Caspa: Tudo o que você precisa saber para evitar e eliminar a caspa do cabelo

A caspa é o nome dado a uma disfunção do couro cabeludo, a dermatite seborreica ou seborreia. Esse é um problema comum que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Para saber tudo sobre o assunto, fique de olho aqui! O que é caspa? A caspa se caracteriza por um processo de descamação da […]

menina com caspa

A caspa é o nome dado a uma disfunção do couro cabeludo, a dermatite seborreica ou seborreia. Esse é um problema comum que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Para saber tudo sobre o assunto, fique de olho aqui!

O que é caspa?

A caspa se caracteriza por um processo de descamação da pele do couro cabeludo, resultado do trabalho excessivo das glândulas sebáceas.

Caspa: quais os tipos?

Existe a caspa oleosa e a caspa seca. Vamos às diferenças entre elas:

Caspa oleosa

Na caspa oleosa, a descamação fica grudada no couro cabeludo, mas alguns “floquinhos” podem escorrer para os fios em pequena quantidade, criando uma aparência de cabelo sujo.

Caspa seca

Já a caspa seca é aquela que se solta totalmente do couro cabeludo, fazendo com que as descamações fiquem totalmente visíveis, em alguns casos inclusive nas roupas.

Por ser um incômodo, é comum você se perguntar como acabar com a caspa né?!
Para acabar com a caspa, é preciso ficar de olho em alguns hábitos rotineiros que podem acabar prejudicando o couro cabeludo.

Caspa causada por químicas e outros produtos

Realizar procedimentos químicos de maneira errada, como alisamento ou progressiva, por exemplo, também pode agredir a pele e promover a sua descamação. O uso de gel na raiz dos fios também pode ser prejudicial, pois o produto pode fechar os folículos capilares, causando oleosidade excessiva e descamação.

Como acabar com as caspas?

Para quem quer acabar com a caspa, existem outros cuidados muito importantes que devem ser tomados no dia a dia. Veja!

Faça a lavagem correta dos fios

Para quem quer saber como acabar com a caspa, a primeira dica é modificar a rotina de lavagem dos fios.

Tratando a caspa seca

Para tratar casos mais graves de caspa seca, é indicado o uso de shampoos anticaspa, como por exemplo, o shampoo bomba men. Já em casos mais avançados, o uso de medicamentos de uso oral e local podem ser necessários;

Como tratar a caspa oleosa

Para a caspa oleosa, é necessário usar produtos específicos para controlar a oleosidade dos fios como um shampoo esfoliante, por exemplo, que ajuda a purificar o couro cabeludo. Em alguns casos, o uso de algum medicamento anti inflamatório pode ser prescrito.

Quando e como lavar o cabelo com caspa

Além disso, em ambos os casos de caspa, é recomendável lavar os cabelos um dia sim e outro não, deixando a água em temperatura morna. Aplique o shampoo fazendo massagens suaves para evitar mais descamações e passe o condicionador apenas nas pontas, evitando a raiz. A hidratação para cabelo também deve ser feita somente nos comprimentos e pontas ok?!

Como evitar a caspa

Cabelo molhado pode causar caspa

Um hábito bastante prejudicial é ficar com o cabelo molhado por muito tempo, como dormir como ele ainda úmido, por exemplo. A umidade ajuda na proliferação de fungos que podem aumentar a caspa e atrapalhar o tratamento.

Seque o cabelo corretamente

Sempre seque os fios com um secador em temperatura média.

Não abafe o couro cabeludo

Evite usar acessórios como bonés e chapéus por muito tempo para evitar que o couro cabeludo fique abafado.

Mantenha uma alimentação balanceada

Manter uma alimentação inadequada com a ingestão excessiva de alimentos gordurosos, com muitos carboidratos refinados e muito açúcar pode piorar a caspa no cabelo. Por isso, mantenha uma dieta balanceada.

Procure um especialista

Além de todas essas dicas, é importante consultar um médico especialista, caso o quadro persista, já que a caspa também pode estar associada a alguns problemas de saúde.

Essas são apenas algumas dicas de como acabar com a caspa. Lembre-se que um organismo saudável reflete cabelos mais fortes e bonitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia