Cabelo ruivo como você nunca viu: ou regras para conquistar a cor perfeita

cabelos ruivos

O cabelo ruivo é uma das cores mais desejadas dos últimos tempos. Isso porque, além de sedutora, delicada e cheia de vida, ainda apresenta diversas subtonalidades que permitem com que exista sempre um ruivo que esteja exatamente de acordo com o seu estilo. Com certeza você já viu muitas matérias por aí sobre essa cor de cabelo mega versátil, mas, com certeza, não viu ainda todas essas informações compiladas em apenas um só lugar! Então vem com a gente, porque vamos trazer informações sobre cabelo ruivo como você nunca viu, com muitas dicas e ainda 7 regrinhas para conquistar a cor perfeita. Confira!

Tons de cabelo ruivo

Como dissemos, os tons de ruivo são muitos, desde os mais abertos, puxados para o loiro, até os mais fechados, próximos ao castanho claro. Das nuances acobreadas e super naturais, até aquelas avermelhadas e bem vibrantes que chamam a atenção de qualquer um. Ou seja, o que não falta são opções de ruivo para você escolher, a variedade é muito grande e, ao menos uma, vai combinar com aquilo que você está buscando. Fique de olho para saber mais sobre as tonalidade de ruivo abaixo!

Cabelo ruivo acobreado claro

Essa cor também é conhecida como loiro claro acobreado. Se trata de um cabelo loiro claro dourado com reflexos em acobreado. Ou seja, é aquele famoso ruivinho natural que todo mundo sonha, sabe!? Aquele que você pinta e todo mundo acha que aquela cor nasceu com você. Esse modelo é o mais desejado de todos, justamente por sua naturalidade que conquista. Lembrando que os fios com aspecto natural estão com tudo para as próximas temporadas, então, se você quer ficar por dentro das últimas tendências pode apostar nesse modelo.

Cabelo ruivo escuro acobreado

Essa cor tem como base o castanho claro ou loiro escuro, é mais fechado do que o modelo anterior e apresenta reflexos de vermelho e cobre no seu fundo. O look promove um contraste incrível com as mulheres de pele clara e para as negras garante um visual ousado e efeito quente, devido a cor avermelhada que é reforçada. Essa é uma boa opção para quem tem os fios naturalmente mais escuros, pois não sofrem tanto com descoloração para alcançar o tom, diferente do acobreado anterior que precisa alcançar a tonalidade de loiro claro.

Borgonha

O cabelo vermelho borgonha vem fazendo muito sucesso nos últimos tempos, isso porque é uma tonalidade de vermelho bem fechada e intensa, que não exige muita descoloração e promove um resultado com muito estilo próprio. Esse já não tem aquele aspecto de ruivo natural que vimos antes, pelo contrário, sua ideia é chamar atenção mesmo. Essa cor é muito confundida com o cabelo marsala e o vinho. Esse modelo valoriza especialmente as donas de pele negra, por ser uma cor mais fechada e quente, entretanto, também proporciona um contraste cheio de atitude naquelas que possuem a pele branca. Vale a pena experimentar! Ah, outra dica: a cor dá um destaque incrível para o formato do cabelo cacheado, valorizando a sua curvatura através dos reflexos em vermelho.

Cabelo vermelho cereja

O vermelho cereja é aquela cor extremamente vibrante, também conhecida como vermelho intenso. Além de cheia de atitude, essa tonalidade é mega democrática porque valoriza todos os tipos de pele. A única observação sobre o vermelho cereja é sobre a manutenção. Essa cor pede uma rotina de cuidados constantes para que fique sempre bonita e vibrante. Se você quer apostar nessa cor, deve se comprometer com os cuidados necessários.

Cabelo acaju

Outro sucesso dos últimos tempos é o vermelho acaju, que é a cara do Brasil: quente, vibrante e cheio de estilo. Ainda assim, se trata de um vermelho de base fechada, com fundo marrom, portanto, pode ser um modelo mais discreto. Para isso, aposte na versão mais escura do vermelho acaju. O modelo é bastante democrático, levando em consideração que o resultado em qualquer tonalidade de pele fica ótimo.

Cabelo marsala

A mistura de vermelho com roxo que conquistou o coração (e a cabeça) das mulheres em todo o país! Essa tonalidade mais fria e escura de vermelho vai bem com todos os tons de pele, pois, justamente, mistura tons frios e quentes para chegar ao resultado que conhecemos, portanto, cai tão bem em negras quanto brancas. O marsala é ótimo se você busca pintar o cabelo todo, pois, por ser mais frio e fechado, não desgasta o fio com processos de descoloração.

Melhor produto para pintar o cabelo de ruivo: tinta ou tonalizante

Essa escolha vai depender muito do resultado que você busca. Por exemplo, a tinta permanente é legal para um resultado mais duradouro ou uma mudança mais radical, podendo alterar a cor do seu cabelo. A coloração permanente sai apenas com o nascimento de novos fios na raiz, podendo sim desbotar, mas nunca sair completamente. Enquanto isso, o tonalizante é mais recomendado para promover reflexos avermelhados mais discretos ou renovar a cor que está desbotando. Isso porque o tonalizante geralmente não possui amônia, ou seja, ele não altera a cor do fio, clareando-o, por exemplo. Apenas aplica a coloração na parte exterior do fio. Portanto, se a base do fio for escura, ele apenas vai promover uma nuance avermelhada em cima do seu cabelo escuro. Lembrando que o tonalizante vai saindo a cada lavagem até de dissipar completamente. Em termos de saúde do fio, o tonalizante é o mais indicado, por ser uma coloração mais suave. Também é legal se você busca apenas mudar o visual temporariamente.

Cortes para cabelo ruivo

Que tal pegar algumas diquinhas de cortes lindíssimos que combinam perfeitamente com a sua nova cor de cabelo? Confira abaixo algumas opções incríveis para cada tamanho de cabelo e escolha uma para arrasar com o visual 100% repaginado.

Cabelo curto ruivo

Já ouviu falar do corte pageboy? É um modelo curtinho que fez o maior sucesso nos anos 50 e 60, e que agora voltou com tudo! O modelo é curtíssimo, aproximadamente na altura da orelha com base reta projetada para frente. Enquanto isso, a nuca vai bem baixinha, até mesmo raspada com máquina para criar maior volume na parte superior traseira. Esse modelo tem se disseminado bastante entre as cacheadas e ainda com um detalhe incrível que faz toda a diferença, a franjinha também curta e reta. O que era retrô ficou ainda mais com esse toque especial. O mais incrível do pageboy é que mesmo sendo um modelo retrozinho, ele não tira o pé do moderno, apresentando aquele ar de fashionista super descolada. Agora basta combinar esse corte com o seu modelo de ruivo favorito e arrasar! Que tal uma tonalidade bem vibrante!?

Cabelo médio ruivo

O shag hair é mais um modelo vintage que vem fazendo sucesso. Essa releitura do estilo pigmalião conquistou uma galera pelo seu efeito bagunçadinho e despojado. A ideia é apresentar um look bem “acordei assim”, então nada de se preocupar com o styling. O corte vai com camadas irregulares e pontas desfiadas, para finalizar, a boa e amada franjinha, dessa vez a dica é apostar no estilo cortininha, mas não é obrigatório. Na cor, a nossa sugestão é o ruivo escuro acobreado, bem ruivinho, mas sem exageros.

Cabelo longo ruivo

Para dar leveza, movimento e balanço natural para o seu cabelo longo, que tal apostar em uma técnica de corte degradê!? Mas não é aquele degradê dos anos 2000 em que o cabelo ficava todo volumoso com diversas camadas desde a parte do pescoço. Agora as camadas ficam apenas nas pontas e são bem suaves, proporcionando uma textura incrível para a cabeleira, tudo de muito bom gosto. Quanto a cor, a nossa indicação é o ruivinho natural, ou seja, o loiro claro acobreado. Afinal, já que o corte é bem natural e leve, nada melhor do que a cor seguir essa mesma vibe, não é mesmo!? Pode ter certeza que é sucesso!

Mechas ruivas

Para quem não quer se jogar de cabeça no cabelo ruivo completamente, há sempre a opção de apostar nas mechas para criar nuances de ruivos bem discretos no cabelo escuro. Esse efeito fica lindíssimo no sol, sem exagerar no visual vibrante. As mechas podem ser um pouco mais marcadas, caso você queira reflexos mais dispersos e suaves, a ideia é apostar em luzes!

Luzes ruivas

Com essa técnica você não consegue enxergar completamente a marcação dos reflexos ruivos, o efeito é bem natural e espalhado pela cabeça. O legal é que com as luzes você pode escolher o quanto de ruivo quer apresentar na cabeleira. Ou seja, você pode optar por mechas bem fininhas e discretas, assim como pode decidir por um número maior de mechas espalhadas por toda a cabeça, deixando o visual um pouco mais marcante. Você decide qual estilo tem mais a ver contigo!

Como manter a cor: dicas simples

Para manter a cor do seu cabelo por mais tempo, é preciso garantir alguns cuidados que são bem simples, mas necessitam de comprometimento. Confira abaixo as principais dicas para manter o seu ruivinho sempre lindo!

-Hidratação, nutrição e reconstrução: ou seja, um cronograma capilar completo. Somente esse tratamento é capaz de dar às suas madeixas todo o cuidado necessário para que estejam sempre saudáveis e bonitos. Isso porque essa rotina com etapas de cuidado repõe a umidade, os nutrientes e a massa capilar. O cronograma é a base para que qualquer fio permaneça saudável, especialmente os fios coloridos.

-Retocar a cor da raiz: deixar a raiz de outra cor por muito tempo após o crescimento dos fios não é muito legal, por isso, faça o retoque de raiz no salão de beleza ao menos uma vez por mês. Outra opção é investir em um ruivo com a raiz esfumada, permitindo que a transição de cores entre os seus fios naturais e os ruivos seja mais discreta. Dessa maneira, o retoque de raiz pode ser muito mais espaçado, podendo chegar até a seis meses, tudo depende do crescimento dos seus fios.

-Usar matizador para tonalizar: entre uma visita e outra ao salão para fazer a raiz, o ideal é fazer uma tonalização a cada 15 ou 20 dias, por exemplo, para que a cor fique sempre vibrante e cheia de brilho. Para isso, você pode usar um matizador, como a Máscara Cobre da Salon Line. Ela intensifica e protege a cor por mais tempo, de maneira que você não precisa aplicar a coloração permanente tantas vezes no cabelo, evitando danos maiores.

Como evitar o desbotamento do cabelo ruivo

Além de manter a cor, é preciso aplicar alguns cuidados para evitar que ela desbote também, mas são três itens bem fáceis de lembrar:

-Não lavar todo dia: quanto mais você lava o seu cabelo, mais ele desbota, portanto, não é indicado que você lave o seu cabelo todo dia, se quiser manter a cor por mais tempo. Além disso, lavar o cabelo todo dia não é indicado para nenhum tipo de cabelo, isso porque ele acaba retirando toda a oleosidade natural do couro cabeludo, danificando o fio e provocando oleosidade excessiva. Se o seu cabelo for extremamente oleoso, procure um dermatologista para lhe indicar o melhor a ser feito. De qualquer forma, é importante lembrar que deixar os fios sujos por muito tempo também não é a solução, tente decidir por um meio termo. Um dia sim outro não, ou duas vezes por semana, por exemplo. Avalie as necessidades dos seus fios.

-Usar shampoo sem sal: também é muito importante optar pela compra de shampoos sem sal na composição, isso porque o sal acaba desbotando a cor mais cedo, portanto, evite.

-Ficar longe das ferramentas de calor: o contato do fio com ferramentas de calor facilita o desbotamento da cor, portanto, tente ao máximo evitar o uso de secadores, pranchas ou modeladores.

Cuidados com o cabelo ruivo

Nem só de beleza vive um cabelo, não é mesmo!? Portanto, é preciso tomar alguns cuidados com o cabelo colorido para que ele esteja sempre saudável.

-Lavar com água fria ou morna: isso porque a água quente danifica os fios, especialmente os fios tingidos.

-Usar produtos específicos: é preciso também investir em produtos desenvolvidos para cuidar das necessidades dos cabelos que passaram por processos químicos, como a coloração, restaurando sua fibra capilar, hidratando-os e nutrindo-os, além, é claro, de proteger a cor.

-Usar protetor térmico: o protetor térmico pode ser usado para amenizar os efeitos do sol no cabelo, tal como de ferramentas de calor, como as que mencionamos acima. O melhor é evitá-las, mas, se quiser mesmo usar, não se esqueça do protetor térmico antes.

7 regras para conquistar a cor perfeita

1- trate muito bem os fios com cronograma capilar antes de submeter os fios à coloração.

2- leia e pesquise referências sobre o visual que você quer.

3- procure um bom profissional hairstylist para realizar o procedimento, de preferência um colorista.

4- não abandone o cronograma capilar após o tratamento e nem mesmo depois que os fios estiverem saudáveis, esse é um tratamento que nunca pode parar.

5- invista em bons produtos hidratantes, nutritivos e especialmente reconstrutores.

6- siga as dicas de cuidados que passamos nesse texto.

7- tenha comprometimento com o seu cabelo e ele estará sempre lindo e saudável.

Mais fotos de cabelo ruivo

E agora, que tal mais fotos de cabelo ruivo para você continuar se inspirando ainda mais?

Cabelo ruivo como você nunca viu: ou regras para conquistar a cor perfeita
5 (100%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia