma das técnicas mais simples de estimular a formação de cachos é amassar os fios  verticalmente, desde as pontas em direção a raiz. A fitagem é outro método igualmente simples, que se baseia em dividir os cabelos em mechas grossas e passar os dedos entre elas, criando pequenas fitas.

Outras são um pouquinho mais elaboradas, mas também oferecem resultados ótimos. A texturização com meia fina, por exemplo, pode ser feita amarrando uma meia fina no alto da cabeça, como se fosse uma faixa, e enrolando pequenas mechas ao redor do tecido. Depois de secar, basta soltar e aproveitar cachos perfeitos e bem definidos!  

Cachos perfeitos: como aumentar o volume

cachos perfeitos 3

Um cabelo cheio de cachos perfeitos e bem volumoso é um luxo que poucas mulheres têm? Que nada! Existem produtos para aumentar o volume e fazer o seu cabelo cacheado brilhar.

Para começar, você pode aplicar um gel que estimula o volume, como a Gelatina Mix #todecacho, que pode ser misturada com o seu creme para pentear favorito ou usada sozinha para deixar os cabelos com mais volume e brilho molhado. E tudo isso sem fazer com que os cachos ganhem aquele aspecto pesado e artificial.

Depois de aplicá-la, você pode usar um pente garfo para soltar os cachos e deixá-los nas alturas!

Cachos perfeitos: como diminuir o frizz

cachos perfeitos 4

Para que os seus cachos brilhem, pode ser uma boa ideia diminuir o frizz, aqueles fiozinhos arrepiados que aparecem no topo da cabeça.

Uma boa dica para isso é adotar a fronha e a touca de cetim, que diminuem a fricção nos cabelos durante a noite, permitindo que você acorde com cabelos muito mais alinhados e definidos.

Falando em tecido, outra estratégia que também funciona é trocar a sua toalha comum por um tecido liso ou secar os cabelos (principalmente as raízes) com papel absorvente. Aqui, novamente, o atrito entre os fios e a superfície que está em contato com eles será reduzida, e isso deve desestimular o frizz e manter os seus cachos perfeitos por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia