Estilo grunge: o que é? Como adotar?

A moda é incrível porque permite que as pessoas se expressem mesmo sem palavras, também nos ajuda a conhecer a cultura de uma época e reciclá-la para conceitos atuais. Quando nos vestimos, estamos sempre juntando conceitos de peças antigas com ideias novas e é isso que cria um visual com personalidade.  

E existem estilos de roupas que, mesmo tendo surgido há várias décadas, ainda continuam atuais e fazem muito sucesso, tanto nas passarelas como nas ruas, e um deles é o estilo grunge.

Vamos conhecer mais sobre esse estilo de se vestir que continua fazendo sucesso e já tem mais de 2 décadas de história!

O que é estilo grunge

“Grunge” é um termo para “sujeira”, em inglês, que caracteriza um estilo de música que surgiu entre os anos 80 e 90 em Seattle, nos Estados Unidos, e misturava o punk rock com o heavy metal.

A mistura entre os dois estilos musicais resultou em um rock alternativo com solos de guitarra distorcidos e um vocal mais “preguiçoso” e descompromissado. As principais bandas do cenário grunge foram Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.

As músicas que costumavam falar sobre alienação da sociedade, liberdade e angustia rapidamente caíram no gosto popular, principalmente dos mais jovens.  

A aparência dos integrantes das bandas também foi assimilada bem rápido e reproduzida pelos fãs. Os cabelos longos e desgrenhados, e roupas largas e surradas que os músicos usavam, foram adotados pelos fãs e o novo estilo de se vestir recebeu o mesmo nome da vertente musical.

Enquanto boa parte da sociedade ainda se vestia de uma maneira bastante formal, com ombreiras, calças de cintura alta e conjuntos de saia e blazer, o estilo grunge era o oposto e propunha um visual bem mais relaxado, como se os adeptos tivessem esquecidos propositalmente de arrumar os cabelos ou estivessem usando roupas de segunda mão.

Estilo grunge: paleta de cores

Acredite, você dificilmente verá um adepto do estilo grunge usando rosa pink ou verde limão.

A paleta de cores das roupas grunge é muito mais sóbria e discreta e, normalmente, pende para os tons de preto, cinza, azul escuro, verde militar, ocre e marrom. O vermelho também é uma cor que aparece muito, principalmente em tons mais fechados, como o vinho.

Elas podem ser coordenadas em peças separadas ou misturadas em estampas, como em camisas xadrez, por exemplo, um dos itens mais importantes e representativos do estilo grunge clássico.

Estilo grunge: sobreposições

A sobreposição também é bastante importante na composição de um look grunge e se você quer adotar o estilo precisa investir em sobreposições. Jaquetas de couro, casacos de lã e flanela são os preferidos dos adeptos do grunge, só não pode se esquecer da paleta de cores, combinado?

Para as mulheres, a sobreposição pode aparecer ainda na parte de baixo, com shorts jeans e saias com meia calça e ankle boots, creeper shoes, tênis de lona surrados ou coturnos.

Se quiser acrescentar alguns acessórios, invista em múltiplos colares e anéis de metal e couro que tenham uma pegada mais rock ‘n roll e alternativa, e fuja das peças muito delicadas. A touca e as bandanas também tem tudo a ver com o visual e trazem mais personalidade para o look.

Estilo grunge: jeans rasgados

Sabe o jeans destroyed que todo mundo está amando hoje? Os grunges e os punks foram uns dos primeiros a aderir à moda que virou uma tendência permanente no mundo fashion.

O look clássico grunge leva jeans azuis desbotados com cara de bem usados e com rasgos na altura dos joelhos e das coxas.

Se quiser optar pelos shorts, como sugerimos anteriormente, é bacana dar uma desfiada na barra e lixar o tecido na altura das coxas para parecer que a peça está bem puída e velha.

Estilo grunge: camisa xadrez

A camisa xadrez é outro ícone do estilo grunge, sendo que a mais popular entre os adeptos é a aquela tradicional que todo mundo tem, e que mistura tons de vermelho e preto.

Ela pode ser feita de flanela, para ser usada nos dias mais frios, ou de algodão ou outro tecido mais leve para os dias mais quentes, mas não pode faltar em um look verdadeiramente grunge.

A camisa xadrez pode vir por cima de uma camiseta de banda ou ainda amarrada na cintura, o que também cria um visual bem jovem e que é a cara do estilo grunge.

Estilo grunge: maquiagem

As meninas grunge geralmente usam uma boa base e pó para deixar a pele mais uniforme e focam a atenção nos olhos, que podem ser bem marcados com delineador e lápis de olhos preto. Nos lábios, apenas um gloss ou batom nude completa o visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos