“O que eu preciso saber sobre tonalizante?” Vamos contar para você!

Tonalizante

Tem gente que adora mudar de visual o tempo todo, outras só quando querem algo de “novo” na vida. O motivo na verdade não importa, mas mudar faz bem! E nada melhor para mudar de look do que investir em uma nova cor de cabelo! O tonalizante, por exemplo, é uma das melhores opções nesse quesito. Vem descobrir porque e mais um monte de segredinhos sobre os tonalizantes.

O que é tonalizante?

O tonalizante é uma coloração que funciona como um tipo de capa sobre o cabelo. Isso porque a maioria dos tonalizantes não possui amônia, além de ter apenas uma baixa dosagem de água oxigenada na composição. Essas características fazem com que esse tipo de coloração não penetre na fibra capilar. Em outras palavras, ela acaba se fixando apenas na parte superficial do fio, a área externa. Sem a amônia e a água oxigenada, o tonalizante não é capaz de abrir as escamas da fibra capilar para que a coloração seja absorvida pela parte interna do fio, portanto, como esse produto não modifica a estrutura original da fibra, acaba não a danificando tanto quanto as colorações permanentes, por exemplo. Por isso é chamada também de coloração suave.

Diferença entre tintura permanente e tonalizante capilar

Para entender a diferença entre tonalizante e tinta permanente basta lembrar do que falamos anteriormente. Ou seja, se você compreende o que é o tonalizante, fica mais fácil entender também a diferença entre ele e a tintura permanente.
Então vamos lá! Se o tonalizante é uma coloração suave, pois não é capaz de alterar a estrutura do fio devido à falta de componentes como a amônia na sua composição, basta pensar que a coloração permanente age de maneira contrária. Ou seja, esse tipo de tinta, por conter amônia e maior concentração de água oxigenada na sua composição, é capaz de abrir as escamas capilares, alterando a estrutura do fio, para que uma nova coloração seja absorvida por ele. Uma tintura permanente é capaz de clarear o fio, alterando a sua cor, por exemplo. Enquanto isso o tonalizante é apenas responsável por intensificar o tom ou dar brilho para o mesmo.

Vantagens do tonalizante

Como é de se esperar, por ser um tipo de coloração mais suave, a maior vantagem do tonalizante é que ele não desgasta muito a fibra capilar, perfeito para quem já está com os fios fragilizados, por exemplo, mas ainda quer mudar um pouquinho o visu. Falando em mudar o look, essa é outra vantagem do tonalizante. Sabe aquelas pessoas que não aguentam muito tempo com a mesma cor de cabelo? Pois então, o tonalizante é perfeito para elas. Isso porque ele, por agir de maneira superficial, na parte de fora do fio, acaba desbotando mais rápido. Então se você é daquelas que pinta o cabelo, mas não vê a hora de ele desbotar para investir em uma cor diferente, o tonalizante vai ser o seu melhor amigo. O tonalizante também é uma boa pedida para você que quer experimentar uma cor, mas ainda não tem certeza se é a certa. Invista nesse produtinho e faça um teste, caso você não goste, basta aguardar desbotar. Clareou demais o cabelo e não se acostumou nada com a cor? O tonalizante pode ser a resposta! Ele vai escurecer as suas madeixas sem danificar muito a fibra capilar. Entretanto, se você passou por uma descoloração muito intensa, prefira aguardar alguns dias e tratar a cabeleira antes de aplicar o tonalizante. Por mais suave que essa coloração seja, é sempre bom pegar leve com os fios já fragilizados.

Desvantagens do tonalizante

Se uma das maiores vantagens do tonalizante é que ele desbota rápido, olhando por um ponto de vista diferente, essa também pode ser uma grande desvantagem. Isso porque se você procura manter um look mais estável, talvez o tonalizante não seja a melhor opção para você, já que vai pedir maior manutenção do que uma coloração permanente que demora mais a desbotar. Para quem tem muitos fios brancos o tonalizante também não é a melhor escolha. Além de não proporcionar a cobertura 100% desse fio que é mais grosso e rígido, acaba desbotando mais rápido também. Ou seja, se você tem muitos fios brancos e optar por usar um tonalizante para cobri-los, vai acabar tendo que fazer isso com uma frequência muito maior do que faria se investisse diretamente na tintura permanente. É claro que a segunda opção pode ser mais agressiva para o fio, entretanto, neste caso você deverá avaliar o que vale mais a pena para você.

Quem pode aderir ao tonalizante capilar

Como se trata de uma coloração suave, basicamente qualquer pessoa pode se aventurar em um novo visual optando pelos tonalizantes capilares. Isso quer dizer que lisas, onduladas, cacheadas e crespas podem se jogar sem medo nesse tipo de coloração. Ou seja, se você possui fio com curvatura, que é naturalmente mais ressecado e frágil, não precisa se preocupar em aplicar tonalizante no cabelo. Aquelas pessoas com os fios um pouco mais sensíveis ou que passaram recentemente por algum procedimento químico também podem usar, mas é bom destacar que o ideal é sempre passar por uma avaliação com um profissional antes, certo!? Pessoas com alguns fios de cabelo branco também podem usar o tonalizante e conseguirão obter um resultado bastante satisfatório, basta escolher um tonalizante de qualidade (falaremos sobre isso na sequência).

tonalizante capilar

Saiba como escolher o melhor tonalizante para o seu cabelo

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o melhor tonalizante para o seu cabelo é aquele de qualidade reconhecida. Ou seja, que seja desenvolvido com ativos que, além de colorir, ainda tratam os fios. Um tonalizante que tenha uma duração prolongada, evitando o desbotamento precoce, também é o principal detalhe que você deve procurar ao comprar um tonalizante para usar na sua cabeleira. Por isso fique sempre de olho nas embalagens e preste atenção na composição dos produtos que você compra.

Tipos de tonalizantes

Para ajudar na tarefa de escolher o seu tonalizante, vamos apresentar aqui dois tipos diferentes dessa coloração para que você escolha qual é aquela que mais se encaixa com o que você está buscando para a sua cabeleira. Confira abaixo duas linhas de tonalizantes da Salon Line.

Tonalizante – Banho de Brilho Color Express e Color Express Fun Salon Line.

Esta família de tonalizantes serve para intensificar aquela cor de cabelo que você já tem, é a linha Color Express que vem em tonalidades como Platinado, Pérola, Prata, Preto, Castanho, Grafite, Cereja e por aí vai. Como você pode perceber, se trata de reflexos de cor e não colorações com números específicos como as permanentes. Isso porque ele só destaca e realça os reflexos da cor que você já está usando. Já a linha Color Express Fun é de tonalizante colorido, ou seja, as amadas cores fantasia, que estão com tudo hoje em dia. Entre essas cores temos o Blue Rock que é azul, o Violet Fantasy que é roxo, Fancy Red que é vermelho e outros. Tanto os tonalizantes de Color Express quanto de Color Express Fun são capazes de hidratar enquanto colorem, possuem 12 óleos nutritivos diferentes na composição e podem durar de 8 a 12 lavagens.

Tonalizante – Coloração suave Light Color da Salon Line

Este também é como um tipo de tonalizante, mas é chamado de coloração suave sem amônia, por isso está tão próximo do conceito de tonalizante. A diferença aqui é que ele tem um efeito semi-permanente, pois dura mais do que um tonalizante comum. Além disso, também é subdividido por cores mais específicas e pelos números que já conhecemos, pois apresenta uma carta maior de opções em termos de tonalidades. Essa coloração também pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo, mesmo aqueles que passaram por químicas, pois não contém amônia e ainda trata e promove brilho extremo enquanto colore, chamado de sistema brilho gloss. Assim como a anterior, possui óleos nutritivos na composição, aqui é o óleo de coco e o óleo macadâmia, 100% vegetais. Os tonalizantes dessa família estão disponíveis em diversas cores como Marsala, Castanho Médio, Louro Escuro, Borgonha Intenso, entre muitos outros.

Tonalizantes para loiras

Gostando de saber tudinho sobre os tonalizantes? Então vai anotando porque vamos te ajudar a encontrar as melhores opções de tonalizante para você que quer ficar loira!
-7.0 Louro Natural Light Color Salon Line
-8.0 Loiro Claro Light Color Salon Line
-Platinado Prata Claro Color Express Fun Salon Line

Tonalizantes para loiras

Tonalizantes para morenas

Já você que não larga a sua morenice por nada nesse mundo, ou simplesmente cansou de ser loira e resolveu mudar de time, confira estas opções incríveis!
-4.77 Café Intenso Light Color Salon Line
-7.7 Marrom Dourado Light Color Salon Line
-Ônix Preto Azulado Color Express Salon Line

Tonalizantes para morenas

Tonalizantes para ruivas e avermelhadas

É claro que as ruivinhas e vermelhinhas não poderiam ficar de fora, não é mesmo!? Para quem gosta daquele fundinho acobreado ou mesmo vermelho na cabeleira, estas sugestões são para você!

-7.4 Louro Mel Acobreado Light Color Salon Line
-6.62 Marsala Light Color Salon Line
-Cereja Vermelho Vibrante Color Express Salon Line

Tonalizantes para ruivas e avermelhadas

Veja como aplicar o tonalizante no cabelo

Aplicar tonalizante no cabelo não tem segredo nenhum, confira abaixo como fazer na sua casa mesmo, porém, lembre-se: qualquer procedimento químico deve ser realizado de preferência por um profissional.
O produto deve ser aplicado nos fios secos e, idealmente, sujos. De acordo com as instruções de aplicação dentro da embalagem. Depois de aguardar o tempo indicado, você deverá enxaguar bem com água e depois lavar com shampoo e condicionador, como de costume. Não esqueça de usar luvas e divida o cabelo em seções para que aplicação seja mais rápida, eficiente e o resultado satisfatório. Muito cuidado para não deixar a mistura química cair sobre os olhos. Caso aconteça, lave com água em abundância e procure um médico com urgência.

Como fazer banho de brilho com tonalizante?

Se você quer dar apenas uma leve intensificada na cor e ainda por cima hidratar os fios, misture um pouco de tonalizante com máscara de hidratação e faça um banho de brilho suave. Aplique na cabeleira depois de lavar com shampoo, aguarde por volta de 20 ou 30 minutos e enxágue bem. Depois é só finalizar com condicionador.

Cuidados após o uso do tonalizante

Como já explicamos por aqui, o tonalizante não danifica os fios como uma coloração permanente, entretanto, continua sendo um procedimento químico. Sendo assim, seu cabelo deve estar sempre em constante cuidado. Isso porque qualquer tipo de fio, virgem ou com química, precisa de cuidados de rotina. Caso você escolha passar por um procedimento químico a frequência desses cuidados tende a aumentar. Para não ter erro, siga um cronograma capilar completo com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para que a sua cabeleira receba todo o cuidado que precisa.
Se você gostou deste conteúdo, veja também a nossa matéria sobre como tirar tonalizante!

4 comentários

  1. Cristiane dos Santos Batista Paulino disse:

    Gostaria de saber, quais colorações suaves sem amônia eu poderia passar em meus cabelos, já que fiz permanente afro há 12 dias? Claro que respeitando os 15/30 dias após o permanente.
    A Salon Line tem esses produtos? Pq eu só uso Salon Line em meus cabelos.
    Amo a marca e recomendo sempre.
    Me dêem dicas de coloração.
    Gostaria de tons avermelhados/ amora.

    1. Salon Line disse:

      Cris, temos as nossas colorações suaves, que são: “Color Express”, “Color Express Fun” e “Light Color”. Elas não contém amônia e tratam as madeixas enquanto colore. Lembrando que é sempre importante fazer o teste de mecha antes da aplicação.? Confira no link da nossa loja virtual. Beijos!??
      https://www.lojadasalonline.com.br/coloracao/coloracao-suave

  2. Ana Carolina da Veiga Nascimento disse:

    Super amo a marca Salon line. Pra mim nunca deixou a desejar, sempre usei MEU LISO e o resultado é incrível.

    1. Salon Line disse:

      Aninha, sua linda! Obrigada pelo carinho conosco. Amamos poder cuidar das madeixas das nossas DIVAS!❤?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia