3 formas de usar a biotina para cabelo e acelerar o crescimento dos fios

Para manter os fios saudáveis, muitos fatores precisam ser levados em consideração. Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para garantir a integridade das madeixas, bem como o consumo de alguns nutrientes e vitaminas específicos. Também chamada de vitamina B7 ou vitamina H, a biotina para cabelo é fundamental no fortalecimento dos fios.

Não à toa, esse ingrediente tem aparecido cada vez mais em cosméticos não só capilares, mas também em produtos de beleza no geral. Isso porque a biotina faz parte do complexo B, o que significa que está ligada ao metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos no organismo, sendo uma ótima fonte de regeneração também para a pele e para as unhas.

Benefícios da biotina no cabelo

Estudos demonstram que a vitamina B7 favorece a produção de queratina, uma importante proteína que representa 90% dos cabelos e é a responsável por manter a integridade dos fios. A biotina ainda auxilia na recomposição da espessura e no rejuvenescimento, além de atuar na prevenção do aparecimento dos fios brancos e no tratamento de caspa.

O principal benefício, porém, está associado ao fortalecimento, uma vez que essa vitamina para cabelo evita a queda capilar, promovendo um crescimento forte e saudável dos fios. É comprovado, inclusive, que a ausência de biotina nas madeixas pode acarretar na queda por enfraquecimento.

Como usar a biotina para o cabelo

Suplementos capilares

Uma das formas mais comuns de garantir os benefícios da biotina é por meio de suplementos capilares. A suplementação capilar serve justamente para repor componentes que são essenciais para que o fio cresça e permaneça com a saúde em dia, sendo que a biotina é um dos nutrientes mais buscados por quem quer fortalecer as madeixas.

Quando o consumo dessa vitamina é feito via oral, a circulação do sangue fica encarregada de “entregar” a B7 ao bulbo capilar. Apesar disso, é necessário lembrar que o suplemento de biotina só é orientado quando o paciente apresenta sintomas da ausência desse nutriente, sendo necessária a prescrição médica de um nutricionista ou nutrólogo.

Alimentos com biotina

O consumo diário de alimentos ricos em biotina também pode auxiliar no combate à queda de cabelo e, consequentemente, fazer com que o cabelo cresça mais rápido. As principais fontes dessa vitamina são o amendoim, a gema do ovo, o tomate, a cebola, as nozes, as amêndoas, a avelã e a cenoura.

Também é possível encontrar o nutriente em farelos de trigo, no pão integral, no alface, no tomate, no leite, em frutas e sementes e até mesmo na carne vermelha. Aproveite e saiba quais são os melhores alimentos para fortalecer o cabelo, que contam com diversos nutrientes necessários para a saúde dos fios.

Cosméticos com biotina

Uma das formas mais práticas de garantir os benefícios da B7 é através do uso tópico. Isso porque o uso externo deposita a vitamina exatamente no local onde ela deve estar – ou seja, no couro cabeludo. Por mais que os efeitos internos não sejam tão potentes nesses casos, a aplicação de biotina no cabelo deixa os fios fortes, hidratados e sedosos.

Se você tem o cabelo liso, pode contar com as linhas Meu Liso Reparação Intensa e Meu Liso Muito + Forte. Já as cacheadas podem investir sem medo na linha S.O.S Cachos Radiance da Salon Line. E, para combater a queda e garantir um crescimento saudável independentemente do seu tipo de cabelo, a marca S.O.S Bomba é a pedida certa.

Agora que você já sabe como usar a biotina para cabelo, confira esse manual completo contra a queda de cabelo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para combater esse problema de uma vez por todas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos