Aprenda tudo sobre como fazer cronograma capilar de maneira fácil

cronograma capilar (1)

Se você não conhece o cronograma capilar, ou, se conhece, mas não sabe absolutamente nada sobre a sua importância para a saúde dos cabelos ou até mesmo como realizar um cronograma de maneira adequada e sem complicações, esse texto é para você! Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar. Não deixe esse tratamento de lado do seus cuidados de rotina nem mais um dia, ok!? Vamos lá!

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares que possui três etapas essenciais para manter as madeixas sempre saudáveis. Isso porque cada uma delas promove um cuidado específico e, juntas, dão aos fios todo o cuidado que eles precisam.

Benefícios do cronograma capilar

Como dissemos, o cronograma capilar tem três etapas, sendo elas hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem diferentes benefícios. Saiba mais sobre eles:

-Benefícios da hidratação: combate a opacidade dos fios, dessa forma deixa-os mais brilhantes e macios. Por isso, evita pontas duplas e queda.

-Benefícios da nutrição: reduz o frizz, proporciona vida e movimento. Sobretudo, deixa os fios mais saudáveis e encorpados, sela as cutículas e prolonga os efeitos da hidratação capilar.

-Benefícios da reconstrução: recupera a saúde dos fios. Ou seja, restaura os danos e, como o próprio nome diz, reconstrói a fibra capilar, devolvendo a textura do cabelo.

Como identificar a necessidade do seu cabelo?

Embora o cronograma capilar tenha três etapas de tratamento, geralmente é apenas uma delas que se tornará o tratamento principal, e isso tem a ver com as necessidades do seu fio naquele momento. E aí é que entra a pergunta: “mas como é que eu vou saber qual etapa de cuidados o meu cabelo está precisando?”. A resposta para isso é muito simples: faça um teste de porosidade. Esse procedimento é muito simples e pode ser feito rapidamente em casa por qualquer um, não precisa ser nenhum profissional para isso.

Fazendo o teste de porosidade

-Arranque ou corte um pedaço de fio de cabelo, de preferência das pontas.
-Coloque água dentro de um copo e jogue o fio lá dentro.
-Espere por volta de 2 minutos e verifique o copo.
-Caso o seu fio tenha boiado, temos boas noticiais: seu cabelo está com a porosidade baixa e precisa apenas de um tratamento leve de hidratação, portanto, realizará o cronograma capilar com foco em hidratação.

Teste de porosidade

-Se o seu fio afundou até a metade do copo, suas madeixas estão com a porosidade mediana. Portanto, está na hora de investir pesado em nutrição capilar.

teste de porosidade

-Por fim, se o cabelinho foi para o fundo do copo, sua porosidade está alta, o que significa que o cabelo provavelmente está bem danificado. Para resolver este problema, a etapa de reconstrução será prioridade no seu cronograma capilar.

teste de porosidade

Quem pode aderir a um cronograma capilar?

Absolutamente qualquer pessoa não só pode como deve seguir um cronograma capilar. Isso mesmo, deve! Não somos nós que estamos obrigando você a fazer o cronograma, ok!? A grande questão é que o cronograma capilar é um cuidado que todo tipo de fio precisa. Portanto, não importa se está saudável ou danificado, pois o cronograma, além de recuperar, também o protege. O que vai diferenciar de uma pessoa para outra é a etapa que será feita com mais frequência, que fica definido a partir do teste de porosidade que ensinamos no item anterior.

Conheça as principais etapas de tratamento a fundo

Agora que você já conhece os principais benefícios das etapas do cronograma capilar, que tal descobrir um pouco sobre como cada tipo de tratamento funciona no nosso fio? Confira!

Hidratação capilar

A hidratação serve para devolver às nossas madeixas toda a umidade perdida pelo fio no dia a dia, devido a ações externas como vento, sol, poluição, ferramentas de calor (secador, prancha, etc), entre outras que também retiram o óleo natural do fio e danificam sua fibra, mas sobre isso falaremos em breve. Quanto a hidratação, é preciso que o tratamento seja feito com ativos que reponham essa água perdida pelo fio, devolvendo o brilho e maciez do mesmo. Para hidratar o cabelo use uma boa máscara de hidratação que contenha alguns dos ativos abaixo.

Principais ativos usados para hidratar os cabelos:

-Óleo de coco: hidrata profundamente, recupera o brilho e a maciez, além disso combate o frizz e pontas duplas.

Óleo de coco

-Babosa: trata o couro cabeludo contra queda de cabelo, caspa e ainda estimula o crescimento capilar

Hidratação com babosa

-D-pantenol: promove vitalidade para o cabelo, tem ação anti-inflamatória e melhora a textura do fio.

Nutrição capilar

Conforme dissemos anteriormente, as mesmas ações externas que retiram a hidratação dos fios no dia a dia, removem também o óleo natural deles. Além disso, o cabelo cacheado ou crespo, por exemplo, tem a tendência a ficar muito ressecado no comprimento e pontas. Pois o óleo da raiz não consegue descer por todo o fio devido ao seu formato em espiral ou em “Z”.

Para nutrir a cabeleira é feito o tratamento com máscara de hidratação enriquecida em óleos vegetais, basta ficar de olho na embalagem. Aliás, também é possível adicionar óleo vegetal puro na sua máscara, você escolhe. Além disso há uma outra maneira de fazer uma super nutrição no cabelo, porém, aguarde um minutinho que logo logo falaremos dela.

Principais ativos usados para nutrir os cabelos.

Óleo de rícino: fortalece e evita a quebra.

óleo de rícino

-Óleo de abacate: regenera e nutre o fio profundamente.

Óleo de abacate

-Óleo de Manga: fortalece o cabelo, deixas as madeixas encorpadas, de modo que elas ficam super definidas (perfeito para cacheadas e crespas).

Óleo de manga

Umectação capilar

A umectação capilar é uma outra maneira de realizar a nutrição, porém, de maneira mais profunda. Isso porque a nutrição nesse caso é realizada com a aplicação de óleo vegetal puro nos fios. Depois disso, é preciso deixar o óleo agindo por algumas horas, para que a fibra absorva o óleo. Esse tipo de procedimento é mais indicado para quem tem fios mais ressecados, como cacheadas, crespas e pessoas que tenham químicas nas madeixas como alisamento, descoloração ou tintura. Já no caso das lisas não é muito indicado, pois pode pesar demais nesse tipo de fio. Quer aprender a fazer umectação capilar? Então dá uma olhadinha!

Umectação capilar comum

Aplique o óleo de sua escolha, mecha a mecha, no cabelo seco e sujo, de preferência. Enluve bem as mechas com o óleo e prenda um coque. Você pode colocar uma touca se quiser. E então deixe o óleo agindo por, no mínimo, 30 minutos. Após esse tempo, enxágue embaixo do chuveiro, em seguida, lave com o seu shampoo de costume e finalize com o condicionador. Não se esqueça de enxaguar muito bem para retirar o óleo completamente dos fios.

Dica: não tem problema algum aplicar o óleo e sair de casa para algum compromisso. Basta fazer um coque bem alto, como dissemos, e ele vai disfarçar super bem. Além disso, quanto mais tempo o óleo permanecer no seu cabelo, melhor.

Umectação noturna

O procedimento é praticamente o mesmo, a única diferença é que, depois de aplicar todo o óleo no cabelo e fazer um coque, você pode ir para a cama e dormir até o dia seguinte com o óleo no cabelo. Depois é só enxaguar e higienizar pela manhã do jeito que orientamos anteriormente.

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar é o tratamento que cuida e recupera os fios danificados. Promove a reposição da massa capilar e deixa os fios mais resistentes novamente. O principal ativo responsável por reconstruir a fibra capilar é a queratina, capaz de encorpar novamente esse fio que afinou e quebrou por meio de exposição à químicas capilares e ferramentas de calor, além dos fatores do dia a dia. É preciso muito cuidado ao realizar a reconstrução capilar com queratina liquida pura, pois a aplicação em excesso pode endurecer demais o fio e causar ainda mais quebra. Quando quiser fazer reconstrução capilar, opte por máscaras de hidratação com queratina na composição. Caso realmente deseje reconstruir os fios com queratina liquida pura, tome muito cuidado com a quantidade ou procure um profissional para fazê-lo. Também evite fazer reconstruções muitas vezes seguidas, a melhor maneira é incluí-la no cronograma capilar para alternar com os outros tratamentos.

Principais ativos usados para reconstruir os cabelos

Reconstrução capilar

-Queratina: rica em aminoácidos, a queratina reconstrói a fibra capilar, promovendo fios mais resistentes e fortes.

-Arginina: também faz o trabalho de reconstrução da fibra capilar, começando de fora para dentro.

-Colágeno: hidrata o fio além de prevenir a quebra.

Como fazer cronograma capilar:

cronograma capilar

Cabelo liso e ondulado

Os fios lisos e ondulados geralmente têm maior necessidade de hidratações, portanto, a melhor dica é investir no cronograma com foco nesse tratamento. Ou seja, embora você vá fazer todos os tratamentos durante o cronograma, a quantidade de hidratações será maior. Entretanto, essa é apenas uma sugestão, a melhor maneira de confirmar é fazendo o teste de porosidade.

Cabelo cacheado

Geralmente o cabelo cacheado pede uma carga extra de nutrição, devido ao seu formato, como já contamos no começo, portanto, a melhor forma de seguir o cronograma capilar é montando o seu, com mais etapas desse tratamento. Lembrando que a nutrição pode ser feita tanto com máscaras de tratamento nutritivas quanto com óleos vegetais puros.

Cabelo crespo

O cabelo crespo também precisa de bastante nutrição, porém, ele é ainda mais frágil do que o cabelo cacheado, portanto, tende a ficar danificado com maior facilidade. Por esse motivo é sempre bom restaurar a saúde desse fio com uma rotina de reconstrução capilar. É claro que isso não se aplica a todos os cabelos crespos, por isso dizemos que o teste de porosidade é tão importante.

Montando o meu próprio cronograma

Vamos deixar aqui alguns modelos de cronograma capilar para você se inspirar e montar a sua própria rotina de cuidados da maneira que achar melhor. Sendo assim, confira as três opções de cronograma capilar abaixo, sendo elas:

Hidratação
Nutrição
Reconstrução

Melhores produtos para fazer cronograma capilar

Não adianta apenas entender tudo sobre cronograma capilar e não saber quais produtinhos usar para ter o melhor resultado possível durante o tratamento, não é mesmo!? Então confira abaixo os melhores produtinhos para isso!

Hidratação para lisas

A máscara de hidratação Meu Liso Muito + Liso possui amido de milho em sua composição, que é um ativo mega hidratante. Portanto, o efeito é de um liso escorrido, volume reduzido e fios super macios. Certamente uma ótima opção de produto para a etapa de hidratação do seu cronograma capilar.

Hidratação para cacheadas e crespas

A máscara de Babosa #todecacho é perfeita para hidratar as madeixas das cacheadas e crespas. Isso porque a babosa é um ativo ultra hidratante que deixa a cabeleira extremamente macia, além de fortalecer e auxiliar no crescimento dos fios. O resultado é incrível! Ah, e para você que quer saber, essa máscara é liberada, viu!?

-Nutrição para lisas

A máscara nutritiva Poder das Castanhas de Maria Natureza está aqui é para todos os tipos de cabelo, portanto, funciona super com as madeixas lisas. Enriquecida com amêndoa, karité e macadâmia, ela nutre, desembaraça e ainda diminui o frizz.

-Nutrição para cacheadas e crespas

A máscara Nutrição Power de #todecacho é enriquecida com proteína do ovo, além de óleo de abacate e azeite de oliva e pode até mesmo ser usada para umectação capilar, tamanha a sua potência em termos nutritivos. Por isso mesmo, é indicada para quem tem cabelos cacheados e crespos, que são as curvaturas que mais precisam da reposição de óleos, como você já sabe. Não é indicada para lisas, pois pode deixar os fios muito pesados e oleosos.

-Reconstrução para lisas

A máscara Bio-Reconstrução Fortalecedora é indicada não somente para quem tem cabelo liso, mas também para onduladas, cacheadas e crespas. Possui em sua composição a tão amada queratina, além da poderosa proteína do ovo e colágeno. Fortalece, regenera e repõe as proteínas do fio.

-Reconstrução para cacheadas e crespas

Além de reconstruir a fibra capilar, a máscara Rícino e Queratina de S.O.S Cachos hidrata, nutre, fortalece e promove muito mais brilho para as madeixas. Aliás, é uma reparação extrema para os cabelos cacheados e crespos que são mais sensíveis. Vale a pena incluir esse produtinho na sua rotina.

Depois dessa aula completinha sobre cronograma capilar, não tem mais desculpa para deixar o cuidado com as madeixas de lado, não é mesmo!? Então comece o seu hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia