Vitamina para cabelo: conheça os tipos mais importantes, benefícios e como repor adequadamente

Vitamina para cabelo

Você sabe quais são as principais vitaminas para cabelo responsáveis por tratar e manter os fios saudáveis? Se você ainda não conhece, vem com a gente porque vamos explicar tudinho sobre elas. Dessa maneira, fica muito mais fácil ter aquele cabelão lindo que você sempre quis, não é mesmo!?

Saiba quais são os tipos de vitaminas para os fios

Confira abaixo uma lista das principais vitaminas e também alguns minerais, ácidos e proteínas benéficas para a saúde das madeixas.

-Vitamina A
-Vitamina B2
-Vitamina B3 (Niacina)
-Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
-Vitamina B7 (Biotina)
-Vitamina B7 (Inositol)
-Vitamina B12
-Vitamina C
-Vitamina D
-Vitamina E
-Vitamina B1
-Silício orgânico
-Magnésio
-Zinco
-Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6
-Ácido fólico
-Aminoácidos e proteínas

Benefícios das vitaminas para os cabelos

Agora que você já foi apresentada a todas essas vitaminas, minerais, ácidos e proteínas que fazem bem para a nossa cabeleira, está na hora de entender como é que cada uma delas funciona a favor da fibra capilar. Confira!

Vitamina A

Ajuda a produzir o sebo no couro cabeludo, responsável pela hidratação do fio. Além disso, protege os fios da queda, combatendo os radicais livres causadores deste mal.

Vitamina B2

Previne o enfraquecimento e consequente queda do fio. Além disso, essa vitamina está ligada ao processo de formação dos fios.

Vitamina B3 (Niacina)

Melhora a circulação sanguínea, estimula o crescimento dos fios, fortalece a fibra capilar e está diretamente associada à prevenção da queda.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Este ácido ajuda a reduzir a queda dos fios por envelhecimento, ou seja, causas naturais. Além disso, fortalece os folículos e células, de maneira que viabiliza o funcionamento adequado dos mesmos. Outro benefício dessa vitamina é que ela abre espaço para o crescimento de novos fios, liberando a pele morta do couro cabeludo.

Vitamina B7 (Biotina)

A vitamina B7 (biotina) funciona para evitar a queda dos fios, tratar a caspa e ainda hidratar a pele. Sua ausência inclusive causa a queda das madeixas por enfraquecimento.

Vitamina B7 (Inositol)

O Inositol também é um tipo de vitamina B7, este é um dos principais nutrientes responsáveis por estimular o crescimento do fio, além de prevenir a calvície. Outra informação interessante é que a falta desta vitamina no couro cabeludo pode causar também irritação da pele e problema nos nervos, além de eczema.

Vitamina B12

Funciona no processo de divisão celular ajudando no crescimento dos fios.

Vitamina C

Vitamina com propriedades antioxidantes que produz colágeno, proteína que faz parte de um terço do corpo, incluindo os nossos cabelos. Ela protege os fios dos canos causados pelos radicais livres.

Vitamina D

Recupera a estrutura capilar e trabalha contra a queda do cabelo. A ausência dessa vitamina enfraquece os fios, deixando-os mais finos.

Vitamina E

Mais uma vitamina antioxidante. Esta previne os fios brancos, temidos por muita gente. Além disso, estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo que, consequentemente, promove o crescimento capilar. É muito poderosa em termos de recuperação de regiões onde houve queda de cabelo e também previne este mal.

Vitamina B1

Como é uma vitamina conhecida por combater o estresse, é administrada como uma maneira de prevenir a queda. Isso porque o estresse é uma das maiores causas de queda capilar.

Silício orgânico

Mineral que fortalece e ajuda na resistência e elasticidade dos fios, portanto, é um ótimo aliado contra a quebra e a queda do cabelo.

Magnésio

Segundo especialistas, a alopecia e a calvície estão diretamente ligadas à falta de magnésio no corpo, portanto, a presença ou reposição deste componente pode prevenir a calvície.

Zinco

Responsável por manter as o funcionamento das glândulas sebáceas e folículos capilares trabalhando em ordem.

Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6

Estes ácidos fortalecem o fio e previnem a queda, pois fornecem umidade para os fios de cabelo, estimulam nutrientes para o folículo através do fluxo sanguíneo e combatem o hormônio DHT, responsável pela queda dos fios.

Ácido fólico

Como está ligado a diminuição da queda e quebra dos fios, também combate o aparecimento dos fios brancos, que naturalmente são mais frágeis.

Aminoácidos e proteínas

Compõe 90% da estrutura essencial do cabelo, representando praticamente toda a sua massa.

Como sei que preciso de vitamina para cabelo?

vitamina para cabelo

Para descobrir se o seu cabelo está com a deficiência de alguma vitamina essencial, basta observar bem o seu aspecto. Ou seja, um cabelo saudável geralmente não tem um aspecto ruim e obviamente não precisa de nenhuma suplementação de vitaminas. Por esse motivo, observe principalmente se os seus fios estão caindo mais do que o normal, se o seu cabelo está demorando a crescer, se as madeixas estão apresentando um aspecto frágil e quebradiço, entre outros detalhes que indiquem um cabelo enfraquecido. Caso ainda esteja em dúvida ou tenha notado algumas dessas características, procure um dermatologista para que ele possa fazer uma análise mais detalhada. Além disso, ele também deverá pedir uma porção de exames para ter certeza de que não é algum problema mais grave que está causando o enfraquecimento dos seus fios.

Saiba quais produtos possuem vitamina para cabelo

O acompanhamento de um profissional é indispensável caso você tenha observado no seu cabelo a manifestação das características mencionadas anteriormente. Entretanto, é possível investir paralelamente em produtos que tratam a saúde do fio, pois contém vitaminas, minerais, ácidos e proteínas essenciais em sua composição. Descubra agora alguns deles!

Produtos com frutas na composição

A Salon Line adora criar produtos com frutas na composição, isso porque elas possuem vitaminas e proteínas importantes para a saúde do fio. Confira alguns produtinhos com frutas que vão salvar a sua cabeleira.
O abacate é riquíssimo em minerais e vitaminas, entre elas, algumas das faladas por aqui como vitaminas do complexo B, vitamina C, A e E, assim como magnésio e zinco. Essa fruta está presente na linha Meu Liso Abacate Alisados e Relaxados, que contém shampoo, condicionador e creme para pentear. Todos esses itens promovem a recuperação e fortalecimento dos fios que passaram por química de alisamento.
Enriquecidos com a vitamina E e ácidos graxos presentes no leite de coco, experimente também a Máscara Concentrada de Hidratação Leite de Coco e Óleo de Monoi Maria Natureza ou a Máscara de Nutrição Coco #todecacho. Enquanto a primeira promove uma hidratação forte, brilho e zero frizz, a segunda proporciona hidratação nutritiva poderosa.

Produtos com vitamina A na composição

A famosa linha S.O.S Bomba Tradicional da Salon Line também conta com uma vitamina muito importante para a saúde do fio, a vitamina A. Ela está presente em todos os produtinhos da linha como o shampoo, condicionador, máscara de hidratação e creme para pentear, promovendo o fortalecimento dos fios e estimulando o crescimento saudável.

Adquirir vitamina para cabelo através da alimentação

É importante esclarecer que a alimentação é a maior fonte para adquirir estas vitaminas, minerais e outros componentes que viemos destacando nesta matéria. Portanto, mantenha sempre uma dieta saudável para não ter problemas relacionados à saúde em geral e, consequentemente, ligados à saúde dos seus fios também. Abaixo você pode conferir uma listinha bem legal que montamos apontando os alimentos que você precisa consumir para que as suas vitaminas (também minerais, proteínas e etc) estejam sempre em dia e a cabeleira maravilhosa.

-Vitamina A: consumir batata doce, cenoura, vegetais alaranjados e folhas verdes na sua rotina é o suficiente para manter os níveis de vitamina no lugar.

Vitamina A

-Vitamina C: além da famosa laranja, para conseguir vitamina C você também pode investir em alimentos como pimentão, tomate, brócolis, espinafre, limão, abacaxi, goiaba, manga, entre outros.

Vitamina C

-Vitamina E: obter essa vitamina pode não ser tão fácil, entretanto, é possível! Aposte no consumo de semente de girassol no dia a dia ou castanhas.

Vitamina E

-Vitamina B12: para que a B12 no seu sistema esteja sempre no nível adequado, o indicado é que você mantenha uma dieta rica em carnes, peixes, laticínios e ovos.

Vitamina B12

-Magnésio: ao consumir banana, amêndoas ou amendoim o corpo consegue extrair o magnésio, muito importante para o seu bom funcionamento. Entretanto, nem sempre a alimentação é o suficiente para que os níveis desse mineral cheguem ao ideal, sendo preciso uma suplementação.

Vitamina B12

-Zinco: o excesso de zinco não é o adequado para a saúde do corpo, pois pode levar a perda de cobre. Sendo assim, consumir uma quantidade razoável de legumes, castanhas e carnes é o suficiente.

Zinco

Como repor a vitamina D?

A vitamina D não pode ser obtida através da alimentação. Portanto, a melhor maneira é promover a exposição diária do corpo ao sol. Se você mora em um local muito frio e com pouca incidência de sol, procure um médico para que ele possa medir os seus níveis de vitamina D e decidir se você precisará de suplementação.

Vitaminas para o cabelo crescer

Quer aquele cabelão enorme para desfilar por aí? Ou então não vê a hora dos cachinhos ou crespinhos crescerem durante a transição capilar? Então vamos recapitular! Para isso, invista nas seguintes vitaminas:
-Vitamina A
-Vitamina B3 (Niacina)
-Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
-Vitamina B7 (Inositol)
-Vitamina B12
-Vitamina E

Vitaminas para o cabelo crescer

Vitamina para queda de cabelo

Já você que quer prevenir ou combater a queda de cabelo lembre-se das seguintes vitaminas:
-Vitamina A
-Vitamina B3 (Niacina)
-Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
-Vitamina B7 (Biotina)
-Vitamina D
-Vitamina E
Vitamina B1

E também:

-Silício orgânico
-Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6
-Ácido fólico

Vitamina para fortalecer o cabelo

Agora, se o que você busca é dar aquela fortalecida power nas suas madeixas, vai precisar de:

-Proteínas /aminoácidos
-Vitamina B3 (Niacina)
-Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Tal como:
-Silício orgânico
-Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6

Vitamina para fortalecer o cabelo

Fique atenta: zinco para cabelo

O zinco é um mineral que pode ser intrigante em termos de influencia sobre o nosso cabelo. Isso acontece porque é comprovado cientificamente que a ausência de zinco no nosso sistema pode levar a queda dos fios. Entretanto, como mencionamos anteriormente, ele também é responsável pela deficiência de cobre, magnésio, ferro e manganês -outros minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo- se administrado em excesso. Portanto, é preciso muito cuidado ao ingerir zinco na sua dieta. Também é bom lembrar que tanto a falta quanto o excesso de zinco no nosso corpo podem levar a queda de cabelo, fique atenta. Para obter a quantidade adequada de zinco no dia a dia basta seguir uma dieta balanceada comum. A suplementação de zinco não é necessária.

Agora que você já está sabendo tudo sobre vitamina para cabelo, fica mais fácil organizar uma alimentação balanceada no seu dia a dia e também comprar os produtinhos certos para deixar as madeixas sempre saudáveis e, claro, belíssimas! Se você curtiu esse conteúdo, veja também essa matéria sobre como fazer o cabelo crescer. Você vai adorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia