Cronograma capilar: o que você precisa saber sobre essa rotina de cuidados

Cronograma capilar é um dos assuntos mais recorrentes entre as pessoas que passam pela transição, mas não é apenas aos cabelos em transição que esse tratamento se destina. Na verdade, ele pode ser feito para qualquer tipo de cabelo, desde que atenda às necessidades específicas dos fios, já que os cuidados devem variar de acordo […]

menina com cronograma capilar

Cronograma capilar é um dos assuntos mais recorrentes entre as pessoas que passam pela transição, mas não é apenas aos cabelos em transição que esse tratamento se destina. Na verdade, ele pode ser feito para qualquer tipo de cabelo, desde que atenda às necessidades específicas dos fios, já que os cuidados devem variar de acordo com o estado da fibra capilar.

Neste post, separamos algumas dicas para que você saiba como fazer o seu cronograma capilar corretamente, a fim de evitar fios sem brilho, quebradiços, opacos, ressecados e com excesso de frizz.

Cronograma capilar: o que é?

Cronograma capilar é uma espécie de agenda semanal de cuidados com o cabelo, que tem como objetivo devolver aos fios a água e os nutrientes perdidos no dia a dia, em procedimentos de coloração e descoloração, e em tratamentos à base de química, como alisamento e relaxamento.

Ele é composto por três etapas distintas: hidratação, nutrição e reconstrução, cada uma com sua função específica.

A hidratação é a etapa que repõe a água dos fios, e também a mais comum entre os tratamentos capilares. Mas é necessário lembrar que o cabelo também precisa de outras substâncias.

A nutrição é a etapa que repõe os lipídios. Ela pode ser feita mais frequentemente pelas donas de cabelos em transição, cacheados ou crespos. Já para quem tem o cabelo mais oleoso, o indicado é que seja feita menos vezes.

A reconstrução é a etapa que repõe a queratina do cabelo. É a que menos se repete no cronograma, já que pode danificar os fios se for feita excessivamente.

Cronograma capilar: como fazer?

Para fazer o seu cronograma capilar, você precisará separar três dias de cada semana do mês:

Primeira semana: Faça hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

Segunda semana: Faça nutrição no dia 1, hidratação no dia 2 e nutrição no dia 3.

Terceira semana: Faça hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

Quarta semana: Faça hidratação no dia 1, reconstrução no dia 2 e nutrição no dia 3.

Lembre-se de nunca fazer mais de um tratamento no mesmo dia e dê 48 horas de descanso ao cabelo entre uma etapa e outra.

Essa é apenas uma sugestão de cronograma capilar. Faça um teste de porosidade capilar para saber de qual tratamento seu cabelo mais precisa. Para isso, coloque um fio em um recipiente com água: se afundar, ele precisa de reconstrução; se não afundar, precisa de nutrição; e se boiar, ele precisa de hidratação.

A Salon Line oferece produtos incríveis para o seu cronograma capilar. Você pode optar pelas Mega Ampolas, da linha #todecacho, para um tratamento completo. Ou, ainda, pode optar por produtos veganos, como a Máscara Hidratação Forte de Leite de Coco & Óleo de Monoi e as máscaras de Nutrição Extraordinária Poder das Castanhas, da linha Maria Natureza.

Cronograma capilar: cuidados que vão além dos tratamentos capilares

Muitas pessoas buscam por tratamentos mais específicos, como cronograma capilar para cabelos cacheados, cronograma capilar para cabelos danificados ou cronograma capilar para loiras. A verdade é que o cronograma capilar é um só. O que vai variar é a frequência de cada etapa. Se seu cabelo precisa de mais nutrição, por exemplo, essa é a etapa que mais se repetirá.

Outro fator que varia é o produto escolhido. Pessoas com o cabelo loiro, por exemplo, podem optar por uma máscara de hidratação específica para fios coloridos. Já pessoas com o cabelo cacheado podem optar por um produto que seja liberado.

Analise seu cabelo e entenda quais são os melhores produtos para o seu cronograma capilar!

2 comentários

  1. Lívia Braga Pinheiro Lima disse:

    qual etapa da cc entra a linha Maria Natureza?

    1. Salon Line disse:

      Miga, você pode usar Maria Natureza – Poder das Castanhas na etapa de Nutrição e Leite de Coco & Óleo de Monoi na etapa Hidratação. Beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia