Shampoo anticaspa: benefícios e como cuidar do cabelo com caspa

Quando começam a aparecer aqueles temidos pontinhos brancos nas raízes dos cabelos a primeira ideia que a gente tem é correr para o shampoo anticaspa, não é mesmo? Essa é realmente uma boa ideia, mas para conseguir se livrar da indesejável caspa é preciso escolher o shampoo anticaspa certo e aprender a cuidar dos fios […]

Mulher de costas, segurando o cabelo como em um rabo de cavalo; e a blusa preta cheia de pontinhos brancos de caspa

Quando começam a aparecer aqueles temidos pontinhos brancos nas raízes dos cabelos a primeira ideia que a gente tem é correr para o shampoo anticaspa, não é mesmo?

Essa é realmente uma boa ideia, mas para conseguir se livrar da indesejável caspa é preciso escolher o shampoo anticaspa certo e aprender a cuidar dos fios para que ela não volte a aparecer. Vamos ver, a seguir, como fazer isso!

O que causa a caspa

A caspa é uma descamação no couro cabeludo que acontece quando as glândulas sebáceas do folículo capilar passam a produzir mais oleosidade do que os fios precisam. Com isso, a produção das células da camada mais superficial da pele começam a acontecer de forma muito acelerada e “expulsam” as células mais antigas. Os pequenos pontinhos brancos que enxergamos a olho nu são aglomerações dessas células eliminadas.

Ilustração do couro cabeludo com caspa e sem caspa

O aumento da oleosidade pode acontecer por diversos motivos, mas os principais estão ligados ao uso de chapéus que deixam o couro cabeludo muito abafo, aos banhos com água muito quente, as químicas capilares e até ao estresse, que também pode desequilibrar a oleosidade capilar.

Como funciona o shampoo anticaspa

Para reduzir essa oleosidade que gera a caspa, o shampoo anticaspa deve ter um nível de adstringência maior do que os shampoos convencionais. Esses elementos adstringentes limpam profundamente o couro cabeludo, o que reduz a oleosidade e, consequentemente, a caspa.

Existe também o shampoo anticaspa com ação antifúngica, normalmente a base de zinco, que combate fungos que se alimentam da oleosidade do couro cabeludo.

Benefícios do shampoo anticaspa

Reequilibra a oleosidade

Nosso cabelo precisa de uma quantidade de óleo para se manter bonito e saudável, mas ela precisa ser controlada. O shampoo anticaspa pode te ajudar com isso.

Combate os fungos

Os fungos que se alimentam da gordura capilar geram coceira e um desconforto tremendo. Se você sofre com isso, o shampoo anticaspa também é uma opção interessante.

Limpa profundamente

Sua ação adstringente livra os cabelos não só da oleosidade excessiva, mas de uma série de impurezas que são prejudiciais aos fios.

Shampoo anticaspa feminino e masculino

É bem comum encontrar opções de shampoo anticaspa diferentes para homens e mulheres e há um motivo para isso.

Apesar da ação ser a mesma, o couro cabeludo de mulheres e homens pode ser bem diferente: couro cabeludo dos homens tende a ser mais frágil e oleoso, enquanto o das mulheres é mais resistente, mas está mais propenso ao ressecamento.

Como o shampoo anticaspa age diretamente no couro cabeludo é interessante que as mulheres optem pelo feminino e os homens pelo masculino. Uma boa opção para os homens é o SHAMPOO ANTICASPA MEN – S.O.S BOMBA, que combate a caspa enquanto hidrata e pode ser usado tanto no cabelo quanto na barba, uma região que também pode apresentar caspa!

Como usar o shampoo anticaspa ideal

Mulher lavando o cabelo

Antes de usar o shampoo anticaspa é interessante ler as orientações na embalagem, já que a dinâmica de uso ideal depende das particularidades do produto. Mas, de forma geral, os “mandamentos” do shampoo anticaspa são:

  1. Aplicar o produto nas raízes;
  2. Fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos, sem esfregar;
  3. Enxaguar bem, para que não fique resíduo do produto no couro cabeludo;
  4. Quando for fazer uma hidratação nos cabelos ou condicioná-los, não aplicar os produtos no couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas;
  5. Não usar o shampoo anticaspa se tiver algum tipo de ferimento no couro cabeludo. Consulte um dermatologista antes!;
  6. Não utilizar o shampoo anticaspa todos os dias. O excesso de produto pode acabar estimulando ainda mais a oleosidade.

Além do shampoo anticaspa: como lidar com os pontinhos brancos

Mulher coçando o couro cabeludo

Aliado ao uso do shampoo anticaspa, é importante tomar outros cuidados para reduzir a oleosidade e controlar a caspa:

Evitar o uso prolongado de chapéus

Pode sim usar bonés, toucas e chapéus, mas sem esquecer que o cabelo também precisa respirar.

Fugir das altas temperaturas

O calor pode aumentar a oleosidade, então evite lavar as madeixas com água muito quente e reduza o uso de secadores e chapinhas. Ah, e quando usar, não esqueça do protetor térmico antes.

Não durma com os fios molhados

Esse hábito favorece a proliferação de fungos que podem aumentar a oleosidade e, como consequência, gerar a caspa.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa sobre shampoo anticaspa e como combater essa vilã! Coloque tudo em prática e volte a desfrutar de cabelos lindos, saudáveis e sem pontinhos brancos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia