Tratamento capilar: saiba quais cuidados não podem faltar na sua rotina

Uma mulher quando está com o cabelo saudável não quer guerra com ninguém. Por isso, é preciso sempre arrumar tempo para investir em um belo tratamento capilar pelo menos uma vez por semana – não, não é exagero!

Para conquistar fios saudáveis, brilhantes e supermacios, não basta lavar e condicionar. Os cuidados com o cabelo devem ser muito mais intensos para que o resultado seja visível mesmo de longe.

E se você não é uma expert em produtos de beleza, não precisa se desesperar. Entenda abaixo quais são os tratamentos fundamentais para a sua rotina.

Hidratação

A exposição diária do cabelo a agentes de ação externa como raios solares, poluição, descolorações e tinturas altera o pH do cabelo, abrindo as cutículas do fio e deixando-o ressecado. A hidratação, então, vem como um tratamento que repõe a água e os nutrientes do cabelo e restaura os fios.

Esse é um dos tratamentos mais simples e mais eficazes. Ele pode (e deve!) ser feitos em todos os tipos de cabelo pelo menos uma vez na semana. A boa notícia é que a hidratação pode ser feita tanto com o uso de máscara, quanto em receitinhas caseiras.

Nutrição / Umectação

A nutrição é o tratamento que age na reposição de lipídios, que são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, responsáveis por conferir uma camada protetora nos fios.

Todo cabelo precisa de lipídio para se manter alinhado e saudável, especialmente os cacheados e crespos, que produzem menos oleosidade natural. E por falar em oleosidade, também é possível nutrir os fios através da umectação, um tratamento à base de óleos.

Reconstrução

Por fim, a reconstrução é responsável pela restauração da fibra capilar, feita por meio da queratina e outros ativos fundamentais para a saúde do cabelo. É um tratamento um pouco mais forte e, por isso, não deve ser feito com tanta frequência.

A reconstrução é indicada em caso de fios quebradiços, danificados, finos e porosos – geralmente, são aqueles carregados de química, como escova progressiva e descoloração – e pode ser realizada usando ampolas reconstrutoras ou máscaras de reconstrução.

Cronograma capilar

E se a gente te contar que existe uma espécie de “tratamento intensivo” que une os outros três tratamentos já citados aqui? Sim, é o chamado cronograma capilar, que não é nada mais que uma agenda completa de cuidados com o cabelo.

Para executá-lo, basta intercalar hidratação, nutrição e reconstrução. Não existe uma regra, mas o ideal é estabelecer um período de quatro semanas de tratamento capilar, considerando 48 horas de intervalo entre as etapas:

1ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição
3ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução
4ª semana: Hidratação – Reconstrução – Nutrição

Não sabe exatamente ainda como fazê-lo? Você pode facilitar a busca pelos melhores cremes de hidratação para cabelos optando por um kit completo para cronograma capilar, como o da Maria Natureza, que conta com as três máscaras necessárias para esse tratamento capilar intensivo.

6 comentários

  1. Camila Rocha disse:

    A “Margarina Capilar” saiu de linha? Eu amava! Existe algum produto com a composição parecida? Ah, recebi hoje meu pedido, só vocês tocam os meus cabelos! Amo!

    1. Salon Line disse:

      Cams, obrigada pelo carinho e preferência. ❤️ Te indicamos a “#Todecacho Máscara de Hidratação Nutrição Power”! https://www.lojadasalonline.com.br/mascara-de-hidratacao-todecacho-uma-nutricao-power-salon-line-500ml-95153-p988197/

  2. Franciely Marques disse:

    Quero parabenizar a salon line com as linhas que vem fazendo para todos tipos de cabelo…sempre foi uma marca de qualidade .
    Quero também deixar uma dica super importante , mudar o cheiro do creme de pentear definição intensa porque ele tá com um cheiro de óleo de cozinha e aumento mais no outro dia. E por isso acabo lavando o cabelo em vez de fazer o day after. Fica a dica aí salon

    1. Salon Line disse:

      Fra, obrigada pelo carinho e preferência. Vamos anotar sua sugestão e analisaremos com carinho, seu feedback é muito importante para nós! ❤️

  3. Marceli Alves disse:

    Gostaria de mais detalhes, e orientação de como proceder, para dar início a esse Cronograma Capilar. Meu cabelo é misto ( raiz oleosa e pontas secas), não tenho química nele ! Meus fios são grossos. E estou com queda capilar acentuada.
    Desde já, agradeço

    Marceli Alves

    1. Salon Line disse:

      Ma, vamos deixar o link aqui para você conhecer mais sobre o cronograma capilar. https://salonline.com.br/?s=cronograma E em caso de queda, indicamos a linha “S.O.S Bomba Antiqueda”, ela ativa a circulação do couro cabeludo, fortalece a raiz e deixa os fios super resistentes, combatendo e prevenido a queda. https://bit.ly/2SH4wFH Para dar inicio ao cronograma, você precisa de uma máscara para cada etapa, vamos indicar para você:

      Nutrição: “S.O.S Hidratação Turbinada”. https://bit.ly/2L2Whjj
      Reconstrução: “S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora”. https://bit.ly/35E83dk
      Hidratação: Para cabelos lisos “S.O.S Hidratação Liso Extremo”. https://bit.ly/2xJZpgW Cacheadas e Crespas “S.O.S Hidratação Cachos e Crespos”. https://bit.ly/2WBBKrp

      Qualquer dúvida estamos à disposição. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos
pele perfeita

A pele perfeita é a sua

E quem diria que nossos banheiros precisariam de prateleiras extras? E quem diria que nossa rotina de beleza cresceria? E quem diria que pronunciaríamos skincare

Leia completo »