Saiba quais são os 15 nutrientes essenciais para um cabelo saudável

Para garantir um cabelo saudável, não basta apenas lavar, condicionar e hidratar – é necessário também garantir uma alimentação equilibrada. Isso porque, assim como o corpo humano como um todo, os fios do cabelo também precisam de nutrientes para se manterem fortes e com vida.

Além de vitaminas, minerais e proteínas, também é preciso incluir outros componentes nas refeições, já que só assim é possível absorver seus benefícios. Por isso, confira abaixo quais são os 15 nutrientes essenciais para manter os fios saudáveis e saiba também onde encontrá-los.

Água

Impossível falar dos nutrientes para o cabelo sem mencionar a água, que é a responsável pelo transporte de todos os outros nutrientes pelo corpo. Ela ainda ajuda a deixar o cabelo hidratado e macio. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Ácido fólico

Além de aumentar a resistência do organismo e o efeito da vitamina B12, o ácido fólico também ajuda a evitar a queda capilar. Você encontra esse nutriente no feijão e na lentilha, por exemplo.

Aminoácidos

Se quiser acelerar o crescimento dos fios, os aminoácidos são essenciais, já que, sem eles, o ritmo do crescimento dos fios diminui. Aminoácidos essenciais estão presentes em peixes, carnes e nos derivados do leite e da soja.

Cálcio

A deficiência de cálcio no organismo é responsável por deixar o cabelo frágil e quebradiço – tudo que a gente odeia, né? Para manter os níveis elevados, a dica é consumir aveia, brócolis e tofu.

Cobre

Presente em alimentos como a carne de fígado, o caju e cereais, o cobre ajuda na formação de colágeno e elastina, proteínas que protegem o fio contra a quebra.

Ferro

Mesmo em pessoas que não tenham anemia, a ausência de ferro no organismo pode causar queda de cabelo. A boa notícia é que, para evitar o quadro, basta incluir um ingrediente que já está na base da dieta do brasileiro: o feijão.

Potássio

O potássio é responsável por controlar a quantidade de água nos fios, deixando o cabelo mais leve e fácil de pentear. Se quiser fios macios, o ideal é consumir banana para obter o nutriente.

Proteínas

Se você ainda não sabe, a gente te conta: as proteínas são responsáveis por tudo que você precisa no seu cabelo: pela síntese, manutenção e crescimento de novas células e tecidos. Carnes são ricas em proteínas e ajudam a garantir um crescimento saudável.

Selênio

O selênio é um antioxidante que atua no combate aos radicais livres que envelhecem os cabelos, deixando-os brancos ou grisalhos. Invista na castanha do Pará, alimento com maior concentração desse nutriente.

Taurina

Por proteger os folículos capilares, a taurina é um nutriente capaz de evitar a queda dos fios. Para obtê-la, consuma peixes e frutos do mar, que são ricos em taurina.

Vitamina A

Além de controlar a oleosidade das madeixas, a vitamina A interrompe a degeneração das células capilares causada pela oxidação. Você pode encontrá-la na cenoura, no mamão e na carne de fígado.

Vitamina E

Cheia de benefícios, a vitamina E melhora a microcirculação do couro cabeludo, previne danos celulares decorrentes do envelhecimento e ainda atua contra os radicais livres. Cereais e óleos vegetais contam com o nutriente.

Vitamina F

A caspa, um problema que atinge homens e mulheres, é um dos problemas agravados pela falta de vitamina F, já que sua carência prejudica o processo de queratinização do couro cabeludo. Para evitar, consuma nozes, abacate e semente de girassol.

Vitamina H (biotina)

Também chamada de biotina, essa vitamina faz parte do complexo B e é fundamental para o crescimento das células. Sua ausência acentua a queda de cabelo. Feijão de soja, gema de ovo e carnes de fígado e ruim contam com vitamina H.

Zinco

Além de favorecer o crescimento e fortalecimento dos fios e garantir um cabelo saudável, o zinco estimula a multiplicação das células e ainda participa da síntese de proteínas. Você encontra o nutrientes em castanhas, nozes e ostras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos