“O shampoo não deu certo pra mim”. Por que isso pode acontecer?

O shampoo é um produto muito importante para a rotina capilar, pois é ele que promove a limpeza dos cabelos, auxiliando na remoção da gordura natural produzida pelo couro cabeludo, sujeiras externas que se acumulam na raiz e nos fios, além dos resíduos de outros produtos usados no dia a dia.

Por seu papel fundamental, é muito comum que dediquemos um tempo na escolha do shampoo ideal, aquele que vai limpar sem ressecar os fios, ou que tenha algum ativo para uma necessidade específica.

E aí, você usa o “shampoo ideal” com muita esperança e… ele não funciona como você esperava. O que será que houve? Saiba que há muitos motivos para isso acontecer – e pode não ser culpa do produto! Descubra alguns deles aqui.

O shampoo não deu certo no cabelo
O shampoo não funcionar nem sempre é culpa do produto

Shampoo errado

A primeira coisa a ser feita quando o assunto é shampoo é a escolha do produto certo, afinal, cada fio e couro cabeludo têm necessidades que devem ser levadas em consideração para a saúde do cabelo.

E para encontrar o shampoo certo, você precisa conhecer o seu cabelo (qual o tipo, textura, se é seco ou oleoso, com química ou natural) para alcançar o resultado que deseja.

Usar um shampoo que não seja indicado para o seu cabelo pode trazer problemas para o fio, além de dar a sensação de que o produto não funciona – quando, na verdade, os princípios ativos que estão ali não são adequados para os seus fios.

Quantidade errada

Se você ama que o momento da lavagem seja com bastante espuma e, por isso, usa uma quantidade abundante de shampoo, saiba que isso não é indicado.

A quantidade ideal para uma limpeza eficiente equivale ao tamanho de uma moeda – claro que variando um pouco de acordo com o seu tipo de cabelo.

O uso exagerado de shampoo pode deixar resíduos no couro cabeludo que, a longo prazo, deixam o cabelo mais oleoso e quebradiço. Ou seja, toda a ação que o produto se propõe pode ser anulada.

Armazenagem errada

Calma, você não precisa de um lugar super especial para guardar o seu shampoo, e ele pode continuar “morando” no box do seu banheiro.

Porém, mesmo que seja um produto com maior resistência à umidade, ele deve ficar longe da janela por conta de um inimigo: o sol.

O calor e luz solar podem alterar a composição desse tipo de produto e ele pode não ter a eficácia que você espera.

Lavagem errada

Na hora de lavar o cabelo, há dois erros que muita gente comete e pode fazer você achar que o shampoo não deu certo pra você: a temperatura da água e aplicar produto onde não deve.

A água muito quente dilata as cutículas dos fios, causando o ressecamento e embaraçamento. O ideal é usar água morna durante o processo de lavagem e fria ao final, para fechar as cutículas, o que dá mais brilho aos fios.

Outro erro é aplicar shampoo em todo o comprimento do cabelo, inclusive nas pontas. Ele deve ser colocado apenas no couro cabeludo, espalhando a espuma por toda a cabeça, massageando a área – o que aumenta a oxigenação, fator que permite um crescimento mais saudável dos fios.

Agora que você já descobriu os motivos que podem fazer aquele shampoo não ter dado certo pra você, que tal rever seus hábitos na hora de lavar o cabelo e dar mais uma chance a ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos