Queda de cabelo pós-parto: como lidar?

A queda de cabelo pós-parto é assunto delicado que aflige boa parte das mulheres depois do nascimento do bebê. 

Embora seja importante entender que é normal o cabelo cair depois do parto, também é preciso refletir sobre alguns aspectos que podem contribuir para uma maior queda dos fios e como amenizar os efeitos.

O que causa a queda de cabelo pós-parto?

A principal causa que leva as recém mães a verem o cabelo caindo pós-parto tem a ver com algo que ditou as diversas transformações do corpo durante a gestação: os hormônios. Assim como o estrogênio e a progesterona foram responsáveis por deixar os fios mais fortes e brilhantes, eles são os culpados pela acentuada queda capilar pós-parto.

Após o nascimento, há uma alteração hormonal brusca, que nada mais é do que a regularização hormonal para um corpo que não está mais gerando uma criança. Assim, com esse nivelamento de hormônios, os fios começam a cair.

Queda de cabelo pós parto dura quanto tempo?

A perda de cabelo após gravidez ocorre entre o segundo e o quarto mês do pós-parto e, normalmente, a queda cessa e o cabelo começa a crescer normalmente, como antes, depois de 6 a 8 meses.

Por ser um processo natural, não há nenhuma fórmula mágica e será preciso, apenas, respeitar o tempo biológico. Mas é claro que você pode tomar algumas medidas para amenizar os reflexos e ter fios mais saudáveis e bonitos.

Perda de cabelo pós parto
É possível amenizar os efeitos da queda de cabelo pós-parto

Como diminuir a queda de cabelo pós-parto?

Não é porque você sabe que é normal o cabelo cair depois do parto que os cuidados com os fios devam ser menores. Veja algumas medidas que você pode tomar para diminuir a perda de cabelo após a gravidez.

Invista em uma alimentação equilibrada

Essa é uma dica básica para quem busca fios mais bonitos e saudáveis, pois a deficiência de alguns nutrientes podem potencializar a queda e fazer mais fios caírem. Por isso, invista em um prato colorido e diverso com frutas, legumes, verduras e fontes de proteína.

Reduza o estresse

O pós-parto costuma ser um momento de grandes transformações da vida e rotina e, algumas mudanças, podem deixar a mãe mais estressada, o que também contribui para a queda de cabelo pós-parto. Busque técnicas e atividades que promovam o relaxamento.

Tenha cuidado ao prender e pentear os fios

Com fios caindo com maior frequência, você não precisa quebrar os que ainda estão na cabeça ou arrancar os novos que crescem. Então, tenha maior cuidado na hora de pentear e prender o cabelo, evitando fazer essas atividades com muita força e brutalidade.

Dê férias às ferramentas de calor

Embora secador, chapinha e modelador de cachos sejam grandes facilitadores na hora de secar e estilizar os fios, as altas temperaturas desses aparelhos podem deixar seus fios ainda mais frágeis e quebradiços. Esse pode ser um bom momento para você dar um tempo para eles, enquanto o cabelo se recupera.

Use produtos antiqueda

Já que o problema principal é a queda capilar pós-parto, você deve colocar na sua rotina de cuidados com o cabelo produtos que ajudem a combater esse problema. Com essa função, existe o Kit Completo S.O.S Bomba Antiqueda, que traz shampoo, condicionador, máscara e tônico fortalecedor para um tratamento completo que garante o fim da queda, da quebra e das pontas duplas do cabelo.

Converse com seu médico

Independente da dica que você vá seguir, mantenha um diálogo constante e aberto com seu médico para que ele possa orientar os melhores caminhos na hora de buscar um tratamento para queda de cabelo pós-parto que você possa, efetivamente, possa fazer sem prejuízo à saúde.

Agora que você entendeu que essa é uma fase e como passar por ela com efeitos menores, compartilhe essas informações com outras grávidas e mães recentes! Uma rede de apoio, nessa hora, é fundamental. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos