Análise capilar: saiba quando o seu cabelo está precisando de cuidados especiais

Análise capilar

Você sabe o que é e como funciona uma análise capilar? Se ainda não sabe fique com a gente e descubra tudo sobre essa técnica que promete mudar a vida dos fios promovendo um cabelo natural saudável ou o cuidado adequado para as madeixas com químicas.

O que é a análise capilar?

Se trata de um procedimento de avaliação completa do fio, possibilitando a descoberta de toda e qualquer disfunção do dele ou do couro cabeludo, seja oleosidade, ressecamento, falta de volume, volume em excesso, caspa e uma série de outras questões. Descobrindo exatamente o que se passa no seu cabelo é possível tratá-lo da forma mais precisa, a fim de alcançar melhores resultados.

Quem pode fazer essa análise dos fios?

Qualquer pessoa pode se submeter a uma análise capilar, não há restrições quanto a isso. Por outro lado, apenas um profissional pode exercer essa análise no seu cabelo. Cabeleireiros especializados e esteticistas estão habilitados a realizar esse procedimento. Entretanto, para uma avaliação mais profunda e específica é indispensável que você passe por uma análise capilar com um dermatologista.

Saiba como funciona a análise capilar

Esse procedimento envolve uma investigação completa através de aparelhos específicos como, por exemplo, o dermatoscópio digital, que diagnostica enfermidades do couro cabeludo, alterações externas da fibra capilar, entre outros detalhes captados por esse instrumento que possui câmeras e lentes de aumento superpotentes. É importante destacar que, embora a tecnologia desse dispositivo promova uma análise minuciosa, ele não substitui a necessidade de uma avaliação a olho nu feita por um profissional que entende do assunto.

Como é feita a análise capilar?

Caso você opte por visitar primeiramente um esteticista ou cabeleireiro, ele fará a primeira análise com o uso da ferramentas como o dermatoscópio digital ou tricoscópio capilar. Depois, fará também uma avaliação a olho nu, enquanto conversa com você a fim de descobrir seus hábitos, histórico capilar, dentre outros detalhes que ajudam a chegar a um diagnóstico. Depois disso, é preciso que uma investigação mais especializada seja feita através de médicos como o clínico geral ou dermatologista, que são capazes de fazer um estudo completo da saúde da pessoa. Se o profissional achar necessária uma avaliação ainda mais minuciosa, um exame chamado tricograma será solicitado, pois é feito em laboratório.

Veja as principais causas dos problemas capilares


As causas dos problemas que afetam o couro cabeludo e os fios podem ser diversas, confira as principais abaixo!

  • Alimentação inadequada – considerada por profissionais uma das maiores causas
  • Histórico familiar e genético
  • Doenças autoimunes ou tiróide
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Falta de nutrientes
  • Poluição e umidade do ar
  • Procedimentos químicos em excesso
  • Exposição demasiada ao sol
  • Prender demais o cabelo
  • Dormir com os fios úmidos
  • Lavagem dos fios com água muito quente

Recomendações e considerações finais

Embora não seja tão popular, é muito importante passar pelo procedimento de análise capilar para poder dar aos fios o tratamento capilar específico e necessário. Além disso, através dela é possível descobrir outros transtornos de saúde mais graves.

Análise capilar: saiba quando o seu cabelo está precisando de cuidados especiais
5 (100%) 3 vote[s]

4 comentários

  1. Gostaria de estar recebendo amostras gratis meu cabelo e liso mas os dois estão fracos de tanta quimica

    1. Salon Line disse:

      Maria, não temos nenhum programa de envio continuo de amostras grátis. Beijos!

  2. Elinete maximo figueira disse:

    Gostaria de experimenta parece muito bom

    1. Salon Line disse:

      Mara né, Eli!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia