5 dicas para acelerar a transição dos cabelos brancos

O sexo feminino é diariamente pressionado para manter uma aparência jovem. Enquanto homens grisalhos são considerados “charmosos”, qualquer sinal de fios brancos em uma mulher ainda pode ser visto como desleixo. Não à toa, a maioria delas passa boa parte da vida recorrendo ao uso de tinturas e tonalizantes – mas isso está começando a mudar.

Toda transição capilar consiste em um processo de aceitação do cabelo em seu estado natural. No caso da transição do cabelo branco, essa fase representa também a aceitação do “envelhecimento” e, por isso, o primeiro passo é parar com a tintura e deixar que a raiz branca cresça cada vez mais.

O processo de envelhecimento dos fios começa quando os folículos pilosos passam pela oxidação celular, que afeta a fase de desenvolvimento, fazendo com que o cabelo passe a crescer com menos frequência. A oxidação também é responsável pelos fios brancos, já que afeta a produção de melanina, pigmento responsável pela coloração.

Vale lembrar que os fios brancos costumam aparecer a partir dos 35 anos, mas a genética e o estresse podem contribuir para o aparecimento precoce. E, se você já entrou nessa fase e está disposta a ver o cabelo cada vez mais claro – com muito orgulho! – confira 5 dicas que vão te ajudar na transição dos cabelos brancos.

Use um tonalizante sem amônia com um tom frio para diminuir o contraste

Sim, a transição do cabelo branco significa não pintar mais os fios, mas, para evitar um contraste muito marcado entre os cabelos grisalhos e a parte que ainda cresce com a cor natural, a dica é investir em uma coloração sem amônia – que é menos agressiva – de um tom frio. O Tonalizante Color Express Grafite Cinza Escuro da Salon Line é ideal para quem tem até 30% de fios brancos dispersos, já que promove uma cobertura completa usando uma cor perfeita para quem quer assumir o cabelo grisalho de vez.

Lave os fios usando um shampoo roxo

Alguns fatores nocivos como a exposição ao sol e à poluição podem causar a oxidação do cabelo grisalho feminino e deixá-lo com aspecto amarelado. Para evitar que isso aconteça, é preciso investir em um shampoo roxo, produto que conta com uma fórmula rica em pigmentos violeta, que promove ação antioxidante e desamareladora. Você também pode apostar numa matização usando a Máscara Matizadora Meu Liso pelo menos a cada 3 meses.

Não deixe de hidratar e nutrir o cabelo grisalho

Além de estar diretamente ligada à coloração dos fios, a melanina também interfere na maciez dos fios, o que significa que, conforme os fios vão embranquecendo, eles também vão ficando naturalmente mais ressecados. Para reverter esse quadro, é fundamental investir em hidratações quinzenais, se seu cabelo for liso, ou semanais, se for cacheado ou crespo. A umectação pode ser feita mensalmente, independentemente do tipo de fio, pois esse tratamento ajuda na reposição de lipídios.

Adote um corte de cabelo curto

De acordo com especialistas em cabelo, durante a transição, é indicado encarar a tesoura com mais frequência – o ideal é cortar pelo menos 1,5 cm a cada dois meses para ir “limpando a cor”. Além disso, se você não quiser lidar com a raiz de uma cor e o comprimento de outro, a melhor opção é adotar um corte de cabelo curtinho, já que isso pode acelerar o processo de transição no comprimento dos fios. Caso você não seja fã de cortes curtíssimos, opções médias como o chanel e o long bob podem ser boas alternativas.

Se não quiser cortar, invista em um ombre hair perolado

Muitas mulheres não abrem mão de um cabelão, e não há nada de errado nisso. Se você não se sentir confortável com a ideia de enfrentar a tesoura, fazer um ombre hair perolado pode ser a melhor opção. Nessa técnica, os fios abaixo da orelha ganham uma coloração em degradê, o que é perfeito para quem já está com a raiz grande. Não deixe de conversar com um profissional especializado para entender quais tons ficarão bom no seu cabelo.

E agora que você já sabe como enfrentar a transição dos cabelos brancos de forma mais rápida – e mais leve também -, confira também relatos de mulheres que aderiram ao cabelo crespo grisalho e estão adorando essa fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos