Ideias de cortes de cabelo feminino para inspirar o seu novo visual em 2020

Cortes de cabelo feminino

Um ano novinho vem chegando por aí e com ele aquela vontade de renovar no visual também, não é verdade!?

E nada mais inovador do que um corte de cabelo bonitão! Por isso trouxemos ideias de cortes de cabelo feminino para valorizar ainda mais a sua beleza em 2020. Bora lá?

Cortes de cabelo feminino de acordo com o formato do rosto

Muitas pessoas gostam de mudar de visual se baseando no seu formato de rosto, antes mesmo de pensar em comprimento do corte ou algo do tipo.

Essa é uma técnica bem útil, pois, sabendo em que tipo de corte investir para valorizar o seu rosto, o bom resultado é garantido.

É claro que vamos indicar aqui os melhores cortes para o seu tipo de rosto, entretanto, como saber qual o seu tipo de rosto? Se você tem essa dúvida, fique tranquila, porque ensinaremos como descobrir!

Descobrindo o seu formato de rosto

Rosto oval

Esse tipo de rosto é conhecido por ser neutro, ou seja, geralmente combina com todos os tipos de rosto. Isso porque ele é um pouco maior no comprimento do que na largura.

Além disso, a sua mandíbula é levemente arredondada, sem fortes marcações, o que proporciona um visual bastante harmônico.

Rosto redondo

Ao contrário do rosto oval, o rosto redondo tem o comprimento e a largura muito parecidos.

Por este motivo é que o formato circular fica tão evidente. É muito comum que as pessoas com rosto redondo tenham um contorno arredondado na região da mandíbula, assim como nas bochechas.

Rosto quadrado

O rosto quadrado tem proporções parecidas com o redondo. Isso porque as medidas de comprimento e largura também são próximas.

Entretanto, há uma grande diferença entre estes tipos de rosto, que facilita para reconhecer qual é qual.

O rosto quadrado possui ângulos bem marcados, como na mandíbula ou queixo.

Rosto triângulo invertido

As pessoas que possuem esse tipo de rosto geralmente apresentam a testa mais larga, enquanto a parte de baixo do rosto, como o maxilar, é mais estreito.

Como se fosse mesmo um triângulo viradinho de cabeça para baixo. É comum que a parte do queixo fique em destaque.

Rosto diamante

Este formato de rosto apresenta mandíbula e maxilar mais estreitos, como o triângulo invertido.

Contudo, o grande destaque vai para as linhas da maçã do rosto e testa -que são bem marcadas-, o que facilita para distingui-lo.

Corte ideal para você

Agora que você já sabe decifrar qual tipo de rosto é o seu, está na hora de escolher os melhores cortes para ele, certo? Se liga só!

Cortes para rosto oval

Como já dissemos, o rosto oval funciona com basicamente qualquer tipo de corte, portanto, é um dos mais versáteis na hora de mudar de visual.

A melhor dica que podemos dar é: evite cortes que proporcionam um aspecto mais achatado ou alongado, pois ele já é naturalmente harmônico.

De qualquer forma, uma boa combinação para o rosto oval é um modelo com um pouco de textura e volume, abaixo dos ombros.

Se você é do time de quem ama fios curtinhos pode investir em um bob. Para uma mudança menos radical, se jogue em uma franja lateral longa que geralmente cai bem para qualquer pessoa.

Cortes de cabelo feminino de acordo com o formato do rosto

Cortes para rosto redondo

Como se trata de um rosto com comprimento e largura iguais o ideal é investir em um corte que proporcione um visual alongado para o rosto.

Para isso, um corte maior na parte da frente e mais curtinho atrás é perfeito. Para quem quer cabelo curto, um pixie cut alongado no topo vai ficar ótimo.

Cortes de cabelo feminino curto liso

Corte para rosto quadrado

Lembra que o rosto quadrado é bem anguloso e com traços fortes? Portanto, a melhor coisa é optar por cortes que disfarcem estes detalhes. Uma franja longa lateral é incrível para isso.

Outra dica é evitar cortes minimalistas de base reta, dê preferência para um acabamento desfiado e texturas como ondas ou cachos.

Cortes de cabelo feminino curto

Corte para rosto triângulo invertido

A melhor combinação para deixar esse rosto bem equilibrado é o combo franja (que disfarça a testa mais longa) + um corte na altura do maxilar (que suaviza as linhas estreitas nessa região).

Pode confiar que é sucesso, entretanto, se apostar apenas na franja já faz bastante diferença no look.

Mas lembre-se: na hora de apostar em uma franja, prefira algo mais leve e irregular.

Cortes de cabelo feminino médio

Corte para rosto diamante

Como o ideal é disfarçar detalhes da testa, maxilar e maçã do rosto, o melhor para o rosto diamante é um corte em camadas, que consegue trabalhar todas essas partes ao mesmo tempo. Os cortes médios e curtos com volume e movimento são os mais indicados.

Cortes de cabelo feminino longo

Cortes de cabelo feminino curto

Comecinho do ano é tempo de verão no Brasil e um cabelo curtinho tem toda a praticidade e frescor que a gente busca nessa estação do ano, não é mesmo!?

Por isso se liga nas ideias de cabelo curto que trouxemos para você começar o ano com o pé direito.

Para lisas e onduladas

O blunt cut curtinho é cheio de charme e elegância. Ele fez o maior sucesso nas ultimas temporadas e promete continuar bombando nessa pegada de simplicidade e minimalismo.

Se o seu estilo é “menos é mais” invista nesse corte de base reta ultra sofisticado e moderno, que fica bem tanto com o acabamento lisérrimo, como com ondas naturais.

Cabelo feminino com corte reto curto

Para cacheadas e crespas

Curtinho nas laterais, volumoso no topo e com linhas retas, esse é o tapered hair. Ele funciona super para cacheadas ou crespas.

Para as cacheadas, ele é capaz de colocar as molinhas em destaque, valorizando a definição.

Já no caso das crespas ele ajuda e muito a dar aquele volumão super estiloso no topo da cabeça.

É também uma opção MARA para quem está buscando um corte de cabelo para investir no big chop durante a transição capilar.

Dicas para inovar no corte de cabelo crespo

Cortes de cabelo feminino médio

Os médios são o comprimento favorito das indecisas de plantão: nem curto demais e nem muito comprido. Os modelos são geralmente ultra democráticos, práticos e charmosos.

Para lisas e onduladas

Mais um modelo que conquistou corações recentemente, especialmente das celebs. O A-line é um corte médio e de base reta que proporciona um visual parecido com a letra “A”, por isso o nome.

Enquanto o topo é mais alinhadinho, a base -que é reta- fica mais volumosa, criando o efeito mencionado.

Para que o modelo promova o look esperado, é indicado que seja realizado em fios lisos ou levemente ondulados.

Dicas para inovar no corte de cabelo

Para cacheadas e crespas

A sugestão para as cacheadas e crespas é um corte bem moderninho e meio retrô ao mesmo tempo: shaggy hair!

Ele é completamente repicado e cortado em camadas, proporcionando um visual bem despojado e bagunçadinho que é uma graça.

Nem cacheadas nem crespas precisam se preocupar com definição quando o assunto é este corte, a não ser que queiram.

O que vale a pena investir aqui é em uma finalização que garanta mais volume. Também dá para combinar o look com uma franjinha, destacando ainda mais a vibe nostálgica.

Undercut feminino

Cortes de cabelo feminino longo

Para lisas e onduladas

Que tal um corte em V? Esse modelo é bacana para quem tem fios um pouco mais volumosos e quer dar uma controlada de leve. Além disso, ele emoldura o rosto na parte frontal. É uma opção linda e romântica para quem tem fios longos, especialmente as lisas e onduladas.

Sidecut feminino

Para cacheadas e crespas

Essa ideia é para quem gosta mesmo é de um volumão! Não estamos falando do corte em camadas, mas sim do corte coração. Esse modelo é arredondado no topo, com camadas no comprimento e desfiado nas pontas.

Essa técnica ajuda a criar o efeito coração tanto nos fios cacheados quanto crespos. Entretanto, a mágica acontece mesmo na hora de dar o formato de coração no topo. Trace uma linha central ou levemente lateral bem marcada.

Use uma mistura de gelatina capilar com creme para pentear para deixar o cabelo bem divididinho, formando o coração. Para isso experimente a Gelatina Não Sai Da Minha Cabeça com o seu creme para pentear favorito.

Cabelo feminino cacheado com volume

Cortes de cabelo feminino repicado

Para lisas e onduladas

Esse modelo é extremamente estiloso e sofisticado ao mesmo tempo: estamos falando do Chanel repicado com a nuca exposta.

A nuca curtinha dá mais volume para o topo na parte de trás, que fica volumoso e cheio de movimento. Perfeito para quem busca balanço e textura para fios muito fininhos.

Como manter o efeito corte de salão

Para cacheadas e crespas

Tanto para cacheadas quanto crespas o pixie é uma opção arrasadora de cabelo repicado. Os fios irregulares dão um toque cheio de estilo e atitude para o visual. Vale a pena experimentar, principalmente se você curte uma pegada mais despojada, porém, com elegância ao mesmo tempo.

Crie um cronograma capilar

Dicas para inovar no corte de cabelo

Às vezes um pequeno detalhe faz a maior diferença no seu look. Por isso, seguem maneiras de mudar o look de maneiras mais discretas e também mais radicais. Confira!

Undercut feminino

Este é um modelo em que os fios da parte inferior traseira, na nuca, são cortados bem curtinhos ou raspados com a máquina. Pode ser usado tanto em cortes curtos, ficando em destaque, ou nos fios médios e longos. Nos últimos dois casos é necessário usar um penteado como rabo de cavalo ou coque para deixar o undercut em destaque.

Cuidados para lavar

Sidecut feminino

Já neste são os fios laterais ou de apenas um dos lados que devem ser raspados, ou cortados bem curtinhos.

Para que o detalhe fique em destaque, o ideal é jogar as madeixas totalmente para um dos lados, sejam fios curtos ou longos. Outra opção para os longos e médios é aderir a um penteado, como no modelo anterior.

Cortes de cabelo feminino médio liso

Franjas

A franja é uma forma menos radical de mudar de visual, mas, mesmo sendo apenas um detalhe, já muda tudo! Veja alguns modelos de franjas!

Reta

Este modelo pode ser curto, médio ou longo, desde que tenha uma base reta, sem irregularidades.

Franja Reta

Curta

Vai de curta a curtíssima, podendo ser no meio da testa ou até mesmo acima dela, no caso das curtíssimas. Já a curta fica entre a altura das sobrancelhas ou dos olhos. Pode ser reta ou irregular.

Franja repicada

Média

Também pode ser reta ou irregular, mas seu comprimento vai da altura da ponta do nariz até o início da bochecha.

cortes curtos de cabelo feminino

Longa

Assim como os outros modelos, esta franja pode ter diferentes acabamentos. Ela começa na altura do maxilar e vai até o queixo mais ou menos. Fios com comprimento maior do que esse já são considerados como parte do corte geral e não uma franja.

cabelo médio

Meia-lua

Fica entre uma franja curta e média, pois enquanto as extremidades são longas, a parte central é mais curtinha. Seu comprimento muda gradualmente de tamanho, criando o efeito meia-lua.

cortes para cabelos longos

Repicada

Mais indicada para franjas longas que precisam de volume e movimento.

Tipos de corte de cabelo

Desfiada

Acabamento ideal para franjas curtas ou médias que precisam de um efeito mais leve e delicado.

Franja meia lua

Como manter o efeito corte de salão

Crie um cronograma capilar

Para que qualquer corte de cabelo permaneça com um efeito profissional por um período maior, é imprescindível que os tratamentos do dia a dia sejam levados a sério.

Portanto, se você não segue um cronograma capilar, comece um agora mesmo! Somente as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução englobadas no cronograma são capazes de devolver aos fios tudo o que precisam para que fiquem sempre saudáveis.

Cuidados para lavar

Outros cuidados do dia a dia evitam que os fios fiquem opacos, com pontas duplas e ressecadas, garantindo assim que o corte fique bonito por mais tempo.

Para isso evite alguns hábitos como lavar os fios com água muito quente ou esfregar a toalha no cabelo molhado após o banho. A água quente resseca as madeixas, enfraquecendo-as.

Enquanto a toalha comum quebra os fios e ocasiona frizz. Portanto, prefira banho de água fria ou morna e seque as madeixas com um tecido ou camiseta de algodão, sem esfregar.

De olho na temperatura

Evite também o uso em excesso de ferramentas de calor e, quando for usá-las, aplique sempre um protetor térmico. Finalizador com filtro UV também é essencial.

E aí, qual modelo mais chamou a sua atenção entre os cortes de cabelo feminino que trouxemos para você começar 2020 com tudo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia