Matização: dicas, produtos e tutorial para matizar os fios sozinha

Você já ouviu falar em matização? Se você já é, ou está pretendendo ser, loira, platinada fazer luzes, mechas ou qualquer outro procedimento que deixe os seus fios loirinhos, você deveria conhecê-la! Quer saber por quê? Bom, quem já descoloriu os cabelos alguma vez provavelmente já passou pela seguinte situação: pesquisou bastante, escolheu um estilo […]

matização 1

Você já ouviu falar em matização? Se você já é, ou está pretendendo ser, loira, platinada fazer luzes, mechas ou qualquer outro procedimento que deixe os seus fios loirinhos, você deveria conhecê-la! Quer saber por quê?

Bom, quem já descoloriu os cabelos alguma vez provavelmente já passou pela seguinte situação: pesquisou bastante, escolheu um estilo que curtiu, descoloriu os cabelos com bastante cuidado e fez tudo certinho. Mas quando secou a cabeleira pela primeira vez, percebeu que ao invés de um loiro bonito do jeitinho que sempre sonhou, conseguiu um cabelo amarelado e manchado.

Isso já aconteceu com você? Quer evitar que aconteça? Então, a matização pode ser a solução! Vamos conhecê-la melhor e entender por que ela é uma fase fundamental para deixar os cabelos descoloridos mais bonitos e com o tom que você deseja! 

O que é matização e quem precisa fazê-la

matização 2

 

Descolorir os cabelos significa penetrar a fibra capilar e retirar dela todo o pigmento responsável pela cor natural dos seus cabelos. Sem esse pigmento, o cabelo pode se tornar amarelado na hora, ou ganhar nuances amareladas e opacas depois de algumas semanas, o que prejudica significativamente o aspecto final. Nesses casos, uma das melhores escolhas é a matização.

A matização é um processo químico que ajuda a reequilibrar a cor dos cabelos coloridos e ela é importante tanto para conseguir o tom que você deseja, quanto para mantê-lo por mais tempo.

Assim, a matização consegue retirar as nuances mais amareladas e alaranjadas e atenuar as manchas que podem ter sido causadas pela descoloração, ou mesmo dar uma nova vida para os cabelos que já estão loiros a algum tempo, mas foram perdendo a cor e a vida.

A matização pode ser feita por qualquer pessoa que tenha clareado os cabelos e não atingiu a cor que esperava. Assim, ela vale para quem decidiu ficar loira, fez luzes, balayage, ombré hair, platinou os cabelos, deixo-os cinza, e etc.

Matização e correção de cor são a mesma coisa?

matização 3

A matização pode se assemelhar muito com um outro processo que também ajuda a atingir o tom de loiro que você deseja: a correção de cor. Mas, apesar das semelhanças, os dois procedimentos têm algumas diferenças entre si.

A correção de cor é uma sequência de ações que visam uniformizar a coloração dos cabelos, e uma dessas ações pode ser a matização. Mas, além dela, a correção de cor pode incluir a uma mistura de tonalizantes, tinturas e outros processos.

Em resumo, podemos dizer que a matização pode fazer parte do processo de correção de cor, e muitas vezes apenas ela é o suficiente para chegar ao tom desejado, mas a correção pode agregar também uma série de outros processos com o mesmo objetivo: alcançar a cor ideal.

Os produtos ideais para matização

Existe uma vasta gama de produtos para deixar o seu cabelo matizado, e vamos conhecer alguns deles.

Máscara S.O.S Bomba Matizadora: nutre e regenera os cabelos danificados e frágeis enquanto desamarela e neutraliza os tons indesejados do cabelo descolorido. A máscara pode ser aplicada de uma a duas vezes na semana ou sempre que sentir necessidade.

Maionese Capilar Matizadora #todecacho: ideal para cabelos ondulados, cacheados e crespos, a maionese capilar hidrata profundamente e tem ação umectante e emoliente, o que deixa os fios macios, brilhantes e saudáveis. Ótima escolha para quem tem cabelos platinados.

Shampoo Matizador Meu Liso #loiromatizado: desenvolvido para deixar os cabelos lisos mais alinhados, o shampoo matizador desamarela progressivamente os fios enquanto repõe a massa capilar e reduz o frizz. O resultado são cabelos mais fortes, saudáveis e no tom certo.

Como matizar o cabelo em casa

matização 4

O processo de matização capilar na verdade é bem simples, e usando os produtos certos e seguindo suas orientações você deve conseguir um resultado bem bacana.

Com os cabelos úmidos e limpos, aplique o matizador escolhido em toda a extensão e pontas do cabelo. Você pode usar um pente para distribuir melhor o produto e evitar manchas nos fios.

Deixe o creme ou shampoo matizador agir nos cabelos pelo tempo indicado e nunca mais do que isso. Lave abundantemente para retirar todo o produto e finalize com o condicionador para fechar as cutículas do cabelo.

Não se esqueça que, apesar de muitos cremes para matização terem ação hidratante, a sua utilização não elimina a necessidade de continuar tratando os cabelos com um cronograma capilar, que deve ser sempre empregado para garantir que seus fios estejam saudáveis e bonitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia