Cabelo desbotado? Aqui não! Conheça 8 dicas para evitar a oxidação

Cabelo desbotado é sempre um terror na vida das mulheres que têm o cabelo colorido. Apesar de ser comum, alguns erros podem contribuir para que o seu cabelo desbote com mais facilidade e isso, provavelmente, acontece porque os cuidados não estão sendo seguidos à risca ou com maior atenção. O desbotamento é um processo que […]

Cabelo desbotado é sempre um terror na vida das mulheres que têm o cabelo colorido. Apesar de ser comum, alguns erros podem contribuir para que o seu cabelo desbote com mais facilidade e isso, provavelmente, acontece porque os cuidados não estão sendo seguidos à risca ou com maior atenção.

O desbotamento é um processo que oxida o cabelo de fora para dentro, ou seja, o fio vai perdendo a sua pigmentação, deixando o cabelo alaranjado ou avermelhado. Apesar da oxidação ser mais frequente em cabelos loiros e ruivos, ela também pode aparecer em fios pretos e castanhos pintados, portanto, todos eles estão aquém da situação.

O maior desafio das mulheres é manter a cor viva e brilhante por muito mais tempo. Mas, algumas situações do dia a dia podem funcionar como vilã. Conheça abaixo 8 formas de evitar que o desbotamento aconteça.

Antes mesmo do cabelo apresentar oxidação, é necessário manter os cuidados em dia. Então, siga as dicas e invista nos tratamentos.

1- Cuidado com o sol

O sol em contato com o cabelo ocasiona o desbotamento mais facilmente do fio. Para evitar que isso aconteça, aplique sempre antes um produto com filtro UV na fórmula. Além disso, em dias quentes, não esqueça o chapéu e bonés que bloqueiam o efeito ao ar livre.

2- Evite a água quente

Além de deixar os fios ressecados, a água quente causa desbotamento e danifica a fibra capilar. Por isso, o melhor a fazer é evitar esse processo para manter os cabelos bonitos por mais tempo. Além disso, intercale as lavagens, pois o seu excesso pode acelerar ainda mais o desbotamento.

3- Cuidado na hora de escovar

Assim como é importante proteger os fios do sol, na hora de escovar ou pranchar os fios, os cuidados também devem continuar. Para isso, não se esqueça da proteção térmica.
As ferramentas de calor podem deixar os fios ressecados, danificados e oxidados, por isso, o melhor a fazer é utilizar um defrizante termoativado para evitar que isso aconteça.

4- Cuidado com a química

Antes de submeter os fios à química, é necessário que antes, converse com um profissional para conhecer a real força do seu cabelo, além de saber quais os tratamentos devem ser feitos primeiro ou com mais antecedência.
Afinal, se você pinta o cabelo e logo em seguida submete os fios a uma nova química, seja uma descoloração ou mesmo progressiva, o processo pode ser muito agressivo, ocasionando queda, quebra e desbotamento da cor. Portanto, converse com o seu cabeleireiro para driblar esse resultado.

5- Use tonalizante para realçar a cor

Mas, se perceber que o cabelo apresenta desbotamento em poucos dias, o melhor mesmo é aplicar um tonalizante com ajuda de um profissional.
O tonalizante dá brilho, realça a cor e ainda não danifica as madeixas. Você terá uma cobertura perfeita e uma cor radiante.

6- Hidratação ao menos 2 vezes por semana

Além dos cuidados do dia a dia, a hidratação também deve fazer parte da sua rotina de cuidados. Afinal, conseguir um cabelo bonito e saudável requer cuidados e dedicação. Se perceber que os fios apresentam danos, ressecamento e falta de nutrição, invista no cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) e intercale os tratamentos. Então, não basta uma cor bonita se os fios também não estão saudáveis, tá bom?!

7- Decapagem para remoção de pigmentos

Esse processo é feito, normalmente, quando a cor desbota e a situação não consegue ser driblada, ou quando o desejo por uma nova tonalidade surge.
A decapagem funciona como uma descoloração, ou seja, remove os pigmentos da tintura, deixando o cabelo prontinho para receber uma nova tonalidade.

8- Shampoo antirresíduos

Para quem deseja apenas limpar sem desbotar a cor, o shampoo antirresíduos é perfeito para essa função. Mas, o mais indicado é usá-lo uma vez por semana ou quinzenalmente, pois o uso excessivo retira por completo a oleosidade natural, deixando os fios opacos e ressecados.
Ter um cabelo saudável e com uma cor bonita, pode levar tempo. Mas, siga as dicas e cuide dos fios antes mesmo de receber a coloração. Assim, será mais fácil conseguir esse combo: fios bonitos e saudáveis, e o melhor: por muito mais tempo! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia