Entenda tudo sobre tipos de cabelo e descubra a melhor maneira de cuidar do seu

Tipos de cabelo

Cada cabelo tem a sua especificidade, ou seja, características especiais que os fazem diferentes uns dos outros. Essas particularidades pedem cuidados específicos, dessa maneira, apenas conhecendo muito bem o seu próprio cabelo é possível dar a ele todo o cuidado que ele necessita. Por isso para ter fios lindos, radiantes e saudáveis, é essencial entender sobre os tipos de cabelo. Mas não se preocupe, vamos explicar tudinho por aqui!

O que determina os tipos de cabelo?

Os folículos pilosos são estruturas, como se fossem “bolsinhas”, espalhadas por toda a nossa epiderme, ou seja, a camada mais superficial da nossa pele. Esses folículos são os responsáveis por dar origem ao fio, pois produzem o principal composto dos nossos fios, um tipo de proteína que se chama alfa-queratina. Em cada uma das milhares de cadeias de alfa-queratina, dentro de cada fio, existem átomos de enxofre. Quando ocorre a ligação de dois desses átomos acontece à chamada ligação de dissulfeto. Neste momento você provavelmente está se perguntando: “ok, mas por que isso é importante?”, simplesmente porque é essa ligação de dissulfeto que vai definir a estrutura do fio, ou seja, definir se ele será um fio de cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Para explicar melhor, quanto mais ligações de dissulfeto, mais crespo será este fio, quanto menos ligações, mais liso.

Tipos de cabelo

Para cada tipo de cabelo, há uma subcategoria que nos ajuda a entender as características mais específicas de cada fio. Conheça abaixo os grupos que definem cada tipo de cabelo liso, ondulado, cacheado e crespo.

Liso

-Cabelo liso 1A: este é o primeiro grupo dos cabelos lisos. Sem nenhum tipo de ondulação, sua estrutura é fina e, por esse motivo, o óleo natural presente no couro cabeludo desce por todo o seu comprimento com facilidade. Consequentemente é um cabelo muito macio e brilhante, pois o óleo natural tem esse poder de tratamento sobre o fio. Entretanto, é também um cabelo muito oleoso e sem volume, por este exato motivo.

Cabelo liso 1A

-Cabelo liso 1B: é aquele cabelo liso um pouco mais grosso, porém, apresenta menos oleosidade do que o cabelo 1A. Em alguns casos, essa oleosidade é concentrada apenas na região do couro cabeludo, enquanto o comprimento e pontas são normais à secas. Por não serem tão oleosos quanto o anterior, possuem um pouco mais de volume.

Cabelo liso 1B

-Cabelo liso 1C: o cabelo liso do terceiro grupo é o fio que possui a estrutura mais grossa. Por este motivo, é bastante denso e pesado. Ele sofre ainda menos com a oleosidade e é mais volumoso do que os outros dois. Se trata de um cabelo bastante resistente e brilhante. Esse tipo de fio é muito comum em mulheres de ascendência oriental.

Cabelo liso 1C

Ondulado

-Cabelo ondulado 2A: apenas é considerado um cabelo ondulado por apresentar levíssima ondulação, entretanto, é praticamente liso. Sua estrutura é fina e, consequentemente não é um cabelo volumoso. Entre os outros grupos de cabelos ondulados este é o mais oleoso, especialmente na raiz.

Cabelo ondulado 2A

-Cabelo ondulado 2B: essa é aquela onda com formato de “S”. Essa talvez seja a principal referencia de cabelo ondulado, quando pensamos neste nome. É também a melhor representação da textura chamada “beach waves” ou em português, ondas de praia. Pois tem aquele caimento despojado com pouca ou quase nenhuma definição, bem estilo praiano mesmo. Este fio tem grossura mediana e tendência ao frizz, além de ser menos oleoso do que o anterior.

Cabelo ondulado 2B

-Cabelo ondulado 2C: também chamado de encaracolado, o cabelo 2C já está bem próximo do cacheado, pois apresenta um formato mais definido, como um cachinho bem aberto. Por ser mais grosso que os outros, costuma ser levemente oleoso na raiz enquanto as pontas são mais ressecadas. Também é mais volumoso que os fios 2A e 2B.

Cabelo ondulado 2C

Cacheado

-Cabelo cacheado 3A: embora seja o primeiro fio de todos os tipos de cabelo cacheado, este ainda é bem parecido com o cabelo 2A. Por este motivo ainda tem aquele acabamento encarado, pois se trata de um cacho bem aberto. O que o diferencia do cabelo do grupo anterior é a sua definição, que é um pouco maior.

Cabelo cacheado 3A

-Cabelo cacheado 3B: este já é um cabelo cacheado completinho, tem a estrutura mais fechada que o anterior, como um cacho médio. Possui bastante definição e um super volume. Nessa curvatura o ressecamento do fio começa a ficar mais severo.

Cabelo cacheado 3B

-Cabelo cacheado 3C: são cachinhos bem mais fechadinhos e ressecados, por esse motivo, é muito confundido com o cabelo crespo 4A. Ele tem uma definição incrível e já acaba sofrendo com o fator encolhimento. Não sabe o que é isso? É o cabelo cacheado que acaba apresentando volume reduzido da realidade, devido a curvatura dos cachos, ou seja, seu formato espiral.

Cabelo cacheado 3C

Crespo

-Cabelo crespo 4A: a similaridade com o cabelo 3C é muito grande, entretanto, seus cachos são ainda mais fechadinhos e, portanto, é ainda mais volumoso. Este fio é também mais ressecado do que aqueles do grupo de fios cacheados, sendo assim, não apresenta o mesmo brilho do que o 3C, sendo mais opaco.

Cabelo cacheado 4A

-Cabelo crespo 4B: é aqui que os fios crespos começam a perder a definição em formato espiral e passam a apresentar uma forma de zigue-zague, ou seja, como um “Z”. Este cabelo é extremamente volumoso, por outro lado, o ressecamento é severo e a opacidade maior, tornando-o um fio bastante frágil. O fator encolhimento também é bem intenso.

Cabelo cacheado 4B

-Cabelo crespo 4C: possui pouca ou quase nenhuma definição, nem mesmo em formato de “Z” e tem um volume invejável. De todos os tipos de cabelo, este é, de fato, o mais volumoso, com maior intensidade de fator encolhimento e maior ressecamento natural, fazendo com que ele se torne o mais delicado e frágil das curvaturas, precisando de cuidados especiais para manter sua saúde e beleza.

Cabelo cacheado 4C

Cuidados de acordo com cada tipo de cabelo

Depois de entender um pouco mais sobre cada tipo de fio, fica mais fácil de descobrir quais são os cuidados que cada um deles precisa. Isso porque, conhecendo as características e pontos fracos destes cabelos, podemos criar um programa de tratamentos específicos para solucionar os problemas individuais de cada uma das texturas capilares. Confira abaixo como cuidar da sua cabeleira adequadamente.

Cuidados com os cabelos lisos

Conforme mencionamos anteriormente, os cabelos lisos são mais oleosos do que os ondulados, cacheados e crespos. Por esse motivo, duas coisas são muito importantes para esse tipo de fio: frequência de lavagem, shampoo correto e hidratação.
Cabelos muito oleosos podem desenvolver outros tipos de disfunções no couro cabeludo, como caspas, entre outros problemas. Além disso, ninguém gosta de ficar com aquele aspecto super oleoso, não é verdade!? Portanto, é muito importante levar a frequência de lavagens muito a sério.
Para começar, se o seu cabelo é muito oleoso, não adianta lavar o cabelo constantemente. Isso porque lavar o cabelo em excesso também não é o ideal para o cabelo, pois pode causar o efeito reverso. “Mas como isso acontece?”. Bom, lavar o cabelo demais acaba ressecando o couro cabeludo, ou seja, retirando toda a sua oleosidade natural, dessa maneira, isso faz com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais oleosidade, piorando a situação. Portanto, o ideal é sempre lavar o cabelo um dia sim e outro não.

É legal ficar atenta ao shampoo que está sendo usado. Opte por produtos desenvolvidos para cabelos oleosos e que limpem o couro cabeludo mais profundamente, porém, sem ressecar. Dessa maneira, a limpeza do cabelo pode durar mais, evitando que você tenha que lavar todos os dias. Caso essa opção não esteja funcionando, procure um médico dermatologista para que ele possa fazer uma analise mais detalhada da situação.
De qualquer maneira, é muito importante é que o cabelo esteja sempre limpo também, então evite ficar muitos dias sem lavar o cabelo, especialmente se você tem fios mais oleosos, pois, como já dissemos, a oleosidade em excesso e a sujeira no couro cabeludo trazem apenas problemas.

Hidratação para cabelo liso


Outro ponto muito importante é a hidratação. Muitas pessoas que têm cabelos oleosos acreditam que seus fios não precisam de hidratação, o que é um erro. Todo cabelo precisa de hidratação, ok!? A única ressalva é que a frequencia deve ser reduzida, tente fazer a cada 15 dias e se os seus cabelos forem muito oleosos ao menos uma vez ao mês. Opte também por máscaras de hidratações mais leves e desenvolvidas para cabelos lisos, como as da linha Meu Liso da Salon Line.

Hidratação para cabelo alisados


Por último, mas não menos importante, são os cabelos lisos e com química, como alisamentos, tinturas ou descolorações. Estes geralmente apresentam pontas ressecadas ou quebradiças em função dos processos químicos. Para isso, o ideal é fazer tratamentos regulares seguindo um cronograma capilar, vamos falar mais sobre o assunto em breve. No caso dos fios muito danificados, dê preferência para as etapas de reconstrução.
Apenas lembre-se que para usar máscaras de tratamento em qualquer tipo de cabelo liso deve-se sempre aplicar apenas no comprimento e pontas, raiz jamais. Se o seu cabelo for muito oleoso aplique apenas nas pontas.
Na finalização um leave-in bem levinho e reparador de pontas após seco é o suficiente. Se usar secador e chapinha lembre-se de aplicar um produto com proteção térmica antes.

Tipos de cabelo

Cuidados com os cabelos ondulados

Os fios ondulados geralmente são oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Portanto, o melhor tratamento para esse tipo de fio é também a hidratação. Isso porque ele não é tão oleoso quanto o cabelo liso, porém, precisa de mais lavagens por causa da raiz mais pesada. Com o número mais frequente de lavagens, a umidade natural é perdida com maior facilidade, portanto, é preciso hidratar os fios com mais frequência. O ideal é hidratar o cabelo ondulado ao menos uma vez por semana com uma máscara de hidratação desenvolvida para cabelos ondulados, como a máscara Meu Liso Ondulado da Salon Line. Entretanto, também é importante seguir um cronograma capilar completo.
Para finalizar, opte por um creme de pentear mais fluido ou um borrifador, que têm uma consistência mais leve. Uma boa opção é o spray texturizador desta mesma linha.

Cuidados com os cabelos ondulados

Cuidados com os cabelos cacheados e crespos

Embora possuam estruturas diferentes, os cuidados com estes dois tipos de fios são muito similares. Isso porque, tanto um quanto o outro, possuem uma curvatura que dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo por toda a extensão do fio. Dessa maneira, cabelos cacheados e crespos apresentam ressecamento no comprimento e, especialmente, pontas dos fios. Em razão desse ressecamento, esses fios são mais frágeis e suscetíveis a danos, podendo ser mais quebradiços e opacos.

Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos


Para tratar estes fios, a melhor solução é focar nas etapas de nutrição do cronograma capilar. Lembrando que as outras etapas dele também são essenciais para os fios cacheados e crespos. Entretanto, o que esses tipos de fios mais precisam é reposição de óleo, como vimos anteriormente, e nada melhor do que a nutrição capilar para isso. Ao realizar esse tratamento você deverá investir em uma boa máscara de nutrição enriquecida com óleos vegetais ou comprar um óleo de umectação 100% vegetal, como o Óleo de Coco Puríssimo #todecacho.
Se você nunca usou um óleo de umectação, não se preocupe, pois é muito fácil. Você pode adicionar um pouco desse óleo na sua máscara de hidratação favorita e aplicar nas madeixas limpas e úmidas ou apostar na umectação capilar. Para fazer uma umectação, aplique o óleo em todo o cabelo antes de lavar. Espere, no mínimo, 40 minutos. Depois disso enxágue bem e lave com shampoo e condicionador. Você também pode deixar o óleo agindo durante a noite, técnica chamada umectação noturna. Para os cabelos cacheados e crespos a indicação é fazer nutrições numa média de duas vezes na semana.

Finalização para cabelos cacheados e crespos


No momento da finalização dos cabelos cacheados e crespos, os cuidados diferem um pouco. Para os cabelos cacheados o ideal são os cremes para pentear ou ativadores de cachos que trabalhem a definição da sua estrutura. Enquanto para os crespos é mais interessante apostar nos produtos que valorizem o seu volume natural.

Cuidados com os cabelos cacheados e crespos

Cronograma para cada tipo de cabelo

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com três etapas, sendo elas: hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação que devolve a umidade aos fios, a nutrição os óleos e reconstrução a queratina ou massa capilar.
Todas as etapas do cronograma capilar são essenciais para qualquer tipo de cabelo, portanto, todos devem seguir um cronograma capilar. Entretanto, cada um dos grupos deve dar mais destaque para uma das etapas.

Lisos e ondulados: devem dar preferência às etapas de hidratação.

Cacheados e crespos: priorizar a nutrição capilar.

Cabelos danificados por fatores químicos ou mecânicos: investir pesado

os tratamentos de reconstrução do cronograma.
Depois dessa aula completinha sobre os tipos de cabelo, não tem mais erro na hora de cuidar do seu, certo!?

10 comentários

  1. Lisiane disse:

    Gostaria de saber a partir de que idade pode começar a usar os seus produtos

    1. Salon Line disse:

      Lisi, os nossos produtinhos são indicados para uso a partir dos 12 anos, com exceção da linha “Kids” que é a partir dos 3 anos e a linha “Baby” que é indicada para os bebês de 0 à 3 aninhos.????

  2. Josiane disse:

    Amei os produtos todos maravilhosos

    1. Salon Line disse:

      Josi, m-a-r-a-v-i-g-o-l-d!

  3. Josiane disse:

    maravilhosos vou comprar mais produtos o cabelo da minha filha ficou lindo demais hidratos e defindos

    1. Salon Line disse:

      Josi, tudo o que a gente ama! Aquele resultado babadeirooo!

  4. Josiane disse:

    maravilhosos vou comprar mais produtos o cabelo da minha filha ficou lindo demais hidratos e definidos.

    1. Salon Line disse:

      Obrigada pelo carinho e preferência, Josi! Os produtinhos são um arrasooo!

  5. maravilhosos vou comprar mais produtos o cabelo da minha filha ficou lindo demais hidratos e definidos.

    1. Salon Line disse:

      Arrasouuu, Josi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia