O que isso quer dizer? Entenda as expressões e símbolos usados nos rótulos de produtos

A gente sabe que você ama o mundo da beleza e toda a variedade de produtos para cabelo, mas conta pra gente: você já olhou para os rótulos de produtos e ficou confusa com algumas expressões e símbolos, sem saber o que eles significam?

Apesar de parecerem apenas um detalhe, e passarem despercebidos muitas vezes, essas expressões e símbolos são muito importantes e dizem muito sobre o produto em questão e até mesmo sobre a marca.

Quer saber ler tudo o que tem nas embalagens e fazer uma compra mais consciente? Vem com a gente e nosso guia de rótulos de produtos!

Rótulos de produtos: expressões

Low poo: em inglês é algo como “pouco shampoo” e se refere a uma técnica que utiliza produtos sem sulfatos agressivos, silicones insolúveis e derivados de petróleo na hora de lavar o cabelo.

No poo: algo como “nenhum shampoo” em inglês, é uma técnica que não utiliza shampoo na lavagem dos fios e, no lugar, outros produtos limpantes sem silicones insolúveis e petrolatos na fórmula. 

Liberado: o termo é usado para nomear produtos que não tem sua composição substâncias como o sulfato, o petrolato, a parafina, os óleos minerais e os parabenos. 

Dermatologicamente testado: a expressão significa que o produto foi testado em humanos com a supervisão de um dermatologista, ou seja, um profissional qualificado em assuntos relacionados à pele.

Hipoalergênico: palavra que demonstra que um produto é livre de substâncias identificadas com potencial de causar reações alérgicas e irritações.

Cruelty free: a expressão em inglês significa “livre de crueldade” e está no rótulo de produtos que não foram testados em animais. Também pode aparecer nas embalagens apenas com a imagem de um coelho, animal escolhido para representar o posicionamento.

Vegano: produtos veganos são aqueles que não possuem em sua fórmula matérias-primas de origem animal, além de também não serem testados em animais.

Orgânico: diz respeito a produtos que são fabricados com ingredientes naturais e sustentáveis. Há, inclusive, selos nacionais e internacionais para comprovar o uso desses ingredientes na fórmula.

Rótulos de cosméticos
Entenda o que significam alguns símbolos nos rótulos de cosméticos


Rótulos de produtos: símbolos e selos

Validade após aberto: o ícone de pote aberto indica o prazo de validade que um produto tem após aberto. Para saber o tempo indicado, observe o número de meses indicado no símbolo.

Validade após aberto


Ampulheta: também relacionado ao prazo de validade, a ampulheta indica que o produto tem uma validade menor do que 30 meses.

Ampulheta validade


Reciclável: o desenho de três setas contínuas que formam um triângulo demonstra que a embalagem daquele produto é reciclável.

Reciclagem


UVA: os rótulos de cosméticos que possuem o selo UVA comprovam que aquele produto tem a proteção mínima recomendada para a proteção contra a radiação UVA.

Selo uva


Consulta: o símbolo de um folheto na embalagem mostra que há um manual (à parte ou na própria caixa) com maiores informações, por exemplo, explicando como aquele produto deve ser usado.

Símbolo consulta


Fairtrade: o selo internacional indica que aquele item foi produzido com princípios sociais, econômicos e ambientais, ou seja, é fruto de comércio justo.

Ecocert: selo que comprova que o produto tem 95% de ingredientes de origem vegetal e 10% de ingredientes orgânicos. 

Ufa! Muita informação nova, não é? Mas com certeza com todo esse conhecimento você vai virar uma grande expert em rótulos de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos