Conheça os benefícios da hidratação com óleo de coco para o cabelo e aprenda como fazer

Hidratação com óleo de coco

Se você gosta de acompanhar as novidades sobre beleza e cabelo pela internet, deve saber que não é de hoje a paixão das mulheres pelo óleo de coco na hora da hidratação capilar. Portanto, se você quer conhecer mais sobre os benefícios desse ativo tão poderoso nas madeixas e também descobrir a melhor forma de usá-lo, fiquei ligadinha nessa matéria!

Principais vantagens ao apostar na hidratação com óleo de coco

Não é a toa que o óleo de coco é um dos óleos vegetais mais usados para o tratamento dos fios. Isso porque seus benefícios para a cabeleira são diversos. Confira abaixo!

Proteção durante a lavagem

Resolvemos falar desse primeiro, porque muita pessoas não sabem que o óleo de coco pode ajudar a proteger a oleosidade natural do cabelo durante as lavagens. Para isso, basta usá-lo como pré-shampoo antes do banho. O procedimento cria uma capa protetora que evita que o efeito adstringente de alguns shampoos retire toda a oleosidade natural do fio, causando danos a saúde da fibra.

Nutrição do fio

O abuso de químicas no cabelo, o uso excessivo de ferramentas de calor e até mesmo os fatores externos mais comuns podem ser responsáveis por retirar a oleosidade natural das madeixas. Por isso é indicado que as madeixas nessas condições sejam submetidas a procedimentos de umectação capilar regularmente. O óleo de coco é uma excelente fonte de nutrição para o cabelo, pois contém ácidos graxos e lipídeos em sua composição. A aplicação do óleo auxilia a reposição do óleo natural ao cabelo.

Selamento da fibra capilar

Esse óleo tão incrível possui efeito condicionante, portanto, ao aplicá-lo, uma capa protetora é criada, conforme falamos anteriormente. Essa capa promove fios mais alinhados e brilhantes, além do fator principal, que é a capacidade de manter os nutrientes e vitaminas dentro dos fios por mais tempo.

Emoliência dos fios

O efeito condicionante do óleo de coco também promove maior emoliência para as madeixas, proporcionando um desembaraço poderoso. Essa atitude vai evitar muitos fios quebrados na hora de pentear, viu?

Proteção de danos

A capa protetora que mencionamos anteriormente também tem o poder de evitar os danos que o cabelo pode vir a receber, tal como químicas, abusos das ferramentas de calor, falta de cuidado adequado ou fator genético.

Prevenção da queda e quebra

O uso do óleo de coco fortalece e trata os fios, promovendo um cabelo saudável que, quando devidamente tratado, dificilmente sofrerá com a queda de fios enfraquecidos ou com a quebra de fios danificados.

Restauração de pontas duplas

Além de tratar as pontas duplas com a umectacao, o efeito condicionante do óleo, como já falamos, promove o selamento da fibra capilar, acabando com as pontinhas espigadas que tanto incomodam.

Definição dos cachos e controle de volume

A ação do óleo de coco sobre os cabelos promove aos fios cacheados e crespos madeixas mais hidratadas e nutridas, portanto, um resultado mais alinhado. Isso faz com que as molinhas apresentem muito mais definição.

Redução de frizz

Como o óleo de coco possui inúmeras vantagens, o resultado só pode ser um cabelo mega saudável. Em outras palavras, fios saudáveis possuem menos chance de apresentar frizz, desde que não seja um fator genético, ok?

Melhores maneiras de usar o óleo de coco no cabelo

Agora que você viu que não faltam vantagens em relação ao uso do óleo de coco no cabelo, confira como usá-lo.

Umectação comum ou noturna

Envolva os fios com óleo de coco puro e deixe agir por, no mínimo, 30 minutos. Depois é só lavar e condicionar como de costume. Você também pode realizar uma umectação noturna, aplicando o óleo no cabelo e retirando na manhã seguinte. O tratamento promove nutrição profunda para as madeixas.

Na máscara de hidratação

É só adicionar algumas gotas do óleo de coco na sua máscara preferida para potencializar o tratamento, fazendo o que chamamos de hidratação nutritiva.

Como pré-shampoo

Aplique o óleo de coco no cabelo seco por aproximadamente 15 minutos antes de tomar banho. Enxágue bem o cabelo e lave com seu shampoo favorito. Depois enxágue novamente, finalize com um condicionador, enxague pela última vez e pronto.

Como tônico de crescimento capilar

O ingrediente por si só já estimula o crescimento das madeixas, entretanto, se usado como um tônico capilar para massagear o couro cabeludo pode potencializar o resultado. Isso porque as massagens capilares ativam a circulação do sangue na cabeça, fazendo com que os fios cresçam mais rapidamente e saudáveis.

Dicas para aproveitar ao máximo os benefícios do óleo de coco na hidratação

A youtuber e embaixadora Salon Line, Carol Soares, também adora usar o óleo de coco para cuidar da cabeleira. Por isso, ela deixou aqui uma diquinha salva-vidas para hidratar o cabelo utilizando o ingrediente: “Eu uso o óleo de coco #todecacho colocando algumas colheres dele junto com uma máscara de nutrição para potencializar o efeito no cabelo,” disse a blogueira. O segredo para dela é enluvar bastante as madeixas -e sem preguiça- para o produto penetrar bem nos fios. Além disso, tem um toque especial: “é preciso cuidar com carinho do cabelo”, aconselhou a influencer.

óleo de coco

Produtos com óleo de coco na composição

Óleo de umectação

Porque não apostar no próprio óleo de coco? A linha #todecacho possui um óleo de coco 100% vegetal para umectação capilar, que é queridinho da Carol, conforme comentamos acima. É possível usá-lo puro ou misturado na sua máscara de hidratação favorita. Fica a sua escolha.

Máscara de hidratação com óleo de coco

Para combinar hidratação e nutrição no mesmo tratamento, experimente a máscara Desmaia Perfeito da linha SOS Hidratação, novidade fresquinha da Salon Line. Essa máscara, que é lançamento, conta com óleo de coco e vitaminas A e E na composição. Se trata de uma máscara concentrada que promove hidratação profunda, desembaraço, redução de frizz e fios alinhados. Além dessa, a linha ainda conta com mais quatro máscaras: Bio-Reconstrução Fortalecedora, Ultra Cachos, Turbinada e Cachos e Crespos Liberada. Vale a pena conhecer!

Agora que você está craque sobre hidratação com óleo de coco, está na hora de aplicar esses conhecimentos no cuidado com a cabeleira, não é verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia