Descolorir cabelo: dicas e passo a passo para descolorir os fios corretamente

Quem não gosta de mudar o visual de vez em quando, não é mesmo? Esse é um desejo comum de muitos homens e mulheres que, de tempos em tempos, querem renovar a aparência. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é descolorir cabelo. Se você quer adotar cabelos loiros, platinados, colorir, fazer mechas […]

Descolorir cabelo 1

Quem não gosta de mudar o visual de vez em quando, não é mesmo? Esse é um desejo comum de muitos homens e mulheres que, de tempos em tempos, querem renovar a aparência. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é descolorir cabelo.

Se você quer adotar cabelos loiros, platinados, colorir, fazer mechas ou qualquer tipo de clareamento nos fios, descolorir o cabelo pode ser necessário.

E apesar de ser um processo simples, rápido e bastante transformador, descolorir o cabelo exige alguns cuidados para que você tenha não só madeixas diferentes e renovadas, mas também saudáveis.

Descolorante de cabelo: como funciona

Descolori cabelo 2

De forma simplificada, descolorir cabelo significa juntar água oxigenada e pó descolorante para retirar o pigmento da fibra capilar. Dessa forma, os fios ficam claros e você pode aplicar outra coloração.

Isso acontece porque a água oxigenada abre as cutículas dos fios, permitindo que o descolorante chegue até o córtex capilar e retire a melanina, que é responsável por dar cor aos cabelos.

Uma descoloração eficiente é resultado de dois elementos: o tempo e a volumagem. Você talvez já tenha percebido que a água oxigenada é dividida em volumes e quanto maior o volume, mais as escamas vão se abrir e mais o cabelo será descolorido. O tempo também conta muito, sendo que quanto mais você deixar o produto agir, mais claro ele ficará.

Mas é preciso lembrar que descolorir cabelo é um processo altamente agressivo, e quanto maior a volumagem e mais tempo você deixa o descolorante nos fios, maior será agressão contra os cabelos.

Quando é necessário descolorir o cabelo?

Descolori cabelo 3

Muita gente se surpreende quando fica sabendo que terá que descolorir os cabelos para fazer algum procedimento estético nos fios porque várias técnicas exigem o uso do descolorante.

Como regra geral, toda vez que você quiser clarear os cabelos de imediato, seja com luzes, ombrè hair e  mechas californianas, por exemplo, provavelmente será necessário descolorir. Existem sim métodos que clareiam os fios progressivamente, como a aplicação de chá de camomila, mas o efeito é bem mais sutil e demorado do que a descoloração.

Além disso, se você quiser tingir as madeixas de um tom mais claro e vibrante do que o natural também deve descolorir o cabelo. De forma geral, as donas de cabelos pretos, castanhos e loiro escuros quase sempre precisam recorrer ao descolorante quando desejam se tornar ruivas, loiras ou aderir a cores fantasia, como o rosa e o azul, por exemplo.

O que fazer antes de descolorir o cabelo?

Descolori cabelo 4

Como você já sabe, descolorir cabelo é um processo bastante agressivo e que pode danificá-los significativamente, então é importante tomar uma série de cuidados para garantir que você não só vai ter fios mais claros, mas também saudáveis.

Antes de descolori-los, avalie a condição dos cabelos. Se eles estiverem frágeis, quebradiços e elásticos, o processo de descoloração deve ser adiado. Quando seus cabelos já estão danificados e você os submete a uma técnica dessas, a tendência é que os fios fiquem ainda mais prejudicados e se partam, e com certeza não é isso que você deseja.

Então, primeiro, capriche nos cuidados capilares com sessões de hidratação, nutrição, reconstrução e umectação para dar para os fios todos os elementos que eles precisam para se tornar fortes e saudáveis. Só depois considere descolorir.

O que fazer antes de descolorir o cabelo?

Descolori cabelo 5

Quando estiver com os cabelos descoloridos, também é importante seguir com um bom cronograma capilar para mantê-los bem hidratados e nutridos.

Madeixas descoloridas tendem a ser mais sensíveis, por isso torna-se essencial usar protetor térmico se você for secá-las com secador ou usar modeladores e finalizador com fator UV sempre que for se expor ao sol.

Se quiser tingir os cabelos, essa é a hora certa! Se for manter o loiro, usar shampoos e outros produtos com ação matizadora e um tonalizante na cor que deseja podem tirar aquele aspecto amarelado e deixar os fios mais bonitos e naturais.

Pronto, agora você já sabe como descolorir cabelo! Seguindo esse passo a passo e as nossas dicas de cuidados antes e depois do procedimento, você terá um cabelo descolorido, lindo e, o melhor de tudo, super saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia