Dermatite: o que é e como tratar?

A dermatite é uma doença de pele muito conhecida, principalmente na pele dos bebês recém-nascidos, que apresentam vermelhidão e coceira. Mas a dermatite pode afetar pessoas de todas as idades e de diferentes maneiras, pois existem vários tipos de dermatite.

Essa doença de pele pode ser considerada uma inflamação e reação alérgica, o que causa vermelhidão, coceira, descamação e formação de bolhas, cada sintoma vai depender do tipo de dermatite.

A dermatite pode aparecer por fator genético, contato com o frio intenso ou por questões emocionais, como ansiedade e estresse. Apesar da dermatite não ser uma doença muito grave, existem várias maneiras de evitá-la ou reduzir o desconforto que ela causa.

Índice do conteúdo

Como evitar o desconforto da dermatite?

Existem várias maneiras de diminuir o incomodo que a dermatiti pode causa, separamos duas dicas de ouro para ajudá-los no cotidiano.

1° Evite banhos demorados e com água quente

Durante o inverno é muito comum regularmos o chuveiro para um banho mais quente, mas isso é um grande problema para as pessoas portadoras de dermatite atópica.

O banho quente e demorado aumenta as crises da inflamação na pele e piora a aparência e incomodo dos locais afetados.

As principais dicas na hora do banho são: tome banho de no máximo 5 minutos, a temperatura deve ser morna ou fria, não use bucha, esponja ou qualquer outra coisa que esfregue a pele, use sabonetes indicados para cada caso de dermatite.

2° Seque a pele com toalhas macias

Essa dica é ótima para todos os tipos de dermatite, pois a toalha pode prejudicar as regiões afetadas pela doença. Então é importante usar toalhas macias para secar o corpo, ou não seque passá-la nas áreas danificadas.

É muito importante também manter a pele bem hidratada, então hidratante hipoalergênico devem fazer parte da rotina de pessoas com dermatiti.

Existem vários tipos de dermatite, cada uma delas com sintomas, incômodos e tratamentos diferente, por isso é muito importante se atentar a qual tipo de doença de pele você está enfrentando para realizar o tratamento certo.

1° Dermatite atópica

A dermatite atópica é considerada a mais comum das dermatites, ela é muito conhecida também como eczema. Seus principais sintomas são: coceira intensa, mudança na cor da pele, descamação e espessamento da pele e regiões avermelhadas.

Esse tipo de dermatite se manifesta em regiões como: couro cabeludo, rosto, joelhos cotovelos e dobras na pele.

Dermatite herpetiforme

Esse tipo de dermatite está ligada a intolerância alimentar, neste caso é a sensibilidade do organismo ao glúten.

Os sintomas deste tipo de dermatite são: coceira intensa, escurecimento da pele, aparecimento de bolhas e ferimentos no couro cabeludo, joelhos, cotovelos e em alguns casos, nas costas.

Dermatite perioral

A dermatite perioral é mais comum entre crianças e mulheres, ela se alastra ao redor da boca e do nariz. O surgimento desse tipo de doença de pele pode estar associado a medicamentos sem prescrição médica, produtos cosmético e maquiagem.

Dermatite seborreica

O excesso de caspa também pode ser sinal de dermatite, mas a seborreia não atinge apenas o couro cabeludo, pode expandir para várias outras regiões do corpo.

A dermatite seborreia geralmente atinge a população adulta e seus principais sintomas para esse tipo de irritação são: descamação do couro cabeludo e vermelhidão na pele.

Dermatite ocre

A dermatite ocre, em muitos casos é caracterizada por manchas roxas e marrons nas pernas e tornozelos. Ela pode ser associada ao acúmulo de sangue, ou varizes.

Dermatite de contato

A dermatite de contato pode ter dois tipos, alérgica e irritativa. Ela surge a partir do contato com o causador da irritação e alergia o que pode ser: perfumes, joias, cosméticos e sabonetes.

Dermatite esfoliativa

A dermatite esfoliativa pode ser considerada o mais agressivo tipo desta doença de pele, pois ela consegue causar febre, calafrios, inchaço, vermelhidão em várias regiões do corpo e descamação.

Esse tipo de dermatite pode causar problemas sérios de saúde, se não for tratada a tempo, como por exemplo, parada cardíaca e infecção.

Quais o tratamento para a dermatite?

A dermatite pode apresentar melhoras se a exposição ao causador da irritação for evitada, mas isso não vale para todos os tidos de dermatite.

Por isso indicamos procurar um médico especialista para saber exatamente quais procedimentos tomar para cada tipo de irritação e inflamação.

Agora que já sabem quais cuidados tomarem para evitar o desconforto dessa doença de pele, é só se precaver da melhor maneira possível para que a dermatite pare de de controlar a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos