Tranças afros: tipos, manutenção e penteados!

Definitivamente ter um cabelo estiloso e lindo não é para qualquer uma. Precisa ter muita atitude, personalidade e, acima de tudo, identidade e raiz. Diante disso, viemos falar hoje sobre tranças afros, afinal, elas representam a beleza da mulher negra e empoderada. São lindas e têm inúmeras variações de cor, tamanho e espessura. 

Trança afro natural ou sintética? 

Se você está passando pela transição capilar, pode ainda adotar o visual já que ela é uma excelente aliada de quem deseja “disfarçar” as duas texturas presentes nos cabelos. Mas se você optou pelo BC (big chop) e está com o cabelo bem curto, pode apostar nas tranças sintéticas para exibir um outro visual. 

Vale destacar aqui que se você escolheu pelas tranças sintéticas, pode apostar em dois tipos principais de fibras: kanekalon e jumbo. O jumbo acaba sendo a opção mais buscada pelas brasileiras e pode ser facilmente encontrado, além do que apresenta os melhores preços, cores e é mais leve. Porém, as tranças kanekalon têm um resultado mais natural que o jumbo, o que impacta um pouco no preço, que costuma ser mais salgado.

Tipos de tranças

O universo das tranças é muito amplo e existem diversos tipos de tranças para você conhecer e experimentar. É possível variar no comprimento, no material, acabamento das pontas e até na espessura das trancinhas box. Você pode, inclusive, apostar em tranças afros coloridas para trazer estilo e cor para os seus cabelos ou em incríveis desenhos com tranças embutidas!

Para ajudar quem está querendo adotar os fios trançados, separamos os principais tipos de tranças:

Trança box braids

As conhecidas tranças box braids são tranças individuais feitas em toda a extensão do cabelo e tem como principal papel unir os cabelos naturais aos cabelos sintéticos. Você pode escolher fazer em qualquer espessura e comprimento, porém a maioria das mulheres opta pela técnica que deixa as madeixas maiores e mais volumosas. Esse modelo possui também um forte apelo cultural e está diretamente ligada à cultura negra.

Essa trança afro protege os cabelos naturais das agressões externas e evita que eles se quebrem ou fiquem danificados, o que facilita um crescimento forte e saudável. Além disso, esse modelo permite criar vários looks diferentes.

tranças box braids
Tranças box braids podem ser longas ou curtas

Trança nagô (trança raiz)

A trança nagô, também conhecida como trança raiz, começa na raiz da cabeça e é feita por todo o comprimento, em cabelos naturais ou adicionando fios sintéticos para aumentar a extensão das madeixas.  Entre os tipos de tranças, a trança nagô é uma das mais versáteis, pois pode ser feita em linha reta, de maneira paralela, ou até formar desenhos na cabeça.

Esse modelo é ideal para quem tem cabelo afro, porém pode ser feito em outros tipos de curvaturas e em diferentes comprimentos. 

Trança nagô
A trança nagô é feita bem rente ao couro cabeludo

Trança twist

A trança twist é um tipo diferente de trança afro, pois os fios são trançados apenas com duas mechas – e a espessura da trança, você que decide. Nos twists, as mechas são torcidas, dando uma aparência semelhante a uma corda trançada, dando um efeito diferente das box braids, por exemplo. 

Esse modelo também é possível usar fio sintético ou lã, para dar mais comprimento e volume. E diferente de tranças raiz, o twist é preso na raiz, então é uma boa opção para quem quer tranças afro soltas. 

trança afro twist
A trança twist tem mechas torcidas

Tranças embutidas

Entre os tipos de tranças, as tranças embutidas são as mais simples e rápidas de fazer  – e você até consegue fazer sozinha em casa! O truque para produzir a sua própria trança embutida na frente, laterais ou na cabeça toda, é ir adicionando, aos poucos, mais fios ao penteado. Com certeza, com a prática, você vai conseguir um resultado incrível.

Tranças embutidas
As tranças embutidas podem ser usadas em qualquer ocasião

Penteados com tranças afro

E se você acha que usar tranças afro já é ter muito estilo, saiba que fazer penteados com elas pode deixar o seu visual ainda mais moderno e fashion. Veja uma seleção incrível de penteados com tranças para você arrasar por aí!

Coque alto

Um penteado simples que você pode fazer em qualquer um dos tipos de tranças é o coque. E ele fica ainda mais estiloso no topo da cabeça com um acessório, como uma bandana, lenço ou turbante. Além disso, é uma ótima opção para os dias mais quentes!

Tranças afros
Use coque alto para ter estilo e refrescar a nuca

Coque duplo

Quem disse que tranças afro não podem usar os penteados que são o hit do momento? Você pode transformar as suas trancinhas box em um lindo coque duplo, também conhecido como space bun. E você também pode enrolar e prender os coque com a própria trança – basta deixar uma solta, fazer o coque, e depois pegar essa que restou e enrolar em volta do coque.

trança afro coque duplo
Transforme suas box braids em um coque duplo

Semi preso

Um dos penteados mais práticos para usar com as suas tranças afro é o semi preso. O half bun é uma boa escolha de semi preso e você só precisa separar uma porção de trancinhas box no topo da cabeça, enrolá-las em forma de coque, prender com elástico ou com uma trança e deixar as demais soltas.

trança afro semi presa com coque
Aposte no semi preso para tirar as tranças do rosto

Rabo de cavalo

Um clássico que nunca sai de moda, o rabo de cavalo com trança é rápido de fazer, prático e nem por isso menos charmoso! E se você quiser estilizar e sair do tradicional, deixe umas trancinhas box soltas na frente e coloque um acessório para trança box braid, como um anel ou argola.

Rabo de cavalo com trança
Faça um rabo de cavalo com trança e acessórios

Manutenção e Cuidados com as tranças afros

Se você estiver tanto com a trança nagô quanto com box braids, utilize apenas shampoo no couro cabeludo e esfregue a raiz delicadamente com as pontas dos dedos, no sentido trançado. O uso do condicionador não é indicado, uma vez que pode deixar o couro cabeludo oleoso e ensebado, além de facilitar com que as tranças se desfaçam. 

Procure lavar apenas uma vez na semana e certifique-se que na hora de dormir os fios estejam bem secos. E mais: a manutenção deve ser feita a cada dois meses junto a um profissional de sua confiança que irá arrumar as partes soltas. Alguns profissionais indicam que as tranças afros sejam desfeitas durante esse período para que os cabelos sejam submetidos a hidratação e reposição de vitaminas.

E para te inspirar, confira nossa galeria de fotos com modelos de tranças afro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos