Cabelo castanho claro, médio, escuro e loiro escuro: inspirações e dicas de coloração

O cabelo castanho claro, médio, escuro e loiro escuro estão entre as tonalidades predominantes nos cabelos das brasileiras. Embora apresentem semelhanças no tom, tais colorações têm características únicas de pigmentação. Se você tem cabelo castanho e precisa de dicas para entender as possibilidades de mudança e de cuidados com os fios, está no lugar certo! […]

Mulher de cabelo liso castanho

O cabelo castanho claro, médio, escuro e loiro escuro estão entre as tonalidades predominantes nos cabelos das brasileiras. Embora apresentem semelhanças no tom, tais colorações têm características únicas de pigmentação. Se você tem cabelo castanho e precisa de dicas para entender as possibilidades de mudança e de cuidados com os fios, está no lugar certo! Confira!

Cabelo castanho claro, médio, escuro e loiro escuro: entenda as tonalidades

O castanho-claro e suas variações podem ser considerados tonalidades democráticas porque combinam com praticamente todos os tons de pele. É válido observar, também, que muitas pessoas já nascem com a tonalidade do cabelo voltada para o castanho.
Quando falamos em colorimetria capilar, isto é, a ciência que estuda a coloração dos fios, nota-se que há uma nomenclatura universal para as cores de cabelo, sendo a altura do tom para o castanho escuro classificada como número 3, o castanho médio como 4, o castanho claro como 5 e o loiro escuro como 6.
Mas o que isso muda na prática? Dependendo da mudança desejada nos cabelos castanhos, será preciso submetê-los ao processo de descoloração e, nesse caso, o tempo para a ação da mistura descolorante depende da cor base dos fios, em que o cabelo castanho escuro demanda maior tempo de ação do que o cabelo loiro escuro.

Cabelo castanho claro e variações: portas abertas para técnicas de clareamento

Tanto o cabelo castanho claro quanto o loiro escuro são tonalidades consideradas portas abertas para quem deseja iluminar o visual por meio de técnicas de clareamento. Os cabelos com luzes, as mechas californianas, o ombré hair, o sombré hair e outros métodos são obtidos mais rapidamente por quem possui cabelos em tonalidades mais claras, pois o tempo de ação do pó descolorante com água oxigenada é menor.
Contudo, nada impede as donas de cabelos castanho escuro ou médio de apostarem nas luzes ou em outras técnicas como o bronde hair (nem loira, nem morena), por exemplo.

Cabelo castanho claro X loiro escuro: conheça a diferença

Algumas pessoas confundem o cabelo castanho claro com o loiro escuro. No entanto, como vimos na classificação universal da colorimetria capilar, os tons são diferentes. Caso você opte por mudar o visual e apostar em alguma técnica que exija a descoloração dos fios, o fundo do clareamento das cores será diferente. Assim, quando o cabelo é loiro escuro, o fundo de clareamento será alaranjado, já quando for castanho claro, o fundo de clareamento será vermelho alaranjado. Esse fator interfere nos reflexos que outra coloração concederá aos fios.
Dessa forma, antes de alterar a cor dos seus cabelos, considere buscar auxílio profissional, capaz de indicar a melhor técnica, a melhor coloração e garantir um resultado 100% satisfatório.

Cabelo castanho claro natural

Um dos principais desejos de quem procura um cabelo castanho claro, é que os fios fiquem com um aspecto natural. Para isso, temos duas dicas muito importantes.
Se o seu cabelo é loiro e você procura escurecer para um tom de castanho claro, a dica aqui é procurar um cabeleireiro especialista em colorimetria ou até mesmo em visagismo. Esses profissionais serão capazes de analisar o tom e as nuances da sua pele, levando em consideração a cor dos olhos e até mesmo o fundo do tom natural do seu fio para encontrar a tonalidade perfeita de castanho claro natural que você procura.
Agora você que já tem o cabelo no tom de castanho claro, mas busca esconder mechas feitas anteriormente ou até mesmo alguns fios brancos que apareceram, o jeito é analisar muito bem a cor natural ou atual do seu cabelo e procurar o tom mais parecido com ele, para que o disfarce fique da maneira mais natural possível. Como sempre, procurar um hairstylist é a melhor opção para um resultado de sucesso.

Cabelo castanho claro para morenas

Encontrar o tom certo de castanho claro para morenas não é nada complicado, isso porque, o tom do cabelo moreno geralmente já está entre o castanho escuro ou médio. A questão aqui é vir para um time com nuances um pouco mais iluminadas, como é o caso do cabelo castanho claro. Para trazer esse resultado mais claro para o seu cabelo que já é castanho, converse com o seu cabeleireiro para que ele trabalhe tons de mel e dourado no seu cabelo.

Cabelo castanho claro dourado

O cabelo castanho claro dourado é aquele quase loiro, mas com nuances um pouco mais escuras. É uma ótima opção para aquelas morenas que desejam ir para o time das loiras, mas ainda não querem apostar em um visual muito radical. Uma ótima vantagem é que essa tonalidade não agride os fios tanto quanto um cabelo loiro mais “aberto”, pois não pede uma descoloração tão pesada.
Outro ponto positivo é que esse tom de castanho claro também é bastante discreto e natural. Além disso, sua tonalidade é super democrática, pois combina com todas as cores de pele.

Cabelo castanho claro com luzes

Se o seu cabelo já é castanho claro, seu visual já conta com um “glow” natural, mas para iluminar ainda mais o visual, você pode apostar em luzes com cores de dois a três tons acima do seu. Além de destacar seu visual, traz movimento e profundidade ao rosto, o combo perfeito!
Outra parte muito legal de apostar no cabelo castanho iluminado é que é possível escolher entre diversos procedimento de luzes, como baby lights, ombré hair, californiana, mechas contour, entre outros, conforme explicamos no início do texto. Ah, lembrando que as cores fantasia também são uma opção incrível de luzes para o cabelo castanho claro e que, além de tudo, são tendência das últimas temporadas.

Cabelo castanho claro e variações: como manter os fios sempre bonitos

Mesmo que o cabelo castanho claro e suas variações sejam a cor natural da maioria dos fios, isso não significa que eles não precisem de cuidados especiais para permanecerem bonitos. Todo cabelo precisa de tratamentos para garantir sua saúde.
A primeira dica para quem possui cabelo loiro escuro, castanho claro, médio ou escuro é submeter os fios a um cronograma capilar, intercalando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Tais etapas fazem a reposição de água, lipídeos e queratina aos cabelos. Dessa forma, suas madeixas ficarão macias, livres de ressecamento, brilhantes, fortalecidas e resistentes.
Já quem mantém a cor base castanho e parte para as técnicas de clareamento precisa considerar o uso de produtos específicos para preservar os pigmentos de cor e brilho dos fios. Se você é cacheada, pode apostar na linha S.O.S Bomba Cachos e Crespos que promove a proteção da cor por 45 lavagens, bem como o uso de produtos matizadores Salon Line para livrar os fios mais claros dos efeitos da oxidação.

E então, gostou de saber mais sobre as tonalidades de cabelo castanho claro, médio, escuro e loiro escuro? Agora, basta cuidar das madeixas corretamente e, se desejar mudar o visual, procure um hairstylist especialista em colorimetria e conquiste o efeito desejado de forma segura e satisfatória.

Mulher jovem, de cabelo ondulado castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanhoMulher jovem, de cabelo liso castanho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia