Como limpar bijuterias corretamente: dicas para bijuterias que precisam de restauração

Como limpar bijuterias

Não tem jeito, a maioria dos acessórios em bijuterias vai perdendo a cor ou escurecendo com o passar do tempo mesmo. Mas a boa notícia é que é possível limpar bijuterias e fazer com que elas durem por mais tempo!

Por que as bijuterias perdem a cor com o passar do tempo?

O que acontece com as bijuterias é, na verdade, um processo de oxidação. Isso porque essas peças são feitas a partir de materiais como níquel ou latão e são apenas banhadas por uma camada fina de prata, ouro ou ródio.

Conforme as peças feitas por esses materiais vão entrando em contato com o suor do corpo, além de perfume, umidade e água, elas começam a passar pelo processo de oxidação e, então, elas vão se desgastando e ficando com a aparência de sujas.

Por isso, é importante ter em mente que os acessórios em bijuterias não têm um tempo de “vida” tão longo quanto o de peças feitas em ouro ou prata.

Como limpar bijuterias? Veja abaixo alguns métodos

Existem alguns métodos e receitas caseiras que podem ajudar na limpeza de bijuterias. Nós separamos as mais fáceis. Essas duas técnicas servem tanto como exemplos de como limpar bijuteria dourada, quanto de como limpar bijuterias de prata. Veja:

Com vinagre e bicarbonato

O que você vai usar:

– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

– 2 colheres de sopa de vinagre branco

– 2 colheres de sopa de detergente neutro

– 1 litro de água morna

– 1 escova de dentes nova e com cerdas macias

Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

Com pasta de dente

O que você vai usar:

– Pasta de dente

– Flanela

– Cotonete

É simples: usando um cotonete, aplique uma quantidade pequena de pasta de dente por toda a bijuteria. Depois, basta limpar a bijuteria usando a flanela e esfregá-la até que fique totalmente limpa e sem resquícios de pasta. (Aqui, você também pode usar uma escova de cerdas macias no lugar de uma flanela)

Com batom

O que você vai usar:

– Batom

– Flanela

Usando um batom (cremoso) de qualquer marca, aplique o produto por toda a bijuteria. Em seguida, esfregue a peça com a flanela até que ela fique completamente limpa.

Como limpar bijuterias com strass?

Para limpar bijuterias com strass, você pode utilizar os métodos descritos acima, mas é preciso ter bastante cuidado, principalmente se for usar a primeira técnica, pois nesse caso, a água pode fazer com que a cola se solte e as pedras de strass caiam.

Por isso, redobre a atenção quando for limpar bijuterias com algum tipo de enfeite. Uma dica é aplicar base incolor de unha sobre as pedrinhas da bijuteria para que elas fiquem mais fixadas na peça.

Como conservar bijuterias? Veja dicas

– Deixe suas bijuterias longe da água. Evite tomar banho, entrar no mar, na piscina ou fazer sauna usando uma bijuteria. Caso alguma peça entre em contato com água, seque-as assim que possível;

– Evite, também, deixar suas bijuterias em lugares úmidos, como o banheiro da sua casa, por exemplo;

– Tenha um local específico para o armazenamento das bijuterias, como um porta-joias ou uma maleta;

– Separe as bijuterias prateadas e douradas na hora de guardá-las e tente não deixá-las muito “amontoadas”;

– Se possível, guarde cada bijuteria em um saquinho diferente;

– Evite passar perfumes ou cremes corporais quando já estiver com as bijuterias no corpo. Neste caso, o ideal é passar o perfume antes e, somente depois de “seco”, colocar as bijus.

Como prolongar a durabilidade de uma bijuteria?

Existem algumas técnicas que podem ajudar a manter o aspecto das bijuterias praticamente intactos.

Uma delas é fazendo a aplicação de base incolor (aquela de unha mesmo) por toda a bijuteria. Essa técnica é bastante utilizada, principalmente em bijuterias que tem algum tipo de pingente ou strass.

A desvantagem é que é necessário ter muito cuidado para aplicar a base na bijuteria, pois, se a técnica for malfeita, o resultado pode ser um acabamento grosseiro.  

Outro produto que pode apresentar um bom resultado na conservação das bijus é o spray verniz para proteger e embelezar artesanatos.

Para realizar essa técnica de conservação, basta forrar uma mesa com papel, colocar a (ou as) bijuteria (s) que você quer conservar e, em seguida, ir aplicando o spray cuidadosamente. Depois, deixe secar.

Se optar por essa técnica, é importante olhar antes na embalagem se o verniz que você escolheu pode ser utilizado em metais. E se você quer saber como dar brilho em bijuterias douradasou prateadas, a técnica com verniz também é uma boa alternativa.

Apesar de funcionarem bem, fazer alguma dessas técnicas de conservação não significa que as bijuterias poderão entrar em contato com a água, vapor, perfumes ou cremes, certo? É importante ter os cuidados com as bijuterias da mesma maneira.

Gosta de acessórios? Então dá só uma olhada nessas inspirações de acessórios estilo boho

1 Comentário

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos