Você conhece o ciclo de vida do cabelo?

O cabelo é parte importante da estética e quando o assunto é queda muitas mulheres ficam angustiadas. Mas sabia que cair alguns fios, após um período, é totalmente normal? 

Assim como vários elementos naturais, existe um ciclo de vida do cabelo e a queda é apenas uma das etapas que faz parte dele.

Conheça tudo sobre o ciclo capilar e como cada uma das etapas é importante para a saúde das suas madeixas

Ciclo de vida do cabelo

O ciclo de vida do cabelo costuma durar, em média, de 2 a 7 anos e cada fio de cabelo nasce de um bulbo capilar da seguinte maneira: no bulbo capilar, onde ocorre a divisão celular, as células mais antigas são colocadas para fora do bulbo, crescendo como uma haste capilar.

Fases do cabelo

Há, normalmente, três fases importantes que o fio passa durante o ciclo de vida do cabelo. São elas: anágena, catágena e telógena, que também podem ser descritas como crescimento, transição e queda. Conheça cada uma das fases do cabelo detalhadamente:

Ciclo de vida do cabelo
Veja como funciona cada uma das fases do cabelo

Anágena 

A anágena é a etapa ativa do cabelo, ou seja, do crescimento capilar, quando as células mais antigas são empurradas para fora do bulbo capilar.

Com um crescimento de cerca de 1 cm por mês, o cabelo pode ficar nesta fase ativa de 3 a 6 anos. Assim, quando uma pessoa sente que seus cabelos não crescem a partir de um certo ponto é porque sua fase anágena é mais curta do que de outras.

A maior parte dos folículos capilares (80% a 85%) estão na fase de crescimento.

Catágena

Ao final da fase de crescimento (anágena), o cabelo fica em uma etapa de repouso ou transição, momento em que os fios estão descansando para, em algum momento, cair. 

A catágena dura aproximadamente 3 semanas e aqui o cabelo não está crescendo mais, embora ainda esteja no folículo piloso (estrutura complexa composta por 1 fio com seu respectivo bulbo e outros pequenos órgãos).

Apenas cerca de 3% dos fios estão nesta fase de transição.

Telógena

Por fim, após a catágena, acontece a fase telógena, em que o cabelo é liberado e cai do folículo piloso.

Também faz parte dessa etapa do ciclo capilar que o fio fique inativo em torno de 3 meses até que todo o ciclo de vida do cabelo seja repetido, voltando para a anágena.

De todos os fios, 6% a 8% estão na fase de queda.

Entendendo a queda

Conhecer todo o ciclo capilar e cada uma das fases do cabelo é muito importante para identificar quando a queda não está na proporção que deveria.

Por exemplo, na fase telógena, o fio que se desprende não ocasiona dor e tem um bulbo arredondado, duro e seco na raiz. Já os fios da fase anágena têm bulbo macio e flexível, revestidos com material transparente gelatinoso.

Se você acredita que a sua queda está acima do adequado, investigue a causa e procure um profissional especializado para que ele oriente o melhor tratamento.

Para te ajudar nessa análise primária, veja alguns indicativos e perguntas que podem mostrar alguma alteração:

  • Existe apenas uma área afetada ou mais zonas do couro cabeludo?
  • A queda começou repentinamente ou vem acontecendo ao longo dos anos?
  • Houve mudança no aspecto dos fios e, com a queda, você observa bulbos macios e flexíveis nesses fios?
  • Esse é um problema recorrente que já foi resolvido anteriormente ou nunca aconteceu?
  • Há outros familiares que também sofrem com queda expressiva dos fios?

Reflita sobre essas questões e busque ajuda para manter o seu ciclo de vida capilar saudável.

E se você estiver buscando um produto que ajude na sua batalha antiqueda, saiba que a Salon Line possui a linha SOS Bomba Antiqueda que, além de fortalecer a fibra capilar, combate a queda, a quebra, e as pontas duplas, proporcionando hidratação profunda, cabelos fortes, blindados e totalmente renovados. Experimente o poder de 3x menos queda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos