Como lavar o cabelo corretamente: 7 dicas importantes

moça dentro do box sorrindo com o cabelo todo ensaboado

Não importa o tipo de textura! Seja lisa, ondulada, cacheada ou crespa, lavar o cabelo sempre fará parte dos cuidados diários de todas as pessoas. Porém, dependendo de como é feita, pode ajudar ou prejudicar a saúde dos fios e do couro cabeludo. Pensando nisso, preparamos dicas importantes de como lavar o cabelo corretamente. Confira!

 1 – Fique de olho na temperatura da água

Sabe aquela água quentinha que adoramos? Pois é, ela não faz nada bem para os seus cabelos. Além de danificar os fios, deixa-os ressecados, com frizz e sem brilho. Mas atenção: a lavagem também não deve ser feita exclusivamente com água fria. Para facilitar a retirada da oleosidade e deixar o fio mais limpinho, o indicado é lavar com água morna. Essa temperatura “meio-termo” ajuda a limpar melhor o hair sem danificar ou ressecar. Para finalizar, aí sim você pode fazer o último enxágue com água fria, já com as madeixas totalmente limpas.

2 – A ordem certa dos produtos

O ideal é sempre aplicar na ordem abaixo uma vez que cada produtinho tem uma função.

Shampoo:

tira toda a oleosidade e gordura do couro cabeludo e deixa os fios limpinhos. Prepara as madeixas para receber o tratamento;

Máscara:

hidrata, nutre, reconstrói e repõe todas as proteínas que foram perdidas;

Condicionador:

sela as escamas do cabelo, preservando todo o tratamento.

3 – Como aplicar o shampoo no cabelo?

O shampoo deve ser aplicado sempre no couro cabeludo, espalhado e massageado em movimentos circulares e com as pontas dos dedos. Importante: nada de esfregar ou lavar com as unhas hein?! Isso prejudica o couro cabeludo.

4 – Como aplicar a máscara no cabelo?

O primeiro passo é evitar colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto. Isso pode fazer com que a máscara seja contaminada por bactérias ou tenha seu pH e fórmula alterados. De preferência, use um pincel, colher ou espátula para pegar o produto. Feito isso, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios. Desembarace-os com um pente de dentes largos. Aplique a máscara e deixe agir de 3 a 5 minutinhos. Depois, enxágue.

 5 – Como aplicar o condicionador no cabelo?

O condicionador não deve ter nenhum tipo de contato com a raiz. Isso aumenta a oleosidade e pode até causar dermatite seborréica. Use apenas no comprimento e pontas, e deixe agir por no máximo 3 minutos. Em seguida, é só enxaguar o cabelo.

6 – É importante retirar 100% dos resíduos

Nada de deixar resíduos de produtos na cabeça hein?! Os fios podem ficar opacos, sem movimento e até causar alergias sérias no couro cabeludo. Por isso, enxágue bem e certifique-se de que eles saíram 100%.

 7 – Hora da finalização

Aqui vai depender de como seu cabelo é e o que você pretende fazer nele. As onduladas, cacheadas e crespas de plantão podem aderir, por exemplo, as texturizações capilares com aquele finalizador queridinho. Já as lisas que optarem por chapinha, secador de cabelo ou modelador, não podem se esquecer de usar um defrizante termoativado para proteger as madeixas das altas temperaturas desses aparelhos.

Pronto! Agora que você já sabe como lavar o cabelo corretamente, é só colocar em prática né?!

mulher saindo do banho, enrolada em uma toalha, secando o cabelo

Avalie esse conteúdo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia