Transição Capilar: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Fazer

A transição capilar vai muito além do abandono das químicas alisadoras: esse processo é também uma nova forma de se enxergar. Aceitar os fios naturais é um resgate da ancestralidade e também uma quebra de paradigmas, afinal, cabelos ondulados, cacheados e, principalmente, os crespos também são belos, embora fujam do padrão imposto pela sociedade ocidental.

Trata-se, portanto, de um momento de aceitação e de paciência, já que lidar com diferentes curvaturas exige tempo e cuidados especiais. Mas, se você está pensando em passar pela transição capilar – ou está vivenciando-a – calma que dá para encarar as mudanças numa boa.

Nesse texto, iremos ajudar você, contando tudo sobre o assunto. Assim, cada minutinho vai ficar muito mais fácil. Vamos lá?!

O que é transição capilar?

Transição

A transição capilar é um processo em que a pessoa decide abandonar qualquer tipo de química – desde a progressiva até o relaxamento – para dar lugar aos seu cabelo natural, seja ele de qualquer curvatura.

O processo, no entanto, vai muito além: durante muito tempo, a cultura da beleza exaltou os cabelos lisos e alinhados como sendo os mais bonitos. Isso levou inúmeras pessoas a mudarem a estrutura dos fios para se sentirem aceitas pela sociedade.

Portanto, a transição capilar se tornou uma espécie de grito de liberdade contra os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade. Além disso, o ato simboliza o reencontro com sua identidade original.  

Além de lidar consigo mesma, será preciso enfrentar e vencer a opinião de muitas pessoas. Por isso, a transição capilar não é um período fácil de vivenciar, mas o resultado é totalmente recompensador.

É um procedimento que exige muita paciência porque não acontece do dia para a noite. Além disso, você vai precisará cuidar dos fios como nunca – mas nada de outro mundo, relaxa.

Mas, lembre-se: todos são livres para ter o cabelo que bem desejar. Esse período é um processo íntimo e delicado de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento. Se quiser seguir alisando os fios porque você prefere eles assim, tudo bem também. O importante é que essa decisão seja apenas sua.

Principais desafios da transição capilar

Transição capilar

Quando você decide abandonar as químicas alisantes, o primeiro desafio é a aceitação do novo visual. Além disso, há outros obstáculos a serem enfrentados e vencidos.

Uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo. Isso pode tirar o sono de muita gente, afinal, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando.  

Outro ponto é que os fios em fase de transição capilar são, normalmente, mais fragilizados que os demais. Eles costumam apresentar ressecamento e quebra. Por isso, é fundamental se dedicar em cuidar das madeixas..

Isso tudo pode fazer com que você desiste de todo o processo mas, não desista. Dá para driblar esses contratempos com boas técnicas e produtinhos específicos.

Como fazer a transição capilar

Existem diversas formas de passar por esse período. Escolha o melhor para você e boa sorte!

Big Chop

Big chop

Uma das formas de iniciar a transição capilar é por meio do big chop. Ou seja, quando você escolhe cortar, de uma única vez, as partes do cabelo quimicamente alisadas. Mas, apesar de ser o método mais famoso – e rápido – de eliminar a parte lisa dos fios, esta opção não é obrigatória. Muito pelo contrário, fazer o big chop deve ser uma decisão bem pensada.

Afinal, somente quando a pessoa estiver completamente preparada e segura consigo que ela deve abrir mão dos fios e aderir aos cabelos curtíssimos.   

Cortar as mechas de periodicamente e apostar nas texturizações

Outra forma de atravessar a transição capilar é cortar os cabelos de pouquinho em pouquinho, eliminando a parte alisada sem pressa. Aqui, a dica é contar com boas técnicas de texturização dos fios. Elas vão uniformizar  e disfarçar a aparência das duas texturas, a natural e a alisada.

Entre os métodos mais comuns de texturização, podemos destacar a fitagem estruturada, o dedoliss, o twist, os coquinhos, os bigudinhos, entre outros.

Box Braids

Box braids

Outra forma de passar pela transição capilar em grande estilo é apostando nas charmosas box braids. Tanto para homens quanto para mulheres, a técnica de trançado é sempre uma ótima opção para mudar o visual enquanto os fios naturais estão crescendo.

Se quiser, você pode cortar a parte do cabelo com química e trançar as mechas naturais com fibras sintéticas (jumbo, kanekalon ou lã) se não quiser encarar os fios curtos. Essa técnica tem duração média de três meses e auxilia no crescimento dos fios sem danificá-los tanto.

Cuidados com a transição capilar

Lembra que os cabelos em transição ficam mais frágeis? Para evitar qualquer tipo de dano e garantir um crescimento saudável é necessário cuidados redobrados. Então, vamos te ajudar com algumas dicas:

Cronograma capilar

Cronograma capilar

A primeira, e principal, dica sobre o assunto é criar um cronograma capilar completo. Ou seja, seguir uma agenda de cuidados que intercala tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

O primeiro passo do cronograma é a hidratação. Ela será a grande responsável por repor a água e os nutrientes dos fios.

Em seguida, vem a nutrição, que tem como função de criar uma barreira lipídica na fibra capilar. Isso manterá a hidratação nos fios, deixando-os macios e brilhantes.

Por último mas, não menos importante, está a reconstrução. Essa etapa vai devolver toda a queratina perdida – proteína que compõe a estrutura capilar -, fortalecendo as madeixas e livrando os fios do enfraquecimento.

Cortes de cabelo

Corta o cabelo crespo ou cacheado

Mesmo que você não pense em aderir ao big chop, é necessário investir em cortes de cabelos que valorizem a textura dos fios. Durante todo o processo, é importante manter a periodicidade no corte. O ideal é que você passe a tesoura, pelo menos nas pontas, de três em três meses.

Isso porque seu cabelo cresce um centímetro a cada mês. Quando você mantém a frequência no corte, independentemente de estar em transição ou não, acaba com as partes ressecadas do cabelo, mantendo-o o mais saudável possível, garantindo que todo o comprimento receba, de forma uniforme, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo.  

Na transição capilar, a regra segue a mesma. E pode soltar a criatividade: cortes como o bob hair, chanelzinho e heart shaped, valorizam o rosto e dão leveza aos fios.

Produtos para transição capilar

Para passar por esse processo da melhor forma, é necessário ter produtos que vão ajudar a percorrer este caminho. Afinal, não adianta tentar trazer os cachos de volta usando um shampoo e condicionador para cabelos lisos ou com química, certo?!

Então, o primeiro passo é um shampoo e condicionador que hidratem os fios e sejam próprios para a curvatura você está recuperando. Por exemplo, a linha Tô de Cacho oferece produtos específicos para quem está passando pela transição, como o Gel Creme. Com os produtinhos em mãos, encaixe-os em seu cronograma capilar da melhor forma possível.

Texturização

Técnica de texturização

Usar diferentes técnicas para disfarçar as diferentes texturas no cabelo é uma ótima alternativa para quem não quer cortar. A texturização, por exemplo, é um método que altera o formato do fio sem química. A boa notícia é que existem diferentes técnicas para dar um up nos fios. Olha só:

Coquinhos

Cachos

Você pode usar os famosos “coquinhos”, eles são práticos e bem fáceis, além de dar o mesmo aspecto cacheado em todo o comprimento dos fios.

Comece desembaraçando o cabelo e, em seguida, aplique um gel ou gelatina para modelar os fios. Em seguida, separe em mechas e as enrole em pequenos coques. Prenda-as com um grampo e deixe por algumas horas. Solte tudo e amasse bem de baixo para cima.

Papel Higiênico

Outra maneira de encarar esse processo é usando papel higiênico. Sim, pode parecer estranho mas, é verdade! O primeiro passo é separar o cabelo em mechas finas. Depois, enrole um pedaço de papel higiênico até formar um rolinho. Então, envolva cada mecha ao redor do rolo. Dê um nozinho para prender e deixe por algumas horas. Ao soltar, você vai perceber como os fios ficaram enroladinhos.  

Bigudinhos

Bigudinhos

O acessório é um dos melhores amigos daquelas que estão passando pela transição. São bem fáceis de achar e o resultado vale a pena! Isso porque os bigudinhos definem os cachos e ajudam a dar forma para a parte alisada.

Primeiro, divida seu cabelo em várias mechas. Separe uma delas e passe um pouco de creme para pentear e, então, comece a enrolar os fios no bigudinho. Prenda-os com grampos para mantê-los bem firmes.

Faça isso em todo o restante das mechas separadas. Deixe por algumas horas e, em seguida, retire com cuidado. Se você quiser, finalize os fios com um óleo vegetal e estará pronta para arrasar.

Antes e depois

Contar com fotos é o um ótimo caminho para inspirar você a não largar a transição capilar. Repare como o depois ficou lindo. O esforço vale a pena!

Ana Lídia Lopes

Amanda Mendes

Linha S.O.S Bomba Transição

É normal que o cabelo natural demore um pouco para crescer. afinal, cada um possui particularidades e não tem como calcular o tempo exato para o término da transição. Mas, dá para dar aquela acelerada com o Shampoo S.O.S Bomba Transição Capilar, que foi criado especialmente para aquelas que estão loucas para assumirem os cachos.

O produto limpa os cabelos, hidratando-os e nutrindo-os profundamente para que cresçam fortes e com menos quebra. Além disso, possui fórmula enriquecida com os melhores ativos para os fios.

Arginina

Aumenta a massa capilar e sela as cutículas.

Whey Protein

Possui forte poder restaurador.

Óleo de Cenoura

Auxilia no crescimento saudável e combate o ressecamento.

D-Pantenol

Fortifica, hidrata e dá um fim aos fios secos.

Biotina

Ajuda a restabelecer o crescimento capilar.

Penteados para transição capilar

Durante o processo, dá para investir em penteados e sair por aí bem cheia de estilo e atitude, afinal, nada de deixar diferentes texturas abalar você. Então, que tal apostar em alguns penteados para sair da rotina?

Coques

Prático e rápido o coque é o melhor amigo de qualquer pessoa – em transição ou não, certo? É um penteado que nunca falha e sempre dá uma levantada no visual. Além de ser super simples de fazer, traz uma variedade imensa. Você pode aderir o coque-abacaxi, o coque lateral ou até mesmo o coque despojado, com uns fios soltinhos de propósito.

Semi-preso

Outro penteado que é sucesso entre todos os tipos de cabelo é o semi-preso. Não é à toa, já que ele pode ser usado em diferentes situações. Seja um evento formal ou informal, ele vai atender suas necessidades e deixar o look superestiloso.

Dica: experimente fazer um coque com a parte presa! Além de ficar superdiferente, traz um detalhe sutil, porém moderno para o penteado.

Tranças

O universo das tranças é infinito. Para todos os tipos de cabelo, ela sempre traz uma beleza especial para o visual. E, para quem está passando pelo processo de transição, alguns modelos são apostas certas e vão facilitar – e muito – a disfarçar as texturas natural e lisa. Por isso, não deixe de investir nas tranças boxeadora, embutidas, afro e box braids.

Acessórios para transição capilar

Existem alguns acessórios que não podem faltar no armário ou na bolsa de quem está passando pela transição capilar. Fora os bigudinhos para texturização, é bom possuir alguns outros objetos. Acredite, eles vão se tornar seus melhores amigos. Tiaras, presilhas e lenços trazem ares despojados e tiram o foco da diferentes texturas.  

Turbante

Turbante

O turbante é um dos acessórios mais carregados de cultura e história afro-descendente. Um símbolo de empoderamento e um grande aliado no bad hair day, ainda mais de quem está passando pela transição. Aqui você pode conferir um passo a passo de como usá-lo.

Laços e grampos

Laços e grampos não são acessórios exclusivos de quem está passando pela transição, mas para as que estiverem, são os aliados ideiais para prender, modelar e brincar com os fios, dando cara nova a eles a cada dia.

O ideal é investir em diversos modelos e tamanhos para não faltar nunca!. Você pode deixar alguns no banheiro ou em casa, outros na bolsa. Assim, no momento que você precisar, eles estarão lá, prontinhos para enfeitar o cabelo.

Com todas essas dicas de cuidados e os produtos certos, você garante uma transição capilar cheia de emoções e descobertas! Você está preparada para vivenciar esta fase tão marcante na sua vida? Nos deixe um comentário com a sua opinião.

Transição Capilar: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Fazer
4.9 (97.65%) 34 vote[s]

4 comentários

  1. Cleide Pereira Reis disse:

    Oi meu nome é Cleide estou querendo fazer transição capilar .e gostaria de saber qual são os produtos certo para usar

    1. Salon Line disse:

      Cleide, para te ajudar a dar aquela definição babadeira durante o processo de transição, temos produtinho PODEROSO!
      A “#todecacho – Gelatina Muito Mais Definição!”, criada pensando especialmente nas madeixas em transição, perfeita para fazer aquela misturinha com um Creme Para Pentear ou Ativador de Cachos da sua preferência. Turbinada com:
      ✔ Óleo de Jojoba, que contribui para a reposição das proteínas perdidas pelas agressões químicas.
      ✔ Óleo de Girassol, rico em ômega 6, possui ação hidratante, além de dar um brilho maravigold nos fios! https://www.lojadasalonline.com.br/gelatina-todecacho-mais-definicao-transicao-capilar-liberado-550gr-34915-p988121
      E para ajudar no crescimento de madeixas fortes, saudáveis, prevenindo a queda por quebra, temos a linha “S.O.S Bomba – Original”, os produtinhos dessa linha dão aquela super força, para as madeixas, com:
      ✔ Whey Protein;
      ✔ Vitamina A;
      ✔ D-Pantenol;
      ✔ Biotina;
      ✔ Óleo de Rícino.
      Que proporcionam, restauração da fibra capilar, fortalecimento dos fios, auxilia no crescimento, hidrata e melhor a textura da fibra, previne a queda e recupera. Se joga nessas belezinhas, miga!
      https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=original#/nossas-marcas-sos-bomba Beijos! ❤✨❤

  2. Marliane disse:

    Olá meu nome é Marliane tenho muita vontade de larga a química ,mas o meu cabelo tem o crescimento muito lento aí eu desisto .

    1. Salon Line disse:

      Ma, o processo de transição requer paciência e cuidado com os belos.
      Para ajudar no crescimento de madeixas fortes, saudáveis, temos a linha “S.O.S Bomba – Original”, os produtinhos dessa linha dão uma super força!
      Turbinado com:
      ✔ Whey Protein;
      ✔ Vitamina A;
      ✔ D-Pantenol;
      ✔ Biotina;
      ✔ Óleo de Rícino.
      Que proporcionam, restauração da fibra capilar, fortalecimento dos fios, auxilia no crescimento, hidrata e melhor a textura da fibra, previne a queda e recupera. Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia