Entenda o que é coloração pessoal e aprenda a usar a técnica na cabeleira

Coloração pessoal

Quer mudar de visual, mas bateu aquele medo de apostar na cor errada? Não faz ideia de quais as melhores opções de coloração que combinam com você? Sem problemas, a técnica de coloração pessoal pode te ajudar nisso. Então fique por aqui para saber mais!

O que é análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal é um processo criado para encontrar as cores que mais harmonizam com as suas características pessoais. Essa técnica analisa 12 grupos diferentes de coloração e define como referência as quatro estações do ano: sendo elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Dentro dessas classes ainda são subdivididas em três grupos: intensos, profundos e puros.

Ao analisar a coloração pessoal, cada pessoa é associada a uma das estações da natureza da seguinte maneira.

  • Primavera: cores alegres, claras, iluminadas e brilhantes.
  • Verão: cores sutis, suaves e acinzentadas.
  • Outono: cores terrosas, quentes e profundas.
  • Inverno: cores intensas, dramáticas e puras.·.

Por que fazer a análise de coloração?

No geral, a técnica ajuda a encontrar as cores que valorizam as suas características físicas, ajudando a encontrar o seu look perfeito. Aqui são levados em consideração os traços do rosto, cor dos olhos, sobrancelhas, cabelo, entre outros detalhes. Investir nas cores certas pode garantir um rosto mais iluminado, com traços equilibrados até mesmo suavizar a textura da pele. Já as cores que não favorecem muito uma pessoa podem ressaltar detalhes que a pessoa não gosta muito, deixando o rosto “apagado” e causando um aspecto desproporcional.

Saiba como é feita a análise de cores

Para realizar esta análise, em termos gerais, o melhor é procurar um profissional visagista. Ele usará técnicas usando o que é chamado de círculo cromático para analisar as cores que harmonizam com você levando em consideração primeiramente o subtom da sua pele, além das características que mencionamos antes. Peles quentes irão harmonizam com cores diferentes das peles frias, por exemplo, e dessa maneira é possível encontrar aquelas que são perfeitas para valorizar o seu visual.

O mesmo vale para o caso das cores de cabelo, portanto, é analisando tudo isso que o visagista chegará a cor ideal para você. Ou seja, primeiro descobrindo a qual grupo você se encaixa. Entenda como abaixo.

Saiba coordenar as cores

Aqui vamos entender como harmonizar o seu subtom com a melhor cor de cabelo para você! Para isso, é só considerar o método sazonal expandido que é definido pelas estações do ano, conforme contamos no começo.

-Primavera: pessoas com o subtom de pele quente e pouco contraste entre a cor dos olhos, sobrancelhas e cabelo. Para este grupo as melhores opções de cores de cabelo são os tons de loiro e castanho claro com fundo avermelhado.

Coloração pessoal

-Verão: aqui são as cores claras e acinzentadas, como loiro platinado ou perolado que ganham a vez. São indicados para as pessoas de subtom quente, porém, com maior contraste entre cabelo, olhos, pele e etc.

Tons de loiro

-Outono: é você que tem o subtom de pele quente e baixo contraste em relação às características que já mencionamos aqui. As melhores opções nestes casos são tons de castanho médio e ruivo.

Cabelo castanho ou ruivo

-Inverno: este é o grupo das pessoas de pele clara e fios de cabelo ou sobrancelha naturalmente mais escuros. Aqui é legal manter este contraste para que o rosto não fique “apagado”, portanto, o ideal é apostar em cores como preto e castanho escuro.

Cabelo curto preto

Como saber se minha pele é quente ou fria?

Se você não quiser investir em um visagista, existem alguns truques que podem te ajudar a obter uma noção aproximada do subtom da sua pele.

-Peças ou acessórios dourados e prateados: dê uma olhada na sua casa, experimente peças de roupas ou joias douradas e prateadas e tente observar qual delas combina mais com você. Caso sejam as douradas, há chances de o seu subtom ser quente. Agora, se você arrasou com o prateado, sua pele tem subtom frio.

-Veias do braço: fique de olho nelas! Se elas forem mais azuladas, há chances de que o seu subtom seja frio, já as esverdeadas podem indicar um subtom quente. No caso das azuis-esverdeadas, são aquelas com subtom neutro.

Dá para usar as cores que não estão na sua cartela?

Sim, é claro que você pode, mas fique atenta! As cores que não harmonizam com você podem evidenciar coisas que você não quer, como olheiras, rugas, espinhas, cansaço e desproporções. Para evitar que isso aconteça, mesmo que você tenha optado por uma cor de cabelo que não está na sua paleta, tente equilibrar com peças de roupas e acessórios que estejam dentro dela. No caso do rosto que ficou apagadinho com a cor de cabelo escolhida, também vale apostar em maquiagens com cores intensas.
Depois de entender melhor de coloração pessoal ficou mais simples de escolher a sua próxima cor de cabelo, não é verdade!? Mas não se esqueça de apostar em produtos de qualidade para fazer essa mudança, porque faz toda a diferença! Indicamos as colorações permanentes da linha Color Total da Salon Line que tem cobertura perfeita, inclusive dos fios brancos. Além disso, conta com uma incrível fórmula pró-hidratação com óleos condicionantes de girassol que hidrata, nutre e protege, promovendo um resultado com efeito mega brilhante.

2 comentários

  1. Simone disse:

    Posso usar os produtos em crianças?

    1. Salon Line disse:

      Simone, colorações e produtos de transformação não podem ser utilizados em crianças. Entre nossos produtos de tratamento, temos algumas linhas específicas para os pequenos! Olha só!
      Os bebês entre 0 e 3 anos podem usar a linha “#TodeCachinho – Baby”, que é hipoalergênica e não arde os olhinhos! https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa/?t=baby
      Já as crianças entre 3 e 12 anos podem usar os nossos produtinhos Kids! https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa/?t=kids

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia