Cabelo platinado! Realize o sonho de ter essa cor tão almejada nos fios

cabelo platinado

A busca pelo cabelo platinado perfeito acaba fazendo muitas mulheres desistirem de investir na cor por acreditarem ser um sonho inalcançável, muito trabalhoso e até mesmo caro. De fato, manter os cuidados do platinadão não é tarefa fácil, mas de longe algo impossível. Por isso, trouxemos aqui todas as dicas para você conseguir realizar o seu sonho de ter o platinado de capa de revista! Confie em quem entende do assunto e vamos nessa!

Como platinar o cabelo?

Fotos de cabelo platinado e referências

Antes mesmo de você visitar um salão de beleza para se jogar nos fios mais claros, é legal procurar referências. Ou seja, assim como você está fazendo agora, vendo como deixar o cabelo platinado e lendo sobre o procedimento para ficar por dentro de como tudo funciona, separar imagens de inspiração sobre como você gostaria que o seu cabelo ficasse, modelos de corte para combinar com o novo look e toda informação que o profissional possa usar para deixar o resultado o mais próximo possível do que você busca.

Preparação para deixar o cabelo platinado

Para fazer um belo cabelo platinado feminino o mais indicado é procurar um colorista capilar, ou seja, um profissional cabeleireiro especializado em coloração capilar. Ele vai saber exatamente o que fazer para deixar o seu cabelo platinado do jeitinho que você quer.

Chegando lá, você vai mostrar as suas referências para ele e aí vocês vão conversar sobre o que pode ser feito, chegando à opção perfeita para as suas madeixas. Antes de tudo, ele vai avaliar se o seu cabelo está saudável o suficiente para passar pelo procedimento químico ou não, lembrando que platinar os cabelos é um dos procedimentos que mais danificam os fios, portanto, eles precisam estar preparados para isso. Um bom profissional consegue analisar pelo olhar e pelo toque o estado do seu cabelo, entretanto, também é possível fazer um teste de porosidade para chegar a esse resultado. Se a análise mostrar que o seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, com os fios fragilizados, o profissional provavelmente irá sugerir que você faça alguns tratamentos capilares antes de se submeter à química de descoloração -geralmente usada para alcançar fios platinados.

Para isso, basta algumas semanas de cronograma capilar, com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Nesse caso, você deve dar prioridade à etapa de reconstrução, para restaurar os fios danificados. Vamos falar mais sobre cronograma capilar daqui a pouquinho. Depois disso, você pode voltar ao salão para que o profissional avalie o seu cabelo novamente. Se estiver tudo ok, é só seguir em frente.

Ah, lembrando que, se na primeira análise, o cabeleireiro sinalizar que os seus fios estão saudáveis, o procedimento continuará na sequência, ok?

Nesse momento, o profissional deverá realizar mais um teste, o de mecha. Este, por sua vez, consiste em aplicar a mistura do pó descolorante com água oxigenada em uma pequena mecha na parte da nuca. O profissional aguardará o tempo que achar necessário e, por fim, fará a análise do resultado. Ou seja, irá verificar como o cabelo se comportou, se resistiu bem às químicas e se o resultado da descoloração foi a esperada. Se tudo estiver certo, é só prosseguir.

Procedimento para ter o cabelo platinado

Depois de toda essa preparação, está na hora de aplicar a mistura em todo o cabelo. O profissional usará um creme protetor contra manchas na região das têmporas e orelhas. Na sequência, aplicará a mistura nas madeixas com um pincel, abrindo mechas para cobrir toda a cabeça de maneira que não fiquem manchas. É claro que se você optar pelo platinado combinando com algum tipo de procedimento com mechas, como o ombré ou californianas, o colorista não aplicará no cabelo todo e sim nas mechas específicas que ele deverá separar anteriormente. Após a descoloração, caso o resultado seja o esperado pelo profissional, ele aplicará um tonalizante para alcançar a nuance platinada tão desejada. Depois disso, aguardará o tempo que achar necessário com a sua expertise e, por fim, fará o enxágue. Depois disso é só estilizar e estará pronto!

Procedimento para platinar

Quem pode aderir a tendência de platinar os fios?

Todo mundo! Aqui não tem essa de que apenas pessoas com determinados tipos de fios podem platinar o cabelo, é claro que cada um pede um cuidado especial, como o cabelo crespo, por exemplo, que é mais sensível do que os outros tipos de fios e exige maior atenção no tratamento, mas na questão estética está mais do que liberado! Afinal, você quem faz o seu estilo, não é mesmo? Quanto ao tom de pele, a mesma coisa, não há regra. O platinado para quem tem pele negra cria um destaque incrível com o tom de pele e esbanja estilo. Para peles amareladas a dica é apostar na raiz esfumada para disfarçar a palidez que o look pode causar. Para as brancas, o platinado valoriza o semblante.

Gostou das dicas? Então confira 4 sugestões lindas de uso do cabelo platinado para cada tipo de fio, confira!

Cortes de cabelos que combinam com o seu cabelo platinado!

Cabelo platinado liso

Você já ouviu falar no blunt cut? É um corte retíssimo e minimalista que fica lindo quando finalizado bem alinhadinho. Para acompanhar o visual “clean” aposte no platinado super iluminado para promover um look que é ao mesmo tempo elegante e atual.

Cabelo platinado ondulado

Uma opção que fica incrível para quem tem ondinhas naturais é o Shag bob, que valoriza essas “beach waves” e um visu mais despreocupado e bagunçadinho. Para combinar, uma franjinha super estilosa e os fios platinados que são sinônimo de modernidade. Ah, esse corte geralmente é curtinho, na altura do queixo ou orelha, chegando no máximo no ombro.

Cabelo platinado cacheado

Para valorizar ainda mais as curvas dos seus cachinhos, que tal apostar em um corte que dá muito mais balanço e movimento para as suas madeixas? É o corte em camadas diagonais, a dica aqui é apostar no corte que fique na altura mediana, um pouquinho abaixo do ombro. As camadas diagonais vão dar esse efeito que falamos anteriormente, com muito mais vida para as suas molinhas. E para fechar com chave de ouro, que tal dar destaque e iluminar esses cachos em pontos estratégicos, como comprimento e pontas? Para isso, se joga no ombré platinado!

Cabelo platinado crespo

Os fios curtinhos estão com tudo e o pixie hair está fazendo o maior sucesso na cabeça da mulherada, além de ficar incrível com a textura crespa. Cheio de atitude e estilo próprio apenas mais um detalhe é capaz de deixar um pixie crespo ainda mais divino: luzes platinadas! Pode acreditar no cabelo platinado com luzes, porque essa dica é poderosa!

Cabelo platinado masculino, inspirações!

Quem disse que homem não combina com cabelo colorido? Não só combina, como o cabelo platinado tem feito o maior sucesso entre os famosos. Alguns cortes ainda destacam e ressaltam super o visual, como por exemplo, os modelos sidepart e undercut. Eles evidenciam o volume no topo da cabeça e deixam as laterais mais curtas. O black power ou afro geométrico também ficam ainda mais estilosos com os fios descoloridos.

Diquinha extra: está procurando aquela última tendência para arrasar com o seu cabelo masculino platinado? Que tal o Scandi Blonde? Se trata de um loiro meeega platinado e quase branco com algumas mechas suavemente amareladas. O visu ganha esse nome porque remete ao loiro natural claríssimo das crianças escandinavas.

Saiba o tempo médio para platinar o cabelo

É muito complexo dizer quanto tempo leva para platinar um cabelo, isso porque essa resposta depende de diversos fatores como a estrutura do fio (se é fino ou grosso), a quantidade de cabelo que a pessoa tem, o comprimento dessas madeixas, a maneira como o cabelo vai receber a descoloração, se apenas uma aplicação será suficiente ou mais uma será necessária, se esse cabelo é capaz de passar por mais de uma descoloração no mesmo dia… As variantes são muitas, por este motivo apenas o profissional pode dizer, avaliando caso a caso. Para exemplificar, existem cabelos que demoram muito mais tempo para “abrir a cor” ou seja, clarear. Além disso, se o procedimento for repetido na mesma ocasião, mais algumas horas serão necessárias para realizar tudo novamente. Caso o fio esteja fragilizado demais para passar por mais uma descoloração, será necessário aguardar até mesmo alguns dias para continuar, por esse motivo é impossível dizer quanto tempo demora o processo. A melhor opção é consultar um profissional e fazer uma avaliação.

Veja os cuidados principais após platinar!

Lavagem do cabelo platinado

Na lavagem é preciso sempre optar por um shampoo liberado, que não tenha sal na composição ou que seja desenvolvido especialmente para quem tem fios tingidos, isso porque, depois da descoloração, o profissional aplica o tonalizante platinado e, se você não usar o shampoo certo, esse tonalizante pode desbotar muito mais rápido.

Além disso, é importante destacar que fios platinados são muito mais frágeis, portanto, você deve ficar longe da água quente durante o banho. Opte pela água fria ou morna, ok?

Embora o cuidado com máscaras de tratamento seja indispensável, como falaremos abaixo, o uso do condicionador nunca deve ser deixado de lado. Isso porque ele sela as cutículas do fio, fazendo com que as vitaminas e nutrientes do tratamento permanecem no fio por muito mais tempo, além, é claro, de promover aquele efeito de pontas seladinhas que todo mundo ama, especialmente as platinadas, né!? Afinal, ninguém quer um platinado com as pontas ressecadas. Lembrando que o condicionador vai sempre depois da máscara, ok!?

Tratamento para cabelo platinado

Sim, se você já leu por aí que o tratamento de reconstrução é o mais importante para o cabelo loiro platinado, saiba que a informação está certa. Isso porque a reconstrução restaura o fio danificado pela descoloração. Entretanto, tratamentos contínuos de reconstrução não são indicados sem a alternância de etapas de hidratação. Isso porque a reconstrução, quando realizará em excesso, pode promover fios endurecidos, devido à ação da queratina de doar massa ao fio. É nesse momento que entra a hidratação, para devolver a umidade do fio, deixando-o macio novamente. Além disso, o cabelo também vai precisar da reposição de óleo natural e aminoácidos, também perdidos durante o processo químico, para isso, a melhor solução é o tratamento de nutrição capilar. “Ah, mas como alternar todos esses tratamentos?” Siga um cronograma capilar com foco em reconstrução capilar, em que todas as etapas são alternadas no tempo certo para a saúde do seu fio. Para saber mais sobre como fazer esse tratamento, veja a matéria incrível que fizemos sobre cronograma capilar.

Retocar cabelo platinado

Além do retoque de raiz que deve ser feito no salão, o cabelo platinado também pede alguns retoques um pouco antes disso, mas a parte boa é que eles podem ser realizados em casa mesmo. Um dos primeiros sintomas a aparecer no cabelo platinado são aquelas manchas chatinhas de oxidação, que podem ser esverdeadas, amareladas ou até mesmo alaranjadas. Para isso, não tem jeito, você deve usar um shampoo matizador que irá neutralizar essas manchas. Além disso, se você sentir que os seus fios platinados estão mais opacos do que o normal e que perderam aquela nuance platina incrível de antes você. Para corrigir isso, você pode fazer um banho de brilho, misturando tonalizante com a sua máscara de hidratação preferida, o resultado é incrível.

Retoque será necessário, mas de quanto em quanto tempo?

O retoque no salão (raiz) deve ser realizado aproximadamente a cada 30 dias para quem possui coloração global, para mechas e luzes o tempo é um pouquinho diferente:
-Mechas: três meses.
-Luzes: seis meses.
-ombré: seis meses a um ano.

Já quanto ao retoque feito em casa com banho de brilho, ele pode ser feito a cada 10 ou 15 dias, aí vale você analisar a necessidade. O matizador para neutralizar as manchas de oxidação pode ser usado uma vez por semana, não mais do que isso.

Entretanto, essa é uma média, levando em consideração que esse tempo pode ser diferente de um cabelo para o outro, dependendo dos seus hábitos de lavagem e crescimento natural dos fios.

Quais produtos usar para manter após o procedimento?

Produtos para cabelo platinados

Shampoos

-Cabelo liso: Shampoo Meu Liso Matizador
-Todos os tipos de cabelo: Shampoo S.O.S Bomba Matizador
-Sem sal/todos os tipos de cabelo: Shampoo Óleos Milenares Ritual de Reparação Maria Natureza
-Fios coloridos e cacheados/crespos: Shampoo S.O.S Bomba Cachos e Crespos (liberado)

Máscaras

-Máscara de reconstrução: Máscara de hidratação Óleos Milenares Ritual de Reparação Maria Natureza
-Máscara matizadora/cabelos lisos: Máscara Meu Liso Platina Loiro Platinado
-Máscara matizadora/todos os tipos de cabelos/normais a secos: Máscara Matizadora S.O.S Bomba
-Reconstrução profunda: Kit Socorro Capilar.

Umectação

-Óleos vegetais nutritivos: Óleos de umectação #todecacho

Banho de brilho

Tonalizante Banho de Brilho Color Express Platinado

Retoque de coloração

-Coloração Permanente Color Total Louro Platino Cinza Intenso

Agora que você já sabe tudinho sobre cabelo platinado, já dá para experimentar essa nova versão de você sem medo! Mas não se esqueça de seguir as nossas diquinhas e procurar um bom profissional, ok? Aproveita e dá uma olhada nas inspirações que trouxemos para você!

Cabelo platinado! Realize o sonho de ter essa cor tão almejada nos fios
5 (100%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia